FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Desfile de Saint Laurent celebra os 50 anos de Rive Gauche e a cena musical de Los Angeles
    Desfile de Saint Laurent celebra os 50 anos de Rive Gauche e a cena musical de Los Angeles
    POR Camila Yahn

    Rive Gauche x Hedi Slimane

    O desfile marcou o aniversário de 50 anos da linha Rive Gauche e traz estampas históricas da marca, revisita os ternos impecáveis e as estampas animais, que servem tanto à lembrança do glamour de Yves Saint Laurent quanto à atitude rock sempre presente no trabalho de Hedi Slimane. O desfile é uma mistura desses dois universos, e Hedi faz um mergulho em suas próprias origens, reforça os códigos e proporções que definiram sua estética desde os anos 90, como a silhueta ultra skinny para os homens. Slimane olha tanto para suas referências como estilista, desde o início de sua carreira, e consegue reunir tudo aqui, um tributo também a ele mesmo. Há pouco tempo, rumores circularam sobre sua saída da marca e esse desfile tem uma atmosfera de despedida. Vamos aguardar o prêt-à-porter em março.

    + Veja a coleção completa aqui

    saint-laurent-palladium-show

    ©Agência Fotosite

    Unissex

    O desfile misturou o Inverno 17 masculino com a parte 1 do feminino. A parte 2 será apresentada em Paris, em março. Mas os dois aparecem equilibrados e a marca diz que a coleção é, na verdade, unissex. Muitas marcas têm inserido looks femininos nas passarelas masculinas ou simplesmente usando meninas no casting, mostrando uma força na direção de unificar as duas coleções em uma ou pensar em uma estética que possa ser aproveitada tanto por homens quanto por mulheres. Isso já tem acontecido e parece uma direção natural.

    saint-laurent-palladium

    ©Agência Fotosite

    O legítimo rock-chic

    Para quem ainda era reticente ao trabalho de Slimane na Saint Laurent, essa coleção pode ser um divisor de águas. São 93 looks luxuosos, da criação, passando pela composição do styling à manufatura luxuosa das peças. Na ainda curta trajetória dele em uma das marcas de maior prestígio no mundo, Hedi ainda mantém as silhuetas e a atitude rebelde, mas com acabamento de Alta-Costura. Todos os bordados são couture e feitos inteiramente à mão. É uma coleção bem 70’s, também pelo viés da música. Bowie/Thin White Duke, Joan Jett, Mick Jagger, Debbie Harry, Jimmy Hendrix, as groupies mais descoladas, o mistério e a sensualidade dos dândis, quase vampiros modernos, que saem com seus chapéus fedora e óculos escuros. Em ambas as coleções, há incontáveis peças que podem ir direto pras ruas, como jaquetas, camisas, calças (na versão culote em couro para as meninas), vestidos, capas, lenços, sempre em materiais nobres, como couro e pele, com muitos bordados, paetês, franjas. Ao mesmo tempo, sua imagem de passarela ainda é instigante, encantadora e com um absurdo tato para a contemporaneidade.

    Screen shot 2016-02-11 at 8.43.58 AM

    ©Twitter Saint Laurent

    Drinking in LA

    A apresentação foi mais que um desfile gigante, foi também um tributo a cena musical de Los Angeles que reuniu mais de 10 bandas na after-party, alguns projetos lançados pelo próprio Hedi, como o novíssimo Dylan Lee, um surfista de 18 anos e filho da Pamela Anderson. Tem algo mais LA que isso? Também tocaram Bleached, Cherry Glazerr, cuja vocalista Clementine é amiga de Hedi, Mystic Braves, kim and the Created, No Parents, Curtis Harding, The Sloths, Allah-Has e ainda Joan Jett, musa rocker dos anos 70 e Beck. O projeto leva o nome de Saint Laurent at the Palladium e é o segundo curado por Slimane in Los Angeles. O primeiro foi uma exposição de fotografia contemporânea em 2011.

    Screen shot 2016-02-11 at 10.31.39 AM

    ©Twitter Saint Laurent

    Artistas convidados

    O backdrop do palco do Palladium foi pintado por Lucia Ribisi, artista da Califórnia e uma das novas musas de Slimane. Ela tem apenas 18 anos e acordou um dia com uma mensagem do estilista em seu celular. “Eu não tinha nem fotos do meu trabalho. Eles me encontraram por pura coincidência”, ela disse a Wallpaper. Alguém da Saint Laurent descobriu sua página no Facebook através de uma das modelos. Quatro semanas depois, estava em Paris na primeira fila do desfile e agora é uma colaboradora da Saint Laurent. Ela é filha de um ator (Giovanni Ribisi) e de uma pintora (Mariah Waterfall O’Brien), e cresceu no meio da cena artística de LA por onde Hedi gosta de circular. Já o convite teve arte de Mitchell Syrop, artista de 60 e poucos anos, com centenas de exposições e obras no currículo. Ele tem um trabalho com tipografia muito interessante e é isso o que faz para o convite da SL.

    Na primeira fila

    Screen shot 2016-02-11 at 10.28.56 AM

    ©Reprodução Instagram

    Que lugar melhor do que Los Angeles para montar uma boa primeira fila? Lady Gaga, Gary Oldman, Courtney Love, Justin Bieber, Jessica Alba, Elle e Dakota Fanning, Lenny Krawitz, Sam Smith, Ellen degeneres, Miranda Kerr, e a eterna Baywatch girl Pamela Anderson.

    saint-laurent-modelos

    ©Agência Fotosite

    Modelos brasileiros

    No casting, desfilaram os brasileiros Gabriel Marques (muso da edição 41 da FFWMAG), Cris Herrmann e Bruna Dapper.

     

    Não deixe de ver
    Dries Van Noten anuncia saída de sua marca
    GAP se juntou a Palace Skateboards em coleção de estética nostálgica
    Phoebe Philo dá sua primeira entrevista em 10 anos
    Jean Paul Gaultier escolhe o novo nome para seu desfile de alta costura
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Clássico e atemporal, o trench coat é favorito para dominar a nova estação
    Gentle Monster: um olhar nada óbvio
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Damyller celebra 45 anos com coleção-cápsula e campanha com o ator Leandro Lima e Marcelia Freesz
    Ye, Charli XCX e Mia Khalifa estrelam novo lookbook de Y/PROJECT