FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Exposição no Rio mostra como a Itália criou uma identidade de moda em pouco mais de 50 anos
    Exposição no Rio mostra como a Itália criou uma identidade de moda em pouco mais de 50 anos
    POR Redação

    Peças que estão em exposição na mostra Italian Glamour, no Rio de Janeiro ©Cristina Granato/Divulgação

    A criação de uma identidade para a moda italiana ainda é bastante recente. Foi na década de 1950 que os estilistas italianos pararam de copiar a moda francesa para se dedicar a algo genuinamente novo. Um panorama deste período, de quando a Itália encontra o seu DNA fashion até o início dos anos 2000, é apresentado a quem visita a exposição Italian Glamour, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A exposição passa também por modelos de inspiração futurista da década de 1960, as cores e a geometria dos anos 1970 e o pós-modernismo dos anos 1980.

    Nessas seis décadas, a Itália criou um nome forte no cenário internacional, calcado principalmente na qualidade, no estilo e na originalidade a serviço de uma moda prática e elegante. Isso pode ser percebido nas 130 peças de grifes como Valentino, Dolce & Gabbana, Gucci, Giorgio Armani, Versace, Roberto Cavalli, Prada, Fendi e Moschino, que compõem a exposição. Há, ainda,  peças originais usadas por Ava Gardner (Sorelle Fontana, 1956),  a duquesa de Windsor Wallis Simpson (Valentino, 1968), Liza Minnelli (Capucci, 1985), Audrey Hepburn (Valentino, 1973) e Gina Lollobrigida (Schuberth, 1953). A mostra é complementada por vestidos idênticos a modelos usados por Jackie Kennedy, Sophia Loren, Elizabeth Taylor e também por divas mais contemporâneas, como Lady Gaga (Versace),  Beyoncé (Armani) e princesa Diana (Moschino).

    As peças apresentadas – em sua maioria vestidos de alta-costura e prêt-à-porter – fazem parte do acervo de mais de seis mil artigos dos empresários italianos Enrico Quinto e Paolo Tinarelli, curadores da mostra. Enrico contou que começou o acervo por acaso, em 1994, quando precisou  de peças dos anos 1960 para promover um evento. Ele já colecionava cerâmica e sempre gostou das artes aplicadas, então, a migração para a moda foi natural. Comprou vários vestidos “que ninguém dava importância”. Depois das peças dos anos 1960, vieram vários Chanel dos anos 1920 e 30. No final dos anos 1990, o mercado vintage começou a entrar em ebulição: a dupla começou a receber pedidos para editoriais, exposições e até mesmo das próprias grifes. Então, o que começou de forma despretensiosa virou  um grande negócio.

    Em sua entrevista ao FFW, Enrico comentou que enxerga um paralelo entre a moda italiana e a brasileira, mas pensa que ainda é necessário que o Brasil encontre a sua identidade. “Os italianos só conseguiram isso quando pararam de copiar os outros. É necessário olhar para a cultura do lugar. Na Itália, por exemplo, as mulheres precisavam de calças, e eles colocaram a calça na moda.” Ele acredita que o Brasil está criando uma identidade com a moda praia, mas acrescentou que o país poderia explorar outros recursos, como o algodão, para reforçar sua identidade.

    Enquanto a Italian Glamour acontece no Brasil, em Londres o museu Victoria & Albert  recebe a mostra O Glamour da moda italiana – 1945 a 2014. Das 80 peças que serão apresentadas na capital inglesa, dez foram cedidas por Quinto e Tinarelli.

    O catálogo da mostra será publicado em junho, e terá mais modelos além dos que estão em exibição. Entre as peças que estarão no livro está um vestido de alta-costura Valentino (1968) que fez parte do guarda-roupa de Gabriela Pascolato. Costanza Pascolato contou, durante sua visita à mostra, que ela se desfez de todas as roupas da mãe logo após sua morte, e que localizar a peça foi uma grande e emocionante surpresa.

    Esta é a primeira vez que o complexo cultural da Barra da Tijuca recebe um evento ligado a moda. “Isso apenas reforça a vocação da Cidade das Artes como um espaço plural, voltado para todos os públicos. É uma alegria poder oferecer à população do Rio de Janeiro uma mostra com a mesma temática da que será apresentada no Victoria & Albert Museum”, disse Emilio Kalil, presidente da Fundação Cidade das Artes. A cenografia da mostra tem a assinatura de Daniela Thomas. Os curadores ainda estão em tratativas para levar a exposição para outras cidades brasileiras.

    Italian Glamour @ Rio de Janeiro
    De 8 de abril a 6 de julho
    Cidade das Artes
    Avenida das Américas 5.300, Barra da Tijuca
    (21) 3325-0102
    Terça a domingo, das 10h às 18h
    Entrada gratuita
    Estacionamento: R$ 8 (segunda a sexta); R$ 10 (sábados e domingos)
    italianglamour.it

    + Veja mais imagens da exposição Italian Glamour:

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar