FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Editora da revista “Elle” Turquia fala sobre o mercado editorial do país
    Editora da revista “Elle” Turquia fala sobre o mercado editorial do país
    POR Redação

    88ELLKAPAKUm dos primeiros títulos internacionalmente conhecidos a fincar raízes na Turquia foi a revista “Elle”. Desde sua fundação em 1999, a publicação vem sendo responsável por fomentar e apoiar não só a crescente indústria de moda no país, como também o efervescente cenário cultural que tomou conta de Istambul nos últimos anos.

    O FFW conversou com a editora chefe da “Elle” Turquia, Isik Simsek, para entender melhor o mercado editorial da região. Confira:

    Quais são os principais desafios de se fazer uma revista de moda na Turquia?
    A Turquia é um país em desenvolvimento. As coisas estão mudando muito rapidamente e, ainda bem, para melhor. Há onze anos, não existia quase nenhuma marca internacional por aqui, e o entendimento sobre uma revista de moda, um editorial, uma matéria de capa, era muito limitado. Depois que as indústrias de moda e têxtil tiveram um boom gigantesco nos últimos 10 anos _ainda que existam alguns desafios para superar_, ficou muito mais fácil produzir, fotografar e fazer uma revista por aqui. Em termos de leitores ainda há muito o que melhorar, já que nossa circulação é baixa se comparada a outros países da Europa. Isso faz com que o marketing e publicidade da revista fiquem bem menores do que outras mídias como TVs, jornais e internet. Fato que acaba resultando em orçamentos muito baixos para uma publicação.

    E existe um equilíbrio entre marcas internacionais e turcas?
    Se você estiver falando de marcas como revistas, não. A “Elle” é a líder de mercado, seguida pela “InStyle”, “Marie Claire” e “Harper’s Bazaar”. A “Vogue” também surgiu na cena esse ano. Mas se você está falando de marcas de moda, sim, podemos falar de um mix igualitário. Nos últimos 10 anos quase todas as grandes marcas internacionais vieram para a Turquia. Também, seja de fast ou slow fashion, existem muitas grifes Turcas que se fortaleceram como grandes nomes no mercado.

    Se você pudesse definir o estilo da mulher turca como seria?
    Há alguns tipos de mulheres em termos de estilo: as trabalhadoras, com formação universitária, morando nas grandes cidades e muito abertas para mudanças de estilo e moda em suas vidas. Seguidoras de tendências, são essas as principais leitoras de revistas de moda. Há também aquelas que vêm de um passado mais conservador, extremamente dependente de suas famílias (principalmente seus maridos ou pais) em todos os aspectos _sociais e econômicos. Um grupo que batalhamos muito para que se tornem também leitoras. E existem também as celebridades e socialites, que são vistas como ícones de moda, seguidas por ambos os grupos. Mas de uma forma geral, a mulher turca tem um grande interesse em moda e em ser estilosa. Elas seguem as tendências da temporada religiosamente e adoram comprar. Podemos chamar o estilo de “relaxed” e “easy”, com um “twist” de cor e paixão por acessórios grandes.

    E para terminar, a tradição e cultura da Turquia influenciam de alguma maneira seu trabalho na revista?
    Cultura, absolutamente. Tradição, não muito. Nós, como “Elle” girls, acreditamos em se divertir com a moda, aproveitar todos seus aspectos na vida. Nós tentamos absorver o máximo da nossa herança cultural, o que nos dá grandes ideias e inspirações. Tradição fica um pouco fora do nosso foco, já que adoramos olhar para frente.

    + elle.com.tr

    + twitter.com/elleturkey

    Não deixe de ver
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    FFW