FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Anna Karenina”
    “Anna Karenina”
    POR Redação

    Pôster de “Anna Karenina”, de Joe Wright, que concorre ao Oscar por seu figurino ©Reprodução

    Desde o dia 26 de janeiro, a Ham House, em Richmond, Londres, apresenta uma pequena exposição com parte dos figurinos de “Anna Karenina”, longa-metragem dirigido por Joe Wright e protagonizado por Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson. O filme, que estreia no Brasil nesta sexta-feira (15.02), está indicado a quatro estatuetas do Oscar, inclusive por seu figurino, criado por Jacqueline Durran.

    – Trailer de “Anna Karenina”, dirigido por Joe Wright: 

    A mostra, em cartaz até 4 de abril, traz peças de cenas importantes de “Anna Karenina”, como o vestido preto que Knightley, intérprete da personagem que dá nome ao filme, usa no baile em que dança pela primeira vez com o Conde Vrónski (Taylor-Johnson), ou o conjunto vinho que escolhe para pôr na casa do irmão em Moscou. Há também dois trajes masculinos, ornamentados com medalhas e aviamentos dourados, três chapéus e um par de luvas.

    Vestido preto usado quando Anna Karenina dança pela primeira vez com Vrónski e sapatilha Repetto, ambos expostos na Ham House ©Reprodução

    Traje masculino usado por Jude Law em “Anna Karenina” e conjunto vinho vestido por Knightley ©Reprodução

    Como o período em que a obra foi escrita por Liev Tolstói e publicada (entre 1873 e 1877) em um jornal local, o figurino da nova versão de “Anna Karenina” caracteriza a aristocracia russa do século 19, extremamente influenciada pela moda da França, e os mujiques, como eram chamados os camponeses antes do país adotar o regime socialista em 1917. “Nós utilizamos a alta-costura de 1950 como um ponto de partida, mas adaptados à década de 1870. Os figurinos não são historicamente precisos, no entanto, ao mesmo tempo, eles têm que ser credíveis ao período e refletir sua aura de opulência”, contou Durran.

    O resultado são silhuetas mais enxutas do que ocorre em filmes completamente fieis à época em que se baseiam, mas, mesmo assim, alguns itens do figurino levaram até 50 horas para serem confeccionados, em virtude de sua complexidade. “Anna Karenina” não é a primeira colaboração entre Wright, Knightley e Durran: os três trabalharam juntos em “Orgulho & Preconceito”, de 2005, e “Desejo e Reparação”, de 2007, também indicados ao Oscar e ao BAFTA.

    Traje masculino usado por Aaron Taylor-Johnson em “Anna Karenina”  ©Reprodução

    A exposição na Ham House fica em cartaz até o dia 4 de abril; a entrada custa £ 11 (R$ 34,49). Para os interessados no romance de amor escrito por Tólstoi, há mais de 10 versões de “Anna Karenina” produzidas para o cinema, entre as quais se destacam a de 1997, dirigida por Bernard Rose e protagonizada por Sophie Marceau, a de 1948 com Vivien Leigh e a mais antiga, de 1935, com a diva sueca Greta Garbo.

    – Vídeo produzido pela Ham House sobre a exposição:

    Figurinos de Anna Karenina @ Ham House and Garden
    Ham Street, Ham, Richmond, TW10 7RS, Reino Unido

    + Veja na galeria abaixo mais imagens da exposição:

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2