FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Esquenta Fashion Rio! As inspirações, as festas, as modelos, os bares…
    Esquenta Fashion Rio! As inspirações, as festas, as modelos, os bares…
    POR Redação

    A moda se prepara para o início da próxima edição do Fashion Rio, que acontece de 22 a 26 de maio no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Veja abaixo o que vai rolar na cidade durante a semana, as inspirações de algumas marcas, as festas, os shows e os bares do momento para um drink após os desfiles. Clique aqui para mais notícias e o line-up do evento.

    MARIA BONITA EXTRA

     Croqui Maria Bonita Extra Verão 2013 e duas estampas da coleção ©Divulgação

    Liderada por Kátia Wille e Luiza Bomenny, a Maria Bonita Extra inspira-se na ideia de metamorfose, da distorção que leva à mudança, e na leveza, aerodinâmica e o equilíbrio do vôo da libélula. As estampas são criadas através da reação química das tintas, que revelam desenhos. A cartela de cores é delicada, com amarelos, verdes, azuis e rosas em tons pastel pontuados por cores fortes. Quem assina o cenário do desfile é a diretora de arte e fotógrafa Mari Stockler. E como sempre, pode-se esperar muitas convidadas famosas na primeira fila. Luana Piovani já confirmou.

    LENNY

    Croqui de um dos looks da Lenny ©Divulgação

    Após comemorar 20 anos de trabalho no verão passado, a estilista Lenny Niemeyer diz que vai mostrar algo diferente de todo o trabalho que fez até hoje, “seguindo a linha do multiuso e sobreposições com diferentes texturas e interferências de brilho”. A própria Lenny assina o styling e Daniel Hernandez cuida da beleza das modelos.

    MELK Z DA

    O tema da coleção de Melk Z Da tem tudo a ver com o do Fashion Rio (Botânica). Melk inspira-se em orquidários, especificamente nas orquídeas Phalaenopsis e Miltonia. Ele também volta a explorar bordados artesanais e desenvolveu um fio de algodão egípcio com cores especiais inspiradas nas orquídeas. A pesquisa de materiais é outro forte do Verão 2013: transfer metálico, recortes a laser em impressão lenticular 3D e linhas espaciais de seda furta cor. Tudo ao som de “Machine Gun”, de Portishead.

    E quem receber o convite vai também ganhar sementes de camomila, agrião, erva doce e manjericão, com um guia de como plantar.

    CANTÃO

    Croquis Cantão Verão 2013 ©Divulgação

    A modelo Carol Trentini vem ao Brasil para, mais uma vez, desfilar com exclusividade para a marca. Para o Verão 2013, a Cantão explora o universo da impressão: tipografia, livraria, livros, letras, stencil, papel, páginas… todos os elementos que cercam a expressão escrita desde o seu surgimento.

    As formas que serviram de inspiração para a Coordenadora de Estilo Lanza Mazza são desdobramentos do uniforme de um tipógrafo: a camisa, o avental, a alfaiataria. As estampas ora gráficas, ora étnicas, brincam com letras, motivos rupestres, carimbos, números e florais delicados. Cores vivas como o azul intenso e o amarelo são emolduradas por cores “desmaiadas” e por nuances de kraft, linho natural e off white.

    TNG

    Looks feminino e masculino da nova coleção ©Divulgação

    A celebridade da vez na TNG é a atriz Ísis Valverde, que interpreta a piriguete Suelen na novela Avenida Brasil. A coleção tem como ponto de partida o trabalho de fotógrafos e radiologistas, com jogo de luz, cores e transparências, criando efeitos inesperados, segundo a marca. Um dos destaques deste verão são os jeans em materiais reciclados, inclusive os coloridos com tecido 100% reciclado da E-tex Ecológica/Denovo, desenvolvido com exclusividade para a grife. O desfile conta com profissionais de peso nos bastidores: styling de Mauricio Ianes e beleza de Robert Estevão.

