FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Especial: os primeiros passos para um roteiro vintage na Itália
    Especial: os primeiros passos para um roteiro vintage na Itália
    POR Augusto Mariotti

    Texto e fotos por Juliana Lopes, de Milão e Florença

    vintage abre

    O modo artesanal como os italianos se aproximam e amam a moda foi o que levou a Itália a criar seu império de  sobrenomes fabulosos.  Mas o que virou grande, começou pequeno, como qualquer artesanato, de um detalhe, uma pesquisa genuína. Esse mesmo olhar, que construiu o design italiano, é o que estrutura o universo vintage da Itália. Que reconstrói a moda olhando o passado e repropõe a beleza atemporal.

    Não à toa estão na Europa os melhores brechós: foi ali que a moda nasceu e ainda reina como referência de qualidade. Quem quer encontrar modelos de outras épocas, encontrados e conservados com paixão, tem que ficar de olho nos lugares mais especiais.  Na Itália, eles estão, principalmente, de Roma pra cima. Esperamos que nem a força rápida do Made In China atropele esse modo de ver a moda.

    FFW dá algumas pistas, mas sabemos que o universo vintage italiano é vasto…

    1) A.N.G.E.L.O.

    acervo ANGELO issey miyake

    A ANGELO não é uma loja, é um evento. A sede é um edifício de três andares com várias peças vintage de diversas décadas, para compra (YSL, Emilio Pucci etc.) ou consulta (é preciso marcar horário para pesquisar). Mas não pára por aí: os proprietários também se dedicam a valorizar seus acervos mais espetaculares, como o de Issey Miyake, que foi exposto em Florença semestre passado, com curadoria “Angelo Museu”.

    Corso Giuseppe Garibaldi, 59, Lugo, Ravenna  +39 0545 35200

    2) LAMÙ VINTAGE

    A Lamù é outro nome bastante frequente nos principais mercados e encontros vintages da Itáila (como o que vai acontecer em setembro, em Padova, veja em http://www.vintagefestival.org/vintage/). Super especializada em óculos, a loja garante autenticidade (vintage mesmo, e não objetos refeitos) e também dá preferência por vender óculos que nunca foram usados. Os modelos vão, geralmente, da década de 60 aos mais atuais da década de 90 (para muitos, a década de 90 ainda não é vintage, mas cabe a você escolher!). O acervo é em Bolonha, mas as meninas da Lamù costumam informar os clientes pelo email de onde vão estar (esse acima!).

    info@lamuvintage.it +39 3385886655

    3) ONLY ONE

    only one brescia

    Em todos os bons brechós italianos é assim, mas fica mais fácil acreditar quando pegamos com as próprias mãos raridades de outros tempos, vistas na internet ou revistas. Aquelas maravilhosas camisas estampadas que Gianni Versace lançou nos anos 80… existem ainda e estão à venda (não garantimos que ninguém está comprando enquanto você está lendo…). Algumas dessas raras peças estavam expostas no Vintage Selection, em Florença. Todas ali, no cabide, esperando que algum fashionista  reconheça o quanto são atemporais.

    Via Pasubio 32
    Brescia (BS)
    +39 335/6261287

    antichitalacupola@hotmail.it

    4) VINTAGE DELIRIUM by Franco Jacassi

    Não por acaso o brechó de Franco Jacassi se autodenomina “Vintage Delirium”. Os apaixonados por vintage simplesmente caem duro ao entrar no labirinto perfeitamente caótico e escondido no centro de Milão.  Jacassi, o mito, está sempre ali, pronto pra pinçar um cabide entre milhares, e jogar na tua cara uma peça Chanel raríssima, acompanhada obviamente de sua história. Não que ele esteja sempre disponível: se entra um designer de alguma mega grife, como Salvatore Ferragamo ou Gucci,  Jacassi sai correndo pra acudir a desesperada alma fashion em busca de uma iluminação do passado. Mas mesmo que sua intenção não seja criar uma coleção, um pit stop por ali pode render, no mínimo, uma armação vintage Dior para seus próximos óculos.

