FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    No desfile da Dior, editoras e modelos choram por Galliano
    No desfile da Dior, editoras e modelos choram por Galliano
    POR Redação

    the king is gone 2Única manifestação na porta do desfile da Dior ©Juliana Lopes

    Por Juliana Lopes, de Paris para o FFW

    Foram menos de sete dias entre o aparecimento do vídeo que mostra o estilista John Galliano proferindo xingamentos nada leves, sua demissão da grife Christian Dior, as acusações do governo francês contra ele e ainda uma internação em centro de reabilitação. Não só o mundo da moda — mas o mundo “todo” acompanha a saga de um dos fashion designers mais famosos do mundo. Muitos nomes igualmente ou mais conhecidos também não pouparam comentário: a atriz Natalie Portman se disse “enojada”, e o estilista Karl Lagerfeld também demonstrou seu pesar.

    Hoje, em Paris, no auge de toda a polêmica, os sentimentos se misturaram. Viu-se menos indignação e mais tristeza. A moda está triste. Uma das editoras mais “ensolaradas” do mundo fashion saiu do desfile da Christian Dior bastante abatida. Anna Dello Russo estava apagada, mesmo cheia de maçãs douradas na cabeça que provavelmente serviam como um amuleto anti-mau-humor. Sempre disposta a posar para os fotógrafos, desta vez preferiu aparecer de costas. “Na moda nos preparamos para ver um momento de glamour, mas na realidade não foi isso que vimos. Uma situação ruim, foi isso que vivemos”, disse Russo ao FFW.

    anna “O que podemos aprender com esse fato é que não adianta sermos profissionais brilhantes, devemos também cuidar de nossas almas”, diz Anna Dello Russo ©Juliana Lopes

    Pouco antes do desfile, o diretor da Dior, Sidney Toledano, deu uma declaração aos presentes. “O que aconteceu na última semana foi uma provação terrível e dolorosa para todos nós. Tem sido profudamente sofrido ver o nome Dior associado às declarações infelizes atribuídas a seu estilista, independente do quão brilhante ele possa ser”.

    As modelos que desfilaram estavam emocionadas. “Trabalhei com ele muitas vezes e eu sinto falta dele sim”, disse a brasileira Martha Streck. “Sabe o que eu acho? Que todos têm que ter liberdade de expressão, mas ninguém tem o direito de julgar”, completou.

    fridaFrida chora na saída do desfile ©Juliana Lopes

    A top Frida Gustavsson, que foi embora de moto para o próximo desfile, não aguentou e chorou. Escondeu o rosto com o capacete e pediu por favor que não a filmassem. A movimentação nas ruas em torno ao desfile foi além do normal e o policiamento ultra-reforçado. Pelo jeito, esperava-se manifestações diversas, mas apenas um manifestante apareceu, o performer Igor Dewe, 21 anos. Ele apareceu vestido como um mensageiro sagrado, cheio de flores e uma placa. “Não acho que ele estava nele mesmo quando falou tudo aquilo. Mas é justo que tenha sido punido. Não se pode dizer coisas assim estúpidas por aí”, disse o performer.

    No final do desfile, ao invés de Galliano, entraram na passarela dezenas de designers que trabalham para a Dior. Esse momento serve para trazer outra coisa à tona: que um estilista não trabalha sozinho. A filha de Costanza Pascolato (que não foi ao desfile), Consuelo, já havia comentado exatamente isso antes do desfile começar: “Já faz muito tempo que um designer não trabalha sozinho”, disse ao FFW. “São muitas responsabilidades, impossível cuidar de coleção, pré-coleção e todas as estapas. No caso do Galliano ele ainda tinha que administrar a sua própria marca”, comentou Consuelo. “Mas ficou bem claro que ele não tinha estrutura para aguentar o próprio sucesso e acabou acontecendo isso”.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar