FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Fashionistas viram a roupa pelo avesso no primeiro Fashion Revolution Day
    Fashionistas viram a roupa pelo avesso no primeiro Fashion Revolution Day
    POR Augusto Mariotti

    Livia Firth e outros fashionistas viram a roupa pelo avesso no primeiro Fashion Revolution Day ©Reprodução/Instagram

    Há exatamente um ano, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desmoronou, matando 1.133 homens, mulheres e crianças, deixando mais de 2.500 feridos e pelo menos 800 crianças órfãs. Para marcar esse trágico dia, que chamou atenção de todo o mundo não apenas pelo acidente, mas também pelas condições que essas pessoas trabalhavam, o 24 de abril transformou-se no Fashion Revolution Day (ou Dia da Revolução da Moda, em tradução livre).

    Fashionistas do mundo todo, como a entusiasta da moda sustentável Livia Firth, a cantora VV Brown e a blogueira Susie Bubble, estão virando suas roupas pelo avesso, postando suas fotos no Instagram com a hashtag #insideout e convidando mais gente a fazer o mesmo. Algumas marcas internacionais também prepararam ações especiais. Um exemplo é a estilista americana Eileen Fisher, que fará um evento em sua loja em Londres com a exibição de “Handprint”, filme encomendado por Livia Firth e dirigido por Mary Nighy, seguida por uma palestra sobre a indústria da moda. Além disso, também ocorrem debates abertos no Facebook e no Twitter do Fashion Revolution Day.

    Mais que uma forma de lembrar e homenagear todas as pessoas que sofreram com a tragédia de Rana Plaza, o Fashion Revolution Day pretende alertar os consumidores para que se tornem mais conscientes na hora de comprar — o ato de virar a roupa pelo avesso expõe a etiqueta e simboliza a preocupação com a origem e as condições em que a peça é produzida. O movimento, que começou na Inglaterra e tem Bianca Jagger entre os apoiadores, propõe transformar a forma como a cadeia de produção da indústria da moda funciona, tornando-a mais ecologicamente responsável e humanitariamente preocupada.

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW