FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview
    Preview
    POR Camila Yahn

    O Fashion Rio Verão 2013/14 acontece a partir de segunda-feira (15.04) e, em sua 23ª edição, muda-se para a Marina da Gloria, que se vestiu de cores para recebê-lo. Confira abaixo os previews das principais marcas, as participações especiais, os lounges, as estreias no line-up e mais:

    MARCAS E CROQUIS

    Coca-Cola Clothing

    ©Divulgação

    A Coca-Cola Clothing se inspirou nesta temporada em esportes aquáticos e as estampas são todas com paisagens brasileiras. Bruna Marquezine desfila para a marca. Será que Neymar vai estar na primeira fila?

    Maria Filó

    ©Divulgação

    A marca, que estreia na passarelas do Fashion Rio, foi buscar inspirações do sudoeste asiático para a sua coleção de Verão 2013/14. A top Isabeli Fontana estará na passarela.

    ©Divulgação

    Para esta temporada a Espaço Fashion se inspirou nas grandes cidades e no fim das fronteiras entre as pessoas que nelas habitam, na troca de experiências e no livre trânsito. A cartela de cores é vibrante e a pegada sportswear da coleção aparece em detalhes e formatos que trazem um verão despojado e confortável.

    2nd Floor

    ©Divulgação

    A 2nd Floor apresenta uma coleção inspirada na pop art de Roy Lichtenstein. Com muita geometria e looks confortáveis, a coleção mistura vários elementos da década de 60 com peças do guarda-roupa esportivo. Na cartela de cores o preto e branco servirão de base a outras mais vibrantes como o verde maçã e laranja. A parceria com a marca de óculos Ventura Eyewear se renova nesta temporada.

    Nica Kessler

    ©Divulgação

    As inspirações de Nica Kessler vêm do fundo do mar – cardumes de peixe e outras formas de vida marinhas criam um verão leve com muitas transparências em cima de looks esportivos. As estampas foram criadas pelo artista plástico Gabriel Castro e trazem impressões de pele de peixe e escamas.

    Lenny Niemeyer

    ©Divulgação

    Lenny Niemeyer traz para esta temporada uma coleção confeccionada apenas com uma matéria prima, o que quer dizer que vamos ver muito trabalho de modelagem. A coleção tem formas minimalistas e estampas pontuais em algumas peças, gerando efeitos de luz e sombra.

    TNG

    ©Divulgação

    A TNG foi buscar as suas inspirações para o Verão 2013/14 em dois festivais indianos – o festival das cores, que comemora a chegada da primavera, e a festa das luzes, que celebra a vitória do bem contra o mal. O resultado são peças estampadas e coloridas combinadas com o DNA da marca, o jeanswear com um toque esportivo.

    Alessa

    ©Divulgação

    Celebrando a fertilidade do solo brasileiro, Alessa apresenta um safári colorido que chamou de Savana. O clima tropical e animais como o leão, a zebra e a onça aparecem na estamparia em cores como o rosa, pistache e branco.

    OEstudio

    ©Divulgação

    OEstudio traz para o Verão 2013/14 o tema M.E.M.O. – Memórias do futuro. A inspiração chegou à equipe através da pesquisas de uma área específica do cérebro chamada córtex pré-frontal (CPF), responsável pela evolução da espécie. O resultado pode ser visto na modelagem das peças, com dobraduras, origamis, plissados e vincos, representando memórias, com uma cartela em branco quase total.

    Andrea Marques

    ©Divulgação

    O verão de Andrea Marques é minimalista e aposta em estampas e formas gráficas.

     Iódice

    ©Divulgação

    Deixando o SPFW para estrear nas passarelas do Rio, a Iódice aposta em uma silhueta poderosa e feminina com comprimentos mini, midi e máxi, deixando as modelagens mais sensuais interagirem com as mais ingênuas. Nos tecidos a Iódice traz seda, cetim e neoprene com couros e tules bordados. As estampas são de folhagens em seda.

    Salinas

    ©Divulgação

    A Salinas chamou ao seu Verão 2013/14 de Dolce Vita e foi buscar as suas inspirações nas paisagens do Mediterrâneo, mais especificamente na costa italiana.

    Ausländer

    ©Divulgação

    A Ausländer se inspirou no estilo preto e branco das fotos de Hedi Slimane para criar o mood dos anos 1960 das piscinas californianas e das pool parties. As estampas são selvagens e listradas e as modelagens justas, acompanhando o corpo. Nos pés, a Mr Cat assina mais uma vez as criações e apresenta sandálias e creepers em couro parafinado.