    CIA. MARÍTIMA

    Croqui Cia. Marítima Verão 2013 e detalhe da estampa ©Divulgação

    A top Izabel Goulart fechou exclusividade com a marca de moda praia, que tem coleção inspirada pelo cenário paradisíaco do Hawaii. As estampas tropicais são predominantes na coleção. Com muitas cores, elas aparecem junto a imagens da ilha do Pacífico em coloração sépia. A estampa de cavalos marinhos é uma das apostas da estação e aparece em duas variantes.

    Lenços de seda aparecem em amarrações nos maiôs e biquínis, em misturas de matérias. As peças lisas ganham cores como coral, amarelo, turquesa, royal e pink. Quanto aos acessórios, Hector Albertazzi criou as bijoux com berloques e fios de seda, enquanto Fernando Pires assina os sapatos e a Ventura é responsável pelos óculos.

    Benny Rosset, estilista e dono da Cia. Marítima, falou ao FFW sobre a mudança da marca para o line-up do Fashion Rio: “A Cia. Marítima sempre apoiou o Paulo Borges e a ideia de levar as marcas de moda praia para o Rio, que tem praias lindas e reconhecidas em todo o mundo. Além disso, o lifestyle da cidade e suas praias apaixonantes têm tudo a ver com a marca. Participar do Fashion Rio é algo muito especial, pois é um evento prestigiado e consolidado que coloca a cidade em destaque como um dos locais mais importantes da moda praia mundial. Para a Cia. Marítima o momento é perfeito, pois recentemente inauguramos nossa primeira loja na cidade e temos a expectativa de estreitar ainda mais esta relação da marca com o Rio de Janeiro”.

    COVEN

    Detalhes de croqui da Coven ©Divulgação

    Baseada no livro “A Ilha de Arturo”, da escritora italiana Elsa Morante, a coleção Verão 2012/2013 da Coven tem perfume italiano. O universo dos marinheiros, praias e embarcações da costa napolitana pode ser visto nas peças em tons de azul, vermelho, com decorações navais. Tramas de tricô e bordados metálicos rústicos remetem às redes de pesca e pescadores, âncoras, cordas e  viagens salgadas.

    ÁGATHA

    Croqui e detalhe Ágatha Verão 2013 ©Divulgação

    O terceiro desfile da Ágatha no Fashion Rio vem embalado pela atmosfera do clipe “Gobbledigook”, da banda islandesa Sigur Rós, com direção do fotógrafo Ryan McGinley. O tema da coleção é Profundidade. Pedro Sales e Daniel Hernandez assinam styling e beleza, respectivamente.

    BLUE MAN

    Croqui de biquíni e colagem de inspiração da Blue Man ©Divulgação

    Sharon Azulay comemora os 40 anos da Blue Man homenageando os mais importantes nomes do beachwear. A diretora geral da marca olha para trás, honrando a história construída e reverenciando os antecessores, co-criadores de musas, músicas, formas e imagens emblemáticas que viajaram o mundo durante as últimas quatro décadas. É nessa fonte que a marca mergulha para apresentar a coleção Verão 2013 assinada pelo diretor criativo Thomaz Azulay, que enxergou a história da marca através de lentes lisérgicas, criando o novo e renovando o passado.

    ALESSA

    Como sempre, muitas cores devem aparecer nas peças da Alessa ©Divulgação

    A marca completa nesta edição 10 anos de vida e para comemorar arma uma festa na passarela, com um jardim de flores de chita. Também por conta dessa data especial, Alessa inspira-se em festas populares e suas bandeirinhas, laços, fitas e bordados brasileiros. Outra equipe de ponta cerca Alessa neste desfile: Daniel Ueda no styling, Fernando Torquatto na beleza e o DJ Zé Pedro na trilha sonora. A estilista faz aniversário no dia 23.05 e vai juntar as duas datas comemorativas para celebrar em uma festa para convidados em uma cobertura da Gávea, no dia 22, após o desfile.