    Via Giuseppe Sacchi, 3
    20121 Milano
    TEL: +39 02 86 46 20 76
    info@vintagedeliriumfj.com
    francojacassi@tiscalinet.it

    5) LA TERRA DELLE DONNE

    vintage place

    Pra quem quer circular pela capital do Piemonte, Turim, vale a pena girar no Quadrilátero Romano e em torno à Molle Antonelliiana, construção não católica que é estranhamente o cartão postal desta cidade italiana.  Nesse giro é impossível não passar pelo La Terra Delle Donne. O fato de sua proprietária ser uma arqueóloga torna a ideia mais interessante, não? Ali dá pra encontrar bolsas, clutchs, chapéus, objetos e móveis desde 1700 até os anos 70 do século passado.

    Via San Domenico, 18

    Turim

    Tel: +39 347 418 1308

    6) VENTURINO VINTAGE SNC (ASTI)

    Asti, por ser a cidade famosa que produz o Barbera D”Asti, um dos vinhos mais conhecidos da região do Piemonte, costuma fazer parte dos roteiros de enófilos. Mas a moda também está lá, com seus mercados antigos e cantinhos preciosos como o Venturino Vintage, nome sempre presente em eventos vintage na Itália. Eles prometem uma pesquisa refinada em bijouterias, botões, lenços e acessórios.

    Via Sant’Evasio, 19

    Asti, 0141595946

    7) LA TILDE

    la spilla allegra gucci

    A proposta das meninas do La Tilde é respeitar a cultura rural que ensina,  segundo elas contam em seu site, “a não jogar nada fora, porque tudo pode servir”.  As designers e pesquisadoras saem à caça de objetos antigos e os reapresentam, restaurados ou simplesmente “olhados” de uma outra forma.

    Via Ospedale, 9

    12051 ALBA (CN)

    info@latilde.it, +39 0173010100

    8) BETTY PAGE BOUDOIR

    O nome já é delicadíssimo: “Penteadeira de Betty Page”. Por que não visitar, em plena Gênova? No meio das ruazinhas, turistas se misturam com genoveses, subidas e descidas com a sensação (verdadeira) de que a qualquer momento vamos ver o mar. Gênova é cheia de especiarias saborosas e nesse espírito pode ser muito interessante entrar dentro de um brechó. Provavelmente vamos encontrar plumas, bolsinhas, vestidos de moça antiga, dos idos de 1800 até algumas décadas atrás.

    via di Ravecca, 51r

    Genova

    9) JULES E JIM

    bolsas grifes

    A Jules & Jim, como tantos outros locais interessantes na Itália, investe não só nas peças e na pesquisa de moda que oferece, mas também numa prática que os italianos adoram: o aperitivo. Loja bacaninha que se preze na Itália vai ter, vez ou outra, uma tarde com DJ e taças de prosecco. Em Florença, os locais vintage são vários, e inclusive acontece, duas vezes por ano, o Vintage Selection (um encontro de importantes brechós italianos).  Quem quiser seguir esse brechó no Facebook, a página é http://www.facebook.com/group.php?gid=73734393953

    via dei Pecori 11/r- secondo piano

    Firenze

    10) JEWELS OF FANTASY

    Não é difícil encontrar na Itália um tipo de loja ou galeria que só funciona se você marcar horário. Ou então que você tenha que tocar a campainha até aparecer alguém que abrirá uma portinha misteriosa. FFW encontrou peças da Jewels of Fantasy numa feira vintage, mas ainda não visitamos sua sede, que funciona daquele jeito: você marca um horário por telefone e os colecionadores te convidam pra ver o acervo.  Para quem passar por Roma e quiser conhecer apaixonados por jóias e bijouterias vintage da Hermès, Givenchy, YSL e Chanel, dos anos 1920 à década de 80, fica a dica! Se não der pra comprar nada, pelo menos dá pra tomar um café com o Juan Carlos, argentino, um dos sócios (o outro, americano, fica em Nova York).

    Via Annia, 58, Roma

    designcp2002@yahoo.com +39 3388891947

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!