    Filhas de Gaia

    ©Divulgação

    A coleção da Filhas de Gaia se inspira nas  mulheres da Andaluzia que frequentam os eventos de polo da região. As estampas são relacionadas à tradição equestre e são aplicados em sedas e cetins. Pretos e brancos se misturam com cores vibrantes e estampas de flores em calças pantalonas, saias em godês duplos e mangas embabadas.

    Triya

    ©Divulgação

    Para a temporada de Verão 2013/14, a Triya traz uma coleção inspirada no poder e força da mulher contemporânea. Inspirada em artistas como Helmut Newton, M.C Escher e Linder Sterling, as estampas digitais são em cores intensas em lycra, vinil refletor, seda, tule e tubos de metal de diversos tamanhos banhados a ouro e prata. Os modelos Evandro Soldati e Yasmin Brunet fecharão juntos o desfile da marca.

    Blue Man

    ©Divulgação

    A coleção de Verão 2013/14 da Blue Man mistura o legado cultural da presença da corte portuguesa no Brasil com a tropicalidade do hemisfério Sul. As estampas misturam frutas, pássaros e paisagens brasileiras com azulejos portugueses e arquitetura adornada. Para complementar as inspirações, a marca escolhe para apresentar o seu desfile o Palácio São Clemente, em Botafogo, cenário imperial construído na década de 60, que atualmente funciona como residência do Cônsul português.

    PARTICIPAÇÔES ESPECIAIS

    Ipanema

    A Ipanema, marca de sandálias patrocinadora do evento carioca, apresenta o modelo ‘Ipanema Do Mundo’, produzido em parceria com a artista plástica Mana Bernardes. A sandália está disponível em oito cores, entre elas prata, azul metálico, amarelo e turquesa. No solado a artista imprimiu uma textura desenvolvida a partir de uma estampa digital de sua autoria e ainda um texto escrito por ela. A sandália é 100% reciclável e é feita com 30% de plástico reciclado. O lançamento acontecerá no Fashion Rio, no longe da marca para o qual Mana criou uma instalação artística: um corredor com 71 m², com uma nuvem de papéis gigantes com poesias escritas. O modelo pode ser adquirido no site da marca por R$ 22,99.

    Melissa

    O lounge da Melissa no Fashion Rio ©Divulgação

    A Melissa vai continuar no Fashion Rio com a ação que também já esteve presente no São Paulo Fashion Week – um lounge colorido e divertido que apresenta em primeira mão os modelos da parceria entre a marca e o designer da Chanel, Karl Lagerfeld. Além disso, quem passar pelo espaço pode aproveitar para se refrescar com um sorvete de casquinha, ícone utilizado por Lagerfeld,  oferecido pela marca.

    Apoena + Turma da Mônica

    Croquis da Apoena ©Divulgação

    A Apoena, marca resultante do trabalho da ONG Proeza, que já capacitou mais de 600 famílias, em Brasília e arredores, em costura e bordado, vai apresentar a sua homenagem aos 50 anos da Turma da Mônica com um desfile no dia 16 de abril, segundo dia de evento, às 16h30. As peças mostram o universo dos personagens desde a sua criação com desenhos de Maurício de Sousa, seu criador, até ícones dos gibis como o vestidinho vermelho e o coelhinho da Mônica. Mauricio de Sousa e a sua filha Mônica Sousa estarão presentes na fila A do desfile e no final farão uma entrada na passarela usando roupas da coleção.

    RIO MODA HYPE

    Croquis de Marie Raz, Helena Pontes, Wasabi, Unak e Acolá ©Divulgação

    Na sua 18ª edição, o Rio Moda Hype conta com cinco marcas selecionadas: Helena Pontes, Mariana Razuk (Marie Raz), Laís Abbate e Beatriz Tavares (Acolá), Bruna Cineze Santini (Unak), Ana Wambier e Daniella Sabbag (Wasabi) apresentam as suas coleções de verão na segunda-feira, dia 15, às 17h, na Marina da Glória. O projeto, criado por Robert Guimarães e Fernando Molinari, conta com o patrocínio do Sebrae RJ e tem como objetivo apresentar e  lançar novos talentos da moda. Confira o abaixo o line-up:

    Segunda-feira , Sala 1 , 15h, Marina da Glória
    Bruna Santini (Unak)
    Lais Abbate (Acolá)
    Mariana Razuk (Marie Raz)
    Helena Pontes (Helena Pontes)
    Ana Wambier e Daniela Sabbag (Wasabi)

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar