FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Louis Vuitton confirma, finalmente, Nicolas Ghesquière na direção artística da marca
    Louis Vuitton confirma, finalmente, Nicolas Ghesquière na direção artística da marca
    POR Augusto Mariotti

    O estilista Nicolas Ghesquière, que assume a direção artística da Louis Vuitton ©Reprodução

    Update (04.11.13): Semanas após uma matéria em um site afirmar a contratação de Nicolas Ghesquièrre pela Louis Vuitton, então desmentida pela marca, o grupo LVMH anuncia, finalmente, a aguardada chegada do estilista, que entra para substituir Marc Jacobs. Em sua página no Facebook, a Vuitton postou o seguinte comentário nesta segunda: “Louis Vuitton is thrilled to welcome Nicolas Ghesquière as artistic director of its women’s collections. The first women’s collection created by Nicolas Ghesquière will be presented in Paris in March 2014” (Louis Vuitton dá as boas vindas a Nicolas Ghesquière como diretor artístico das coleções femininas. Sua primeira coleção será apresentada em Paris, em março de 2014). O FFW não mudou o conteúdo desta página, apenas a atualizou conforme os fatos se desenrolavam.

    Update (10.10.13): Este post foi atualizado por conta da repercussão da notícia, que ainda não foi confirmada oficialmente pela Louis Vuitton. Segundo o WWD, um porta-voz da marca disse que uma decisão final não foi tomada ainda. Mais updates devem ocorrer até a confirmação final.

    O designer francês Nicolas Ghesquière assume a direção criativa da Louis Vuitton, ocupando o lugar onde esteve Marc Jacobs nos últimos 16 anos. Leia aqui sobre a saída de Jacobs da LV. A notícia que rodou sites como o “The Cut” e “V Magazine”, fez o mundo da moda se movimentar, porém não havia sido confirmado oficialmente. “Estou muito honrado com a missão que me foi dada e estou orgulhoso de entrar para a história dessa maison icônica”, diz Nicolas em comunicado oficial publicado no “WWD” nesta segunda (04.11).

    “Se Nicolas Ghesquière não é um dos maiores designers da atualidade, não sei quem será”, já escreveu Cathy Horyn, crítica de moda do “The New York Times”.

    Nicolas, estilista com status cult e dono de uma grande legião de fãs e seguidores, deixou a Balenciaga há menos de um ano, em uma notícia que, na época, assustou o mundo da moda. Ghesquière retomou o status da maison espanhola e suas apresentações para a marca eram as mais aguardadas de toda uma temporada de desfiles. Sob seu comando, a grife tornou-se desejada e concorrida, mas não o suficiente para os relatórios de venda. Nicolas sempre foi o artista, o visionário, e tinha certa dificuldade em fazer o papel de “hit maker” que o mercado pedia. Ele parecia até constrangido na parceria da Balenciaga com Kristen Stewart, ídolo teen. Sua verdadeira musa era a mais discreta – e mais velha – Charlotte Gainsbourg. Leia mais sobre a Balenciaga e a era Ghesquière

    Agora, muitos devem estar comemorando um possível retorno por cima de Nicolas (nós estamos!). Um profissional brilhante como ele não pode ficar de fora do mercado. Podemos pensar que, se ele foi dispensado da Balenciaga por ser muito “conceitual”, imagina o que será dele na Louis Vuitton, uma empresa muito maior e com demandas comerciais gigantes. Mas a verdade é que a roupa que Marc Jacobs vinha fazendo para a grife francesa não fazia muito sentido fora do contexto do desfile. Os shows eram espetaculares, mas as roupas não são o mais importante para a Louis Vuitton, tanto que muitas lojas da marca são focadas exclusivamente nos acessórios. Ghesquière pode trazer essa magia de volta e ainda contar com uma equipe de ponta e estrutura de primeira para supervisionar a criação das linhas de sapatos e bolsas. De fato, após uma rápida expansão global, cabe agora a ele “levantar” a reputação da marca dentro do mercado de luxo. Segundo o WWD, o estilista irá trazer “uma visão moderna e criativa, trabalhando com os valores de sofisticação, savoir faire e qualidade extrema”.

    Uma ótima escolha e um aproveitamento enorme de um grande nome do mercado. E a França poderia comemorar um francês à frente de uma das casas mais tradicionais do país.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!