FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Diretora de “Selma” e HBO fazem documentário sobre batalha de moda em Versalhes
    Diretora de “Selma” e HBO fazem documentário sobre batalha de moda em Versalhes
    POR Augusto Mariotti

    Em 1973, o Palácio de Versalhes protagonizou uma dos mais importantes mudanças da moda internacional: a batalha entre cinco estilistas franceses e cinco estilistas norte-americanos.  Para relembrar o encontro entre as duas maiores potências da moda na época, a HBO Films e a diretora Ava DuVernay, conhecida por “Selma”, fizeram o documentário “The Battle Of Versailles”, que conta sobre a noite em que 700 convidados se reuniram para assistir aos desfiles das grifes e ajudar na arrecadação de fundos para a reforma de um dos mais importantes monumentos históricos da França. O filme é baseado no livro da crítica de moda do “Washington Post” Robin Givhan, publicado no ano passado, intitulado “The Night American Fashion Stumbled into the Spotlight and Made History”.

    DuVernay, que recentemente dirigiu o respeitado filme sobre Martin Luther King e a luta pela igualdade de direitos, aborda novamente a questão racial, que ainda é uma discussão muito limitada na moda. Representando um terço do casting, as modelos negras do desfile, como Pat Cleveland e Bethann Hardison, elevaram o nível de representação e levantaram a bandeira da diversidade na moda internacional mais do que nunca, fato evidenciado pela diretora no filme. No time dos Estados Unidos, estavam Oscar de La Renta, Halston, Bill Blass, Anne Klein e Stephen Burrows contra os mestres franceses Christian Dior, Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin e Emanuel Ungaro. Os dois continentes competiram com desfiles com 80 looks cada um – franceses priorizaram os modelos seculares da alta-costura, enquanto os americanos trouxeram referências mais esportivas e casuais.

    Entre os ilustres convidados que compareceram a batalha, estavam Grace Kelly e Andy Warhol. No fim da noite, o extravagante evento conseguiu três vezes mais do que o orçamento necessário para a reforma, calculada em US$ 60 milhões. Este não é o primeiro filme sobre o acontecimento. Em 2012, foi lançado o documentário “’73: American Runway Revolution”, que a partir de depoimentos de modelos e convidados, remontam a histórica noite.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW