FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fechada, Cosac Naify deixa herança importante de livros de moda editados no Brasil
    Fechada, Cosac Naify deixa herança importante de livros de moda editados no Brasil
    POR Augusto Mariotti

    A Cosac Naify, uma das mais importantes editoras nacionais, anunciou no início da última semana que encerrará suas atividades. A Cosac é referência em projetos editoriais sofisticados especiais e reúne em seu catálogo edições de títulos importantíssimos nas áreas da literatura, arte, arquitetura, design e moda. Charles Cosac fundou a editora há quase 20 anos em parceria com Michel Naify. Em declaração à imprensa, não cita a crise econômica como a razão que o levou ao fechamento da editora, ainda que isso agrave a dificuldade já existente de produzir e publicar livros no País.

    Apesar do encerramento das atividades ainda este mês, os livros continuarão sendo vendidos na loja virtual da editora. O FFW faz uma retrospectiva dos principais títulos editados pela Cosac Naify para quem procura livros sobre criação, história e imagens de moda.

    Em setembro passado, foi publicado pela editora o  “1:1”, livro que resgata os 20 anos de carreira de Alexandre Herchcovitch por meio de entrevistas de pessoas que trabalharam com ele (leia conversa do FFW com o estilista sobre o título). A editora já havia lançado outras duas publicações sobre o estilista, uma grande monografia de mais de 500 páginas em 2002 (“Alexandre Herchcovitch”) e o livro integrante do primeiro volume da Coleção Moda Brasileira (2007).

    Em Coleção Moda Brasileira, Marcelo Sommer, Clô Orozco, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Walter Rodrigues, Reinaldo Lourenço, Gloria Coelho, Alexandre Herchcovitch, André Lima e Lenny Niemeyer ganharam, cada um, um livro que mostra sua importância na moda nacional por meio de ensaios e imagens com projeto gráfico primoroso (premiado internacionalmente), que bate visualmente a coleção Universo da Moda, inspiração para o Moda Brasileira, também lançada em versão nacional pela editora.

    Dentro da contribuição de títulos que abordam o cenário fashion nacional, a Cosac também viabilizou o “Moda no Brasil por Brasileiros”, em que Paulo Borges e Bob Wolfenson reúnem registros fotográficos das principais personalidades da indústria, como modelos, jornalistas, estilistas e DJs. A autobiografia do estilista Dener Pamplona, “Dener – O Luxo” foi originalmente lançada em 1972 e ganhou nova edição da Cosac (2007).

    A moda brasileira também colaborou com a literatura graças à Cosac: a obra “Mary Poppins”, um marco da literatura infanto-juvenil britânica, ganhou uma nova versão no ano passado com ilustrações de Ronaldo Fraga. O livro, escrito por P.L. Travers, recebeu um tratamento diferenciado pela editora. As 54 ilustrações em P&B do estilista foram costuradas em um tecido e depois fotografadas para compor o livro – a edição especial vinha dentro de uma pequena bolsa.

    Entre as obras internacionais essenciais de uma biblioteca fashion estão “Glamour” (2011), da icônica editora de moda Diana Vreeland, que reúne fotografias clicadas por Man Ray e Sir Cecil Beaton, “História do Vestuário no Ocidente” (François Boucher, 2010), com mais de mil ilustrações que remontam a trajetória do vestuário ocidental da pré-história ao final do século 20, “Histórias da Moda” (Didier Grumbach, 2009), do presidente da Federação Francesa da Costura e da Câmara Sindical da Alta-costura da França, que trata da evolução da indústria da moda no século 20, “Moda do Século” (François Baudot, 2001), um guia com uma breve e pontual explicação sobre a história da moda desde a Belle Époque até os anos 90, com perfis dos estilistas importantes do período e “A Era Chanel” (Edmonde Charles-Roux, 2007), com a trajetória da estilista, fundamental para entender a marca e sua influência e importância na moda mundial.

    Veja na galeria de fotos capas de alguns dos principais títulos de moda já publicados pela editora.

    Não deixe de ver
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal