FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Estilização fashionista de personagens da Disney gera controvérsias nos EUA
    Estilização fashionista de personagens da Disney gera controvérsias nos EUA
    POR Redação

    Minnie “veste” Lanvin; Margarida, Dolce & Gabbana; e Pateta, Balmain ©Divulgação

    A intenção pode ter sido boa, mas a nova campanha de final de ano da Barneys New York em parceria com a The Walt Disney Co. certamente não está gerando a reação esperada pelas duas companhias. Intitulada “Electric Holiday”, a iniciativa que será oficialmente apresentada ao público no dia 14 de novembro na flagship da rede de lojas de departamentos na Madison Avenue, em Nova York, está rendendo fervorosos comentários de internautas indignados com a estilização dos clássicos personagens da Disney.

    Na campanha “Electric Holiday”, que inclui um filme 3D que parte do sonho de Minnie Mouse de assistir a desfiles de moda em Paris, personagens como a própria Minnie, Mickey, Pateta e Branca de Neve vestem criações da Balenciaga, Lanvin, Balmain e Dolce & Gabbana, entre outras. Até aí tudo bem; o que está gerando controvérsia, porém, é a “releitura” das clássicas figuras que marcaram a infância de muita gente. “Assustadoramente magrelos, de um jeito que só um personagem de desenho por ser”, descreve o “The Huffington Post”, antes de questionar se é uma boa ideia transformar ícones infantis em referências de magreza.

    Questão que, aliás, foi um impasse durante o desenvolvimento da campanha. Em reportagem do “WWD” sobre a divulgação de “Electric Holiday”, Dennis Freedman, diretor criativo da Barneys, afirmou: “Quando chegamos ao momento [do vídeo] em que todos os personagens da Disney entram na passarela, houve um debate. A Minnie Mouse padrão não ficaria tão bem em um vestido Lanvin. Houve um momento de silêncio de verdade, porque esses personagens não mudam. Eu disse: ‘se vamos fazer isso funcionar, temos que ter uma Minnie de um metro e oitenta’, e eles concordaram. Quando você olhar o Pateta, a Minnie e o Mickey, eles são modelos de passarela”.

    Os comentários negativos de leitores começaram já no “WWD”, e se estenderam à página da Barneys no Facebook quando nela foi divulgado o link da reportagem. “Estou surpresa por tanto vocês quanto a Disney terem achado mesmo que por um segundo que isso era uma boa ideia. Espero que vocês percebam quantas pessoas vocês ofenderam e enojaram para que tenham tempo de mudar seus planos de fim de ano”, escreve uma internauta. “Isso é NOJENTO. É totalmente repreensível que a Disney e Barneys tenham feito isso com amados personagens de desenho que as crianças idolatram. Transformá-los em representações de corpo que nenhum ser humano conseguiria alcançar. Parece que a cabeça da Minnie vai cair. Isso é suficiente pra me fazer tirar as coisas da Disney dos meus filhos”, opina outra pessoa.

    “Electric Holiday” vai incluir a venda de produtos como orelhas de Mickey assinadas pela Rag & Bone e L’Wren Scott, e figuras Vinylmation de Paul Smith e Diane von Furstenberg, além de alguns itens pequenos como doces e brinquedos para crianças, com 25% do valor arrecadado revertido para uma instituição de caridade ainda não divulgada – isso se a campanha não for cancelada.

    Veja mais imagens abaixo e deixe o seu comentário: o que você achou da campanha “Electric Holiday”?

    Croqui do look Lanvin “usado” por Minnie Mouse ©Divulgação

    Croqui do look Dolce & Gabbana “usado” por Margarida ©Divulgação

    Croqui do look Balmain “usado” por Pateta ©Divulgação

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar