FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Programe-se!
    Programe-se!
    POR Camila Yahn

    Karen Van Godtsenhoven, curadora do museu de moda da Antuérpia ©Reprodução

    A curadora do MoMu, Museu de Moda da Antuérpia, chega ao Brasil para uma série de eventos em uma iniciativa da Radar Consultoria. Karen Van Godtsenhoven, o cérebro por trás das últimas sete exposições do espaço, considerado berço da moda avant-garde, é presença constante em conferências de moda mundo afora. Especialista em design de moda belga, ela enxerga o universo também do ponto de vista cultural e sociológico.

    Como parte da organização do museu, Karen também tem acesso a Royal Academy of Fine Arts da Antuérpia, que fica no mesmo prédio e é considerada uma das melhores escolas de moda do mundo. Em seu coração, arte e moda batem na mesma medida. Os estudantes são estimulados a expressarem sua individualidade através do design e cada trabalho é tratado como uma obra de arte. Para muitos jovens talentos, essa combinação funciona como um ímã ou um chamado.

    Da esquerda para a direita, os Antwerp 6: Ann Demeulemeester, Dirk van Saene, Marina Yee, Dries Van Noten, Walter van Beirendonck e Dirk Bikkembergs ©Reprodução

    A Antuérpia é conhecida como um embrião de talentos para a moda e o design, que dividem uma estética minimalista e conceitual ou um olhar mais radical sobre a moda. No final da década de 1980, seis estilistas ficaram conhecidos como o grupo “The Antwerp 6”: Ann Demeulemeester, Walter van Beirendonck, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Dirk van Saene e Marina Yee. Martin Margiela também era estudante na Academia na época, mas o fato de não ter se juntado a eles em um desfile especial em Londres o deixou de fora do grupo original. Essa turma colocou a cidade no mapa da moda definitivamente.

    Após essa geração, designers como Raf Simons, Veronique Branquinho e Haider Ackermann seguiram seu legado estético. E ainda mais recente, a dupla Peter Pilotto, cujos estilistas também estudaram na Academia.

    O museu e a escola ficam no mesmo prédio e têm uma conexão real e profunda que acaba por beneficiar os estudantes. Ambos têm como marca registrada a busca pela individualidade. E essas duas instituições fazem parte do ModeNatie, grupo que agrega vários parceiros criativos.

    Este é o universo de Karen, que participará de palestras e conversas em Fortaleza, Rio e São Paulo. Pessoa muito interessante, com uma visão diferente da moda, vale a pena conferir. Veja a agenda da jovem curadora no País:

    14 de abril @ Fortaleza
    9h30: Palestra de abertura do Dragão Pensando Moda: “A importância dos Museus de Moda na valorização da cultural nacional e regional”
    Local: Auditório Unidade Senac, Iracema
    Valor: R$ 45
    Mais informações aqui

    18 de abril @ Rio
    19h: Palestra com a Escola de Artes Visuais
    Local: Parque Lage
    Mais informações aqui

     23 de abril @ São Paulo
    Conversa com Karen no CCBB em São Paulo, realizada por Cristiane Mesquita (Zigue Zague) e Radar Consultoria
    Informações: (11) 3113-3651 /3652  ccbbsp@bb.com.br

    Não deixe de ver
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    FFW