FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição sobre Jean-Paul Goude celebra o mago da fotomontagem
    Exposição sobre Jean-Paul Goude celebra o mago da fotomontagem
    POR Redação

    abre-Jean-Paul-GoudeRecorte de imagens de Grace Jones, 1978 ©Jean-Paul Goude

    “A fotomontagem sempre existiu. Mudar um pequeno gesto em uma fotografia, ou trocar a ordem em que as pessoas estão paradas. O Avedon fazia isso. Ele fazia muitas adulterações em suas fotografias, mas não contava a ninguém. Ele não precisava. Eu conto pra todo mundo porque quero ser notado. Sou como um mago que mostra como eu faço os truques”, afirmou à “Another Magazine” o francês Jean-Paul Goude, revelando uma das pedras fundamentais do seu trabalho – e da exposição sobre sua carreira que segue no Museum of Decorative Arts, em Paris, até o dia 18 de março de 2012.

    Para quem não está ligando o nome à pessoa, Jean-Paul Goude foi o responsável por grande parte da linguagem visual de Grace Jones, sua então musa inspiradora (e com quem teve um filho, Paulo), incluindo aquela que é possivelmente a imagem mais icônica da artista: a capa do disco “Island Life” (1985), publicada originalmente na “New York Magazine” em 1978, construída por meio do recorte e colagem de pedaços de várias fotos tiradas em poses diferente. Um dos maiores exemplos da “The French Correction” (“A Correção Francesa”, em tradução livre do termo cunhado pelo próprio Goude), a imagem representa a sua técnica de glorificação e “aperfeiçoamento” do corpo, princípio básico do seu trabalho. “O ponto principal é que a Grace não conseguiria fazer [a pose]”, ele disse à “Another Magazine”, concluindo: “E essa é a base do meu trabalho: criar uma ilusão crível”.

    “Goudemalion”, exposição promovida pelo Museum of Decorative Arts, é a primeira mostra de Jean-Paul Goude em 20 anos, e faz uma bela retrospectiva dos quarenta anos de carreira do artista, incluindo seus trabalhos com ilustração, fotografia, publicidade, filmes e vídeos. Veja na galeria abaixo um pequeno exemplo do que pode ser visto na mostra:

    “Goudemalion. Jean-Paul Goude une rétrospective
    Até 18 de março de 2012
    Les Arts Décoratifs
    107, rue de Rivoli 75001
    Paris

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta