FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quadriculado
    Quadriculado
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, de Paris

    Louis Vuitton Verão 2013 ©Paula Rita Saady

    A Louis Vuitton abriu o último dia da semana de moda de Paris Verão 2013 com um desfile performance (veja as fotos aqui). Esta é uma coleção dedicada ao Damier, o tabuleiro de xadrez, que também é um dos símbolos da maison.

    Dessa vez não havia monograma, o que é especialmente raro em um desfile Louis Vuitton. Mas se houvesse, iria quebrar o efeito do desfile, que foi mais uma performance: modelos chegavam em dupla em um cenário quadriculado, por meio de escadas rolantes, e caminhavam de maneira sincronizada usando looks complementares. “As modelos em dupla serviam para destacar o grafismo do desfile”, disse o estilista Marc Jacobs, no camarim, aos jornalistas (FFW também estava lá).

    “Les Deux Plateaux” ©Paula Rita Saady

    Essa ideia foi concebida em colaboração com o artista Daniel Buren, o mesmo que fez a instalação “Les Deux Plateaux”, em que 260 colunas listradas alinhadas decoram a entrada do Palais Royal, em Paris. Um ponto turístico, mas Marc é um americano encantado por Paris e esse desfile tem muito da Op Art e do senso de humor do filme “ Who are you, Polly Maggoo?” (1966), de William Klein, que por acaso conta a vida de uma americana em Paris através da moda. Uma ironia às amigas que vão ao shopping e se vestem parecido? Mas na Vuitton essa imagem funcionou, pois as roupas brincavam com os comprimentos e proporções, sempre mantendo o xadrez, em preto/branco ou amarelo/branco, e outros em tamanhos diferentes. Até as flores nas estampas eram compostas por cubos, e a bolsa ficou mais quadrada e pequena. Os mais interessantes foram os de efeito vazado, feitos à mão. “Eu queria cortar o romance, tão forte nas últimas coleções. Queria algo poderoso sem precisar contar um história — acabei chegando no xadrez”, explicou Marc à imprensa.

    Marc Jacobs no backstage da Louis Vuitton ©Paula Rita Saady

    A saia tubular, a barriga de fora, ternos, decote em V profundo, transparências, e vestidos linha A – todos os must have do verão estavam lá, em embalagem gráfica e visualmente emocionante. “É um desfile que faz bem para os olhos, e faz pensar muito sobre a moda” , resumiu Carine Roitfeld ao FFW na saída do desfile.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW