FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Direto de Madri: as curiosidades e a temperatura da semana de moda
    Direto de Madri: as curiosidades e a temperatura da semana de moda
    POR Camila Yahn

    PERNAS COLORIDAS

    ©FFW

    Mesmo com a temperatura beirando 0 graus, as mulheres não deixam seus vestidos no armário. E a peça coringa é a meia-calça, que aqui em Madri apareceu em diversas cores; nada de tons sóbrios. A Ministra da Cultura, Ángeles González Sindes, estava bem bonita com uma verde escura. Mas ainda vimos em cores mais fortes, como vermelho, rosa, vinho e até amarelo. Em meio a um inverno tão rigoroso – cobertura intensa na TV e muitas páginas nos jornais – as pernocas coloridas viram pontos de luz na semana de moda e pelas ruas.

    __________________________________________________________________________________________

    ENSAIANDO A CRÍTICA

    ©FFW

    No desfile da marca Roberto Verino, uma pequena loirinha dividiu a atenção com as modelos que iam e voltavam na passarela. Agachada entre as pernas da mãe, que estava na primeira fila, ela olhava os looks e rapidamente escrevia algo em seu iPad, digitando com seus pequenos dedinhos. E assim foi durante todo o desfile, aguçando a curiosidade da plateia, que se encantou com sua aparente concentração.

    __________________________________________________________________________________________

    GONGO!

    ©FFW

    No pavilhão onde acontecem os desfiles da semana de moda de Madri, todos os espaços são abertos ao público. E um dos mais concorridos e divertidos é o “espelho mágico” da Absolut. Basicamente, é um megatela que “avalia” o seu look. É só você se colocar na frente do espelho e ele digita algo como: “Qual será o look mais bonito?”. E então dá uma nota pela sua produção do dia, seguida de um comentário, nem sempre muito lisonjeador. E claro, essa é a parte mais engraçada. É normal ganhar um 4 ou um 5 e ainda ter que ouvir coisas como: “Você ficaria melhor com outro sapato”; ou “Essa roupa é para trabalhar em um stand?”. O timing e o humor da pessoa que controla os comments do espelho são muito bons e provocaram boas risadas entre os passantes.

    __________________________________________________________________________________________

    LOS HOMBRES

    ©FFW

    Aqui em Madri os homens se vestem de forma muito distinta e tradicional. Quando a gente olha para a plateia do desfile, das filas A até a F, praticamente todos eles estão vestindo paletó. A maioria ainda leva gravata e malha em gola V. Mas claro, em se tratando de um evento de moda, há os que dão um toque extra no clássico look masculino, seja de maneira inusitada, com uma gravatinha colorida, ou com um look quase figurino, com direito a chapéu e tudo. A estilista Anna Locking entrou na onda e fez uma flor a partir de material de lápis apontado, que depois foi tingido e resinado.

    __________________________________________________________________________________________

    UMA MÃOZINHA DA IMPRENSA

    ©FFW

    É bonito de ver o apoio que os espanhóis em geral dão à semana de moda. Os principais jornais (“El País”, “El Mundo”, por exemplo) cobrem o evento com bastante destaque. A TV não fica atrás. Certa noite, um jornal de horário nobre deu cerca de 10 minutos à cobertura do evento. Uma senhora do Ministério da Cultura foi entrevistada sobre o porquê ela estava lá. A resposta: “Aqui não é Paris. Nós precisamos unir forças. Por isso temos que prestigiar, temos que ajudar, temos que estar aqui”. E é esse o comportamento geral, não só por parte da imprensa, mas também do público, que aplaude as roupas no meio do desfile e levanta, sem culpa, a moral dos estilistas que gosta mais.

    __________________________________________________________________________________________

    SURPRESA

    ©FFW

    Também essa mesma marca produziu a bolsa mais desejada do evento. De longe, ela parece apenas um lindo presentinho colorido. Mas é só desfazer o laço e abrir as duas abas laterais para ver que se trata de uma bolsinha estruturada, toda forrada por dentro, com espaço suficiente para a mulher levar o essencial para uma saída à noite. Um mimo.

    __________________________________________________________________________________________

    HI-TECH

    À esquerda, desfile Andrés Sardá; à direita, Aristrocrazy ©FFW

    Dois desfiles chamaram a atenção pelo seu poder visual (e de $). O do estilista Andrés Sardá, focado no underwear de luxo, tinha um telão de LED que mudava de imagens conforme a coleção se desenvolvia. Já o da marca de acessórios Aristocrazy deu um show de tecnologia com uma apresentação audiovisual sincronizada: a projeção de um vídeo super bem feito embalou praticamente todos os espaços de parede da sala com cores, grafismos e imagens da modelo-rosto da marca. E no caso da Aristocrazy, essa mega projeção foi um cartão de visitas mais eficiente do que o desfile em si.

    __________________________________________________________________________________________

    SHOW

    ©FFW

    O estilista David Delfin conseguiu reunir performance com um bom desfile. Apesar de estar passando por problemas financeiros (ele e todo o país), DD era um dos nomes mais esperados e recomendados do evento. Ele mostrou uma boa coleção, enxuta, de linhas retas e imagem contemporânea. Ao final, a surpresa: entram em um pequeno palquinho montado na passarela a cantora Alaska, seu parceiro Mario e uma figura de cabelo rosa chamada Bimba Bosé cantando a música “Absolutamente”. Segundo os jornais espanhois comentaram, parecia uma festa do Almodóvar, já que Alaska era de sua turma nos anos 80 e na primeira fila também estava a atriz espanhola Antonia San Juan, de “Tudo Sobre Minha Mãe”.

    Alaska e Mario voltaram a ser hit trash-cult após participarem de um reality show na MTV. A plateia inteira levantou. Muitas fotos, palmas, risadas e gritos. Apesar do caráter cômico, foi emocionante ver todo mundo entrando na brincadeira. E, em um momento de fofura, David entra para agradecer e corre para dar um abraço emocionado em seus pais, na primeira fila.

    + Direto de Madri: semana de moda muda estratégia e abre temporada internacional

    + Drops direto de Madri: as manias do público espanhol, o lounge do beijo, e mais!

    + FFW encontra a modelo brasileira Débora Müller nos bastidores da semana de moda

    + Direto de Madri: papo sério com a diretora da semana de moda espanhola

    + Conheça a marca espanhola de lingerie de luxo que você ainda vai querer 

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar