FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Paris: “a LV não conhece a crise”, diz Deneuve ao FFW
    Direto de Paris: “a LV não conhece a crise”, diz Deneuve ao FFW
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, em Paris

    Momento final do desfile da Louis Vuitton ©Paula Rita Saady/FFW

    Apresentação teatral e materiais preciosos marcaram o desfile da Louis Vuitton, nesta quarta (07.03), último dia da temporada de Paris e dos lançamentos internacionais para o Inverno 2012. Como foi a primeira apresentação do dia, logo na entrada, a hostess servia suco de laranja e comidinhas em clima de brunch.

    A cenografia era a de uma estação de trem e como se não bastasse, um trem construído especialmente para o desfile invade a sala repleto de modelos com direito a trilhos, fumaça e condutor, para êxtase do público, que não demorou para entrar na viagem, que tinha como comandante o estilista Marc Jacobs. Esta cena poderia estar no filme “Hugo Cabret” ou em um episódio da série cult “Boardwalk Empire”, ambos do diretor Martin Scorsese, que assim como a coleção, têm grandes referências dos anos 30.

    Carregadores de malas e bolsas ©ImaxTREE

    A “companhia ferroviária” Louis Vuitton, como não poderia deixa de ser, oferece um serviço cinco estrelas e nenhuma modelo segurava a bolsa; cada uma delas era acompanhada por carregadores, que levavam as 154 malas e bolsas diferentes mostradas no desfile. Uma verdadeira celebração do DNA da marca, conhecida por sua excelência em maleteria.

    A consumidora da marca, uma mulher cosmopolita que está em muitos lugares ao mesmo tempo, explica seu visual composto por sobreposições de estampas e bordados de influências setentistas, orientais e barrocas. Vestidos de corte império, maxi sobretudos levemente acinturados, usados sobre saias e calças cigarretes. Os tecidos eram suntuosos, de cores intensas, estampados em tons vibrantes e rebordados com pedras e cristais. Nesse caso, more is more. “A Louis Vuitton não conhece crise” disse ao FFW a atriz Catherine Deneuve, que estava na primeira fila.

    Maxi bolsas ou pequenas malas? ©ImaxTREE

    As bolsas, maiores do que nunca, foram inspiradas em modelos antigos de malas da marca. O destaque fica com as maxi bolsas de pele de vison. E o tradicional monograma da marca, dessa vez, apareceu discreto. “A Louis Vuitton é uma marca identificável internacionalmente pelo monograma, e eu quis fazer algo para uma mulher extrovertida, que tem prazer em viajar e se vestir bem. Ela tem desejo de Vuitton não apenas para se exibir, mas para se sentir bem com ela mesma” explicou Jacobs.

    Marc após o desfile, tão fotografado quanto as roupas que cria ©Paula Rita Saady/FFW

    E sobre a exposição Louis Vuitton e Marc Jacobs, que começa na quinta (08.03) no Museu de Artes Decorativas, ele falou ao FFW sobre sua relação com a arte: “Sempre tive uma conexão com a arte e acho que fui um dos primeiros a realizar colaborações com artistas contemporâneos. E acho que é porque tenho essa noção romântica de Paris nos anos 20 e 30, quando havia uma verdadeira sociedade criativa em que Jean Cocteau, Schiaparelli, Dali, Chanel, Picasso e todos aqueles que possuíam uma visão e voz ativa compartilhavam ideias e criavam juntos. Isso é muito europeu, principalmente parisiense. Não me canso de me deslumbrar com a beleza dessa cidade, ainda sou o típico americano em Paris”.

    Sarah Jessica Parker veio de Nova York especialmente para assistir ao desfile. Ela estava usando um look da coleção Vuitton de 2007, feito sob medida para a atriz. “Foi perfeito, essa silhueta é simplesmente muito cool”, disse ela ao FFW. Sarah confessou que está apaixonada por tudo o que tem visto do Brasil, principalmente a personalidade das pessoas, que se assemelham muito a sua, “sorridente e expansiva”. “Foi uma identificação instantânea”, disse ela sobre o beauty artist Claudio Belizário, que está cuidando de seus cabelos em Paris. Em breve ela estará por aqui para conferir pessoalmente a exuberância do país. 

    Anna Wntour ©Paula Rita Saady/FFW

    Marc recebe Sarah Jessica Parker ©Paula Rita Saady/FFW

    Histeria fotográfica no trem da Louis Vuitton ©Paula Rita Saady/FFW

    Primeira fila da Vuitton ©Paula Rita Saady/FFW

    Mais de Paris:

    Reta final: veja as coleções de McQueen e Louis Vuitton

    Yves Saint Laurent confirma Hedi Slimane como seu novo diretor criativo

    Chanel busca em cristais energia para a mulher

    Saiba como foi o desfile de Pedro Lourenço

    Adeus: veja o último desfile da YSL sob direção de Stefano Pilati

    América do Sul está na mira criativa da Hermès

    Tons primários em alta nas ruas da capital francesa

    Paris is burning! Veja as coleções da Céline, Givenchy e Stella McCartney

    O desfile de Gaultier e a agitação no Marais

    Rick Owens deixa público em êxtase e + dos desfiles

    Lanvin comemora 10 anos sob direção criativa de Alber Elbaz

    Conheça a brasileira que estreia na direção criativa da Azzaro

    O estilo corporativo é a inspiração da coleção da Balenciaga

    Dries Van Noten e Gareth Pugh esquentam Paris com bons desfiles

    Boas estreias e o ônibus carnavalesco da Colette

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!