    ESPAÇO FASHION

    Croqui Espaço Fashion Verão 2013 e, exclusivamente para o FFW, imagem inspiracional da coleção: o teto do Palácio de Topkapi, em Istambul ©Divulgação

    A marca buscou no casamento do Oriente e do Ocidente, percebido claramente em Istambul, capital da Turquia, a inspiração para esta temporada. A simbologia da cultura turca aparece na cartela de cores cítricas e no trabalho de engenharia de estampas. Há também ícones clássicos do rock’n’roll, como a calça jeans, a jaqueta perfecto, camisetas de bandas de heavy metal e acessórios com spikes. Durante a pesquisa, o disco “Somewhere in time”, do Iron Maiden, foi o principal companheiro de viagem da equipe.

    TRIYA

     Croqui Triya Verão 2013 ©Divulgação

    Com a #tudoaomesmotempoagora, hashtag criada pela marca para divulgar seu desfile, a coleção de Verão 2012/2013 da Triya fala de cor, gesto, movimento, tecnologia e arte. A trilha foi feita especialmente para o desfile pela banda Some Community. Ano passado eles já haviam participado da trilha do desfile com a música “Two Colors”, mas este ano eles assinam a trilha toda e tocam ao vivo. O cenário de Muti Randolph tem a ver com a banda também, brincando com cores e silhuetas. O styling é de Felipe Veloso.

    AUSLÄNDER

    Os blogueiros Prince Pelayo e Gala Gonzalez ©Reprodução

    Com o tema “Inside Heroes”, a coleção de Verão 2013 da Aüslander pretende trazer para a passarela os heróis anônimos que cada membro da sua equipe traz de suas viagens, das férias e até das redes sociais.

    A personalidade de cada membro da equipe – DJ’s, estilistas, modelos e amigos –  aparece na coleção, refletindo uma mistura de tendências e de influências. Flores, maiôs pin-up, anos 50 e 60 e muitos metalizados vão tomar a passarela. Para desfilar com exclusividade, a marca convidou a blogueira Gala Gonzalez, do blog Inside Am-lul’s Closet, e Prince Pelayo, do Kate loves Me. A Ausländer já trouxe Zombie Boy, Andrej Pejic e Daisy Lowe. A Lenny entrou como parceira da marca na confecção dos maiôs.

    O croqui da Ausländer ©Ricardo Brautigam

    MODELOS

    Imagens do preview da coleção de Tom Ford, com Laís Ribeiro ©Reprodução

    As agências de modelos também estão correndo atrás para fechar desfiles importantes para suas modelos e inserir new faces no mercado. A Joy Model aposta em Laís Ribeiro, que integra o time da Victoria’s Secret e está na campanha de Tom Ford; Fabiana Semprebom, que faz seu retorno às passarelas brasileiras (ela está atualmente na campanha da Tommy Hilfiger); Carol Francischini (está na campanha da Macy’s e da Gap) e Flavia Lucini, que segundo a agência, está com um “corpão” e deve pegar bons desfiles de moda praia. As novas sensações Marina Nery, Mariana Coldebella, Letícia Lamb e Malu Bortolini também devem aparecer bastante. A Joy também está tentando fechar negócios com modelos internacionais. Entre as oções estão nomes de peso, como Siri Tollerod e Elise Crombez. 

    Julia Frauche, uma das apostas internacionais da Way Model ©Reprodução

    A Way Model está trazendo as modelos estrangeiras Julia Frauche (francesinha que já pegou campanhas da Gucci), Melissa Stasiuk, Ruby Aldrige, Lida Fox e Magda Laguinge. E aposta em mais uma boa temporada para Alicia Kuczman, Maria Flavia e Katia Selinger. Das new faces, as apostas são Clarice Vitkauskas e Geiza Rodrigues, que fazem sua primeira temporada. Carol Trentini também estará presente no evento, com participação especial e exclusiva no desfile da Cantão.

    Aline Weber, nova contratada da Ford ©Divulgação

    A Ford Models conta com a participação de 22 modelos, com destaque para as tops Aline Weber – que estreia nesta estação representada pela Ford – Daiane Conterato, Isabella Mello, Carolina Thaler, Angelica Erthal, Carmelita, Bruna Ludke e as new faces Jenie e Lays. Entre os meninos, estão: Fabricio Bach – vencedor do concurso Super Model -, Matheus Strapasson, Natan – que na última temporada internacional desfilou para Roberto Cavalli e Iceberg –, Matheus de David, e os new faces Patrick Braum, Renan Grassi e Leonard.

    BEAUTY

    Espaço de make da Guerlain no Copacabana Palace ©Divulgação

    Para quem quiser se arrumar antes de um desfile ou festa, o Copacabana Palace inaugurou uma sala de make em parceria com a Guerlain, a única no país. Quem está no comando dessa ação é Claudia Elison, que há dez anos trabalha no mercado de beleza de luxo. O serviço não é exclusividade dos hóspedes, é só ligar e agendar o seu horário.

    AGITOS

    A festa da Ausländer, mais uma vez, fecha a temporada com duas pistas de dança na Estação Leopoldina, antiga estação de trem no Rio. O clima lúdico dá direito a barraquinhas de hot dog e sorvetes da Diletto. No line-up, o stylist José Camarano e o DJ Nepal. A noite é apenas para convidados da marca.

    **********************************************************************************************

    Para quem quer tomar um drink após os desfiles (ou em qualquer visita ao Rio), vale passar no bar do novo Oztel, que foi inaugurado no Botafogo. O espaço tem decoração do fotógrafo e artista Felipe Morozini, colunista do FFW, e já é um ponto de encontro de jovens artistas e descolados. Ah, vale se hospedar lá também; o Oztel traz um novo conceito de hospedagem, moderno, prático e acessível. (Rua Pinheiro Guimarães, 91, Botafogo)

    **********************************************************************************************

    Ali perto tem o Meza Bar, de um dos sócios do Oztel, outro ambiente descontraído, com ótima trilha sonora e “bons drinks”. (Rua Capitão Salomão, 69, Humaitá)

    **********************************************************************************************

    Quem comprou, comprou. Quem não comprou ainda restam os cambistas. Estamos falando do show esgotadíssimo dos Los Hermanos, que acontece no dia 26.05, na Fundição Progresso. A noite marca a turnê que celebra os 15 anos de carreira da banda e está esgotada desde o início da divulgação. (Rua dos Arcos, 24, Lapa)

    **********************************************************************************************

    Outra festa bacana que rola no Rio durante a semana de moda (na sexta, 25.05) é a Voodoohop, em parceria com o Tumblr, que marca sua entrada no Brasil. A dupla britânica Optimo, das atrações da noite, é conhecida por bons sets que misturam techno, house, disco, rock, funk e soul. Ah, e você ainda pode entrar de graça mostrando seu trabalho artístico para o Tumblr. Acesse http://tinyurl.com/tumblrrio e envie um link de uma postagem criativa sua no Tumblr. Você tem que se cadastrar no site oficial para receber o endereço.

    **********************************************************************************************

    E fiquem ligados nos projetos da Comuna, um espaço de arte em Botafogo com uma programação sempre original e divertida.

    **********************************************************************************************

    No dia 24 de maio acontece a inauguração do novo espaço HERCHCOVITCH; ALEXANDRE, no São Conrado Fashion Mall. O evento é aberto ao público e acontece das 12h às 17h na loja 218 B, no segundo piso do shopping – Estrada da Gávea, 899.

    **********************************************************************************************

    Mais uma dica legal é que, para comemorar seus cinco anos, o Gema TV anunciou o retorno da pop up store Bomba!, lançada em 2008. Esta 2ª edição, batizada de Bombinha!, acontece na loja de design Via Manzoni, em Ipanema, com a duração de 60 dias, com seis festas e seis temas e a participação de marcas como Amapô, Ausländer, Blue Man, FARM Pantone, Juliana Jabor, Lust, Layana Thomaz, Neon, R. Groove e Surface 2 Air. Mais informações no site do Gema TV.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW