FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Esquenta: Os destaques do SPFW Inverno 2016
    Alexandre Herchcovitch na prova de roupa com a modelo Isis Bataglia ©Jackson Araujo
    Esquenta: Os destaques do SPFW Inverno 2016
    POR Augusto Mariotti

    O São Paulo Fashion Week começa neste domingo (18) de um jeito diferente: Alexandre Herchcovitch abre a temporada nacional para o Inverno 2016 com um desfile na prefeitura de São Paulo, seguido de coquetel para convidados. Dada a largada, mais novidades prometem esquentar a edição, que encerra as comemorações dos 20 anos do evento, com três exposições especiais, festas como a da Ellus com o FFW, na terça, num novo espaço de apresentação das coleções dentro da Bienal. Os desfiles, claro, são os protagonistas da fashion week, com inspirações que vão dos atletas olímpicos (Osklen) ao … amor (Ronaldo Fraga), passando e passeando pelo Brasil, com o trabalho das rendeiras da Paraíba na coleção de Fernanda Yamamoto ou na experiência de viagem recente ao Alto Paraíso de Goiás, inspiração do primeiro desfile da ex-Têca sob novo nome, Helo Rocha. Há ainda a estreia da Ratier e da Coven, a primeira novíssima marca, a segunda, experiente no tricô, vinda do Fashion Rio.

    + Veja o calendário de desfiles do SPFW Inverno 16

    Acompanhe a cobertura do FFW, com todas as coleções na página de Desfiles, resenhas, reportagens e entrevistas ao longo da semana.

    Herchcovitch no centro

    Alexandre Herchcovitch vai abrir o calendário de Inverno 16 com um desfile domingo (18.10) na Prefeitura de São Paulo, no centro da cidade. Ele contou ao FFW que nunca havia ido ao local e ficou impressionado quando viu o saguão. “É uma oportunidade de os convidados conhecerem a sede, além de chegar com transporte público”, diz, em relação ao seu convite, que é um Bilhete Único carregado com duas viagens.

    Já o desfile é uma história de boudoir sobre amor e perda, perversão, sexo e poder. “É sobre isso que falo nesta coleção, além de ser um megamix de tudo o que já fiz na vida em moda. As inspirações do ínicio de carreira, obsessões pelo corpo, modelagem, costura”.

    Outro fato, público, é que esse é o último ano de contrato de Alexandre Herhcovitch com o grupo InBrands e a renovação está sendo estudada. Portanto, está no ar se este pode ou não ser o derradeiro desfile do estilista para a marca que fundou. “Se esse for o meu último, será um lindo desfile!”.

    Run, baby, run!

    Os fashionistas, como sempre, já começam a temporada correndo. Mas aqui, é no sentido literal mesmo. Domingo de manhã acontece mais uma edição da Fashion Run, com largada prevista para às 7h no Obelisco do parque Ibirapuera. A prova será realizada em um circuito de 5 km ao lado do parque. Ao final do percurso, os competidores serão recepcionados na Bienal com café da manhã e poderão conhecer em primeira mão o pavilhão onde acontece o SPFW. Para participar é necessário se inscrever.

    Na casa de Niemeyer

    Nesta temporada, o SPFW volta a ocupar o prédio da Bienal, no parque Ibirapuera, e presta uma homenagem à Oscar Niemeyer. As salas de desfile, que normalmente são conhecidas como Sala 1 e 2, agora ganham os nomes Copan e Casa das Canoas. O terceiro andar foi adicionado à planta do evento como nova locação para desfiles e chama-se Espaço Niemeyer. Diferentemente das outras salas, este será um lugar aberto em que toda a arquitetura se faz presente. Desfilam lá Animale, Ellus e Reinaldo Lourenço.

    Uma história em imagens

    Para finalizar as comemorações de seus 20 anos, que começaram em abril, na edição de Verão, o SPFW organiza algumas exposições simbólicas da história do evento. “Do Princípio ao Início” mostra os momentos icônicos que ficaram eternizados na nossa memória. São fotos pinçadas de 40 edições e duas décadas de encontros e imagens inesquecíveis. Certamente, muita gente vai ficar emocionada ao relembrar alguns desses momentos.

    O papel do cenógrafo

    A cenografia é um elemento poderoso na comunicação de uma ideia, na criação de um ambiente inspirador. O trabalho do cenógrafo é transformar em realidade os desejos e sonhos dos estilistas. Assim, o cenógrafo e artista José Marton tornou-se um dos mais conhecidos dos corredores do SPFW. Há anos, ele está por trás de cenografias para exposições, lounges e desfiles, como os de Alexandre Herchcovitch, Água de Coco e Blue Man, que também marcaram a história do evento. A exposição fica en cartaz no CEU Heliópolis.

    Exposição: “Fazendo a Cabeça”, de Davi Ramos

    Talentoso stylist, dupla de Flavia Pommianosky, Davi Ramos começou a criar cabeças para complementar seus stylings de desfiles, editoriais e campanhas de moda. Os fascinators, chapeus, casquetes e derivados foram chamando tanto a atenção que começaram a ganhar encomendas, até que Davi resolveu criar, recentemente, uma marca para vendê-los. O processo ainda é totalmente artesanal e resulta em verdadeiras esculturas decorativas que trazem todo o repertório dramático teatral inventivo do stylist, que agora expõe 40 de suas peças na Bienal, durante o SPFW, acompanhadas de fotos e vídeos.

    FFW & Ellus

    O FFW e a Ellus fazem uma festa juntos nesta temporada, logo após o desfile, na terça, ali mesmo no terceiro andar da Bienal. Vai ser bem animada, com uma turma de parkour e com uma apresentação ao vivo que está sendo mantida em segredo total. Quem será… Acompanhe pelos perfis de Instagram ao vivo @ffw e @ellusjeansdeluxe

    Chanel nas alturas

    A semana também começa com uma festa concorrida da Chanel no Terraço Itália, logo na segunda. A noite comemora o lançamento da coleção Outono-Inverno 15/16 da marca. O cantor Tiago Iorc fará um pocket show e em seguida entra Marina Dias para um DJ set. Laura Neiva, fidèle da Chanel, e Johanna Stein-Birman estão entre as convidadas confirmadas. Muita gente deve sair direto do desfile da Lily Sarti, que encerra a segunda, para as alturas do Terraço Itália.

    Nova musa na Colcci?

    Gisele se despediu das passarelas e não estará no desfile da Colcci. É fato que a supermodelo estremece qualquer ambiente por onde passa no mundo e que os desfiles da Colcci tinham seu momento hot ticket com a presença dela e celebridades na primeira fila, inclusive o marido Tom Brady. E agora? Será que a marca vai anunciar alguma nova musa? Segundo a assessoria de imprensa, nenhuma outra modelo irá substituir Gisele nesta temporada. Se a marca não tem uma estratégia ainda definida para marcar esse novo momento, certamente deve focar seu trabalho na coleção e na execução de um desfile super bem feito e com um ótimo casting.

    O amor, segundo Ronaldo Fraga

    Os desfiles de Ronaldo Fraga sempre são garantia de fortes emoções. Seja por temáticas poéticas que valorizam a cultura brasileira, como as apresentações inspiradas no Rio São Francisco ou em Mário de Andrade, seja por levantar discussões de um jeito sempre tão poético de questões entaladas na garganta, como a velhice ou a beleza da mulher além dos padrões estéticos do mercado. Se na edição do Verão 2016 ele colocou amigas e conhecidas de diferentes idades com caudas de sereia e o peito nu no cenário para exaltar justamente a diversidade da beleza feminina, agora Ronaldo se volta para o amor, no fim, a essência de tudo o que faz. O cenário ainda é mistério, a trilha sonora deve misturar temas de novela com Tchaikovsky e Chico Buarque. Poemas de Hilda Hilst também farão parte da apresentação, com contrastes de bordados e rendados delicados e “avassaladores”. Tudo para enaltecer o amor em tempos de tantos conflitos e guerras, com sua característica mais importante para o estilista: “imprimir a leveza de uma pluma ao peso da existência.”

    Lethicia Bronstein para a Riachuelo

    Depois da parceria com a Versace desfilada no último São Paulo Fashion Week, a Riachuelo foca nos famosos vestidos de festa de Lethicia Bronstein, sucesso entre atrizes globais e celebridades. Mas não só isso. Para a fast fashion, a estilista também criou uma linha de jeans, camisas e regatas, matando a vontade de criar peças mais casuais, desejo que já tinha há algum tempo. O desfile acontecerá no dia 22.10 na galeria Baró, com beleza de Daniel Hernandez, styling de Renata Corrêa e direção de Giovanni Bianco, sempre promessa de uma superprodução.

    Helô Rocha e o Alto Paraíso de Goiás
    Esse é o primeiro desfile da marca de Helô Rocha, que deixa de ser Têca e passa a assinar a grife com o próprio nome (sem o acento). Para a sua coleção nesta nova fase, Helô se inspirou em uma viagem recente que fez a Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Viadeiros, dando sequência a temas brasileiros (o verão foi dos orixás) para criar vestidos fortes e dramáticos, com muitas opções mais festivas, além das peças casuais sempre marcantes.

    As rendeiras da Paraíba de Fernanda Yamamoto

    Fernanda passou um ano encubando este projeto em que reinterpreta as rendas renascença da comunidade feminista Cunhã, especialista na técnica. A estilista fez sete viagens ao Cariri, onde ficam as 60 rendeiras, ao longo de oito meses de troca, em que apresentou desenhos exclusivos para que elas os executassem, trocou ideias e informações e acrescentou ao algodão da renda outros materiais como couro, feltro (lã) e jacquards. Fernanda trará algumas rendeiras que participaram da coleção para assistir ao desfile, que acontece no dia 22.10.

    As estreias de Ratier e Coven

    Duas estreias na passarela marcam esta edição do SPFW. Vinda do Fashion Rio, a mineira Coven, criada em 1993 por Liliane Rebehy, se inspira no mobiliário dos anos 50 para criar seus tricôs primorosos para o Inverno 2016. Já a Ratier é novíssima no mercado, lançada no fim do ano passado por Renato Ratier, dono do D-Edge, e traz uma moda que mistura referências minimalistas de vanguarda conceitual, com poucas cores e estruturas geométricas, ao repertório do próprio estilista, vindo da noite e com origem rural: ele vem de Campo Grande, de família de fazendeiros, e até hoje administra fazendas na região.

    Exposição do Miles Aldridge: tem que ver

    E quem estiver pela Bienal, especialmente as pessoas de fora de São Paulo, pode aproveitar para ver a exposição do fotógrafo britânico de moda Miles Aldridge, na Oca, dentro do parque. Aqui a gente conta tudo sobre a expo e mostra várias fotos!

     

     

     

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW