FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Crítica
    Crítica
    POR Augusto Mariotti

    Cathy Horyn e Oscar de la Renta ©Reprodução

    Essa temporada em Nova York foi quente, mas esse calor nada tem a ver com os lançamentos de Primavera-Verão.

    No desfile de Zac Posen, Jennifer Eymere, da revista “Jalouse” e herdeira da editora Jalou, que publica a “L’Officiel”, bateu na PR do estilista após esquentarem uma discussão em torno de lugares para ver o desfile. A PR está processando Jennifer em US$ 1 milhão.

    Agora o assunto do momento é a briga entre Cathy Horyn, editora de moda do “The New York Times”, e o estilista Oscar De La Renta. Em seu artigo sobre o desfile da marca, Horyn chama De La Renta de “hot dog” em um texto que é muito mais descritivo do que crítico de sua coleção. Mas o termo causou a ira no estilista, que comprou um espaço de anúncio no “WWD” para divulgar uma carta-resposta à jornalista (leia abaixo na íntegra).

    Segundo Horyn disse ao site Fashionologie, essa história não passa de um mal entendido. “Usei o termo dentro de um contexto profissional, como alguém exibindo seus truques, como um surfista. Achei essa coisa do anúncio um pouco exagerado”, disse.

    “Hotdoggin” foi cunhado como um termo do surf nos anos 1950 e geralmente descrevia o surf que era “mais para se exibir do que para fazer”. A editora usou a palavra no seguinte contexto: “Mr. de la Renta is far more a hot dog than an éminence grise of American fashion” (de la Renta é muito mais um hot dog do que uma figura realmente poderosa da moda americana). Resumindo, o que dá para entender é que ela o chamou de exibido e sem muita relevância na moda.

    Em sua resposta, o estilista, que acaba de completar 80 anos, diz: “Profissionais criticam a roupa, não as pessoas”.

    Cathy pode até estar falando a verdade quando diz que usou o termo de uma maneira positiva, mas não é a primeira vez que ela se envolve em maus lençóis com estilistas. Ela já foi impedida algumas vezes de entrar em desfiles, como aconteceu com Giorgio Armani, que desde 2008, a baniu de seus shows. Em uma carta ao editor do jornal, Armani reclamou dos comentários sarcásticos desnecessários sobre sua família e seus amigos. Dolce & Gabbana, Helmut Lang e Carolina Herrera também não a convidam mais. Já Alexander Wang continua colocando Cathy na primeira fila, mesmo após ela ter escrito que ele não é um bom designer.

    Carta de Oscar De La Renta a Cathy Horyn:

    Dear Cathy,

    This year I celebrated my 80th birthday. With pride, I can say that for more than 50 of those years, I have been privileged to work in a profession that I deeply love, one that has given me tremendous pleasure. I have always considered that my role as a designer and a great admirer of women has always been to make a woman look and feel her very best.

    I respect and accept criticism because in many ways it does help us develop; I try to make my work better each time. What I do not accept is when criticism is personal. If you have the right to call me a hot dog, why do I not have the right to call you a stale 3-day old hamburger? My advice to you is to abstain from personal criticism. Professionals criticize the clothes, not the people.

    Querida Cathy

    Este ano eu celebrei meu 80º aniversário. Com orgulho, posso dizer que por mais de 50 desses anos eu tive o privilégio de trabalhar em uma profissão que amo profundamente e que me deu imenso prazer. Eu sempre considerei que meu papel como estilista e grande admirador das mulheres sempre foi faze-las se sentirem no seu melhor estado.

    Eu respeito e aceito a crítica porque, de muitas maneiras, ela ajuda no nosso desenvolvimento; eu tento fazer meu trabalho melhor a cada temporada. O que eu não aceito é quando a crítica é pessoal. Se você tem o direito de me chamar de hot dog, por que eu não tenho o direito de te chamar de um hambúrguer velho? Meu conselho é que você se abstenha das críticas pessois. Profissionais criticam as roupas, não as pessoas.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!