FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça Erdem Moralioglu, estilista adorado por Marion Cotillard e Kate Middleton
    Conheça Erdem Moralioglu, estilista adorado por Marion Cotillard e Kate Middleton
    POR Camila Yahn
    Erdem-Moralioglu

    O estilista Erdem Moralioglu ©Reprodução

    Marca: Erdem

    Fundada em: 2005

    Estilista: Erdem Moralioglu

    Idade: 38 anos

    Background: Erdem nasceu em Montreal e cresceu entre Canadá e Inglaterra. Tem uma irmã gêmea, fato que foi significativo na escolha de sua carreira. “Nós somos muito próximos e parte da minha obsessão por mulheres vem daí, perceber como elas se vestem, sentir seu perfume. Com quatro anos, as crianças ganhavam papel e lápis de cor e desenhavam árvores, e eu desenhava mulheres.” Ainda criança, assistia ao programa Fashion File com apresentação de Tim Blanks. Lá, via os desfiles de Alta-Costura da Chanel e YSL e percebeu que havia esse mundo lá fora, bem distante do subúrbio de Montreal onde morava. “Entendi que isso existia, que era uma carreira e que era o que eu iria fazer.”

    Após um BA em moda na Universidade Ryerson, de Toronto, foi para Londres e trabalhou como estagiário de Vivienne Westwood. Em 2000 estudou no Royal College of Art, inspirado por seus ídolos, artistas como David Hockney e Ossie Clark. De lá, em 2003, ainda foi para Nova York, onde trabalhou com Diane von Furstenberg, e teve uma experiência totalmente diferente da com Westwood. E finalmente voltou a Londres, onde abriu sua própria marca em 2005.

    Na época, venceu uma competição em que o prêmio era um espaço para um ateliê, com mesa de corte, máquina de costura e computador. “De repente eu tinha endereço e número de telefone. Então, achei que era a hora, fiz minha primeira coleção e a Barneys comprou”, relembra. Na estreia, ele não tinha dinheiro para fazer os sapatos que queria, então comprou uns baratinhos e pintou com spray.

    Onde desfila: semana de moda de Londres

    Personalidade: Erdem é considerado um gentleman pelas mulheres. O fato de ter trabalhado em dois opostos, Westwood em Londres e DVF em Nova York, traduz bastante de sua personalidade e do que vemos em sua roupa. Há delicadeza e feminilidade, misturadas a uma atitude “bold” e inteligência. O estilista já recebeu diversos prêmios de incentivo a novos talentos, como British Fashion Council Designer Fashion Fund Award, e no ano passado, venceu o prêmio de melhor designer feminino pelo British Fashion Council.

    + Veja as coleções de Erdem

    Estilo da marca: Conhecida por suas estampas vibrantes, pelo uso de tecidos experimentais e por um trabalho manual primoroso. Seus vestidos estampados, com florais inimagináveis e sempre diferentes são adorados por modelos, editoras e celebridades. Também foca na silhueta e em proporções, ampliando cada vez mais as peças para criar um guarda-roupa completo para diversos tipos de mulher, apesar de o carro chefe ser mesmo os vestidos. Usa neoprene em vestidos delicados de renda, faz jaquetas bomber de camurça com o forro em seda florida e peças esportivas com jeito de couture. “Gosto de contar histórias e são sempre sobre uma mulher: quem ela é, o que aconteceu com ela e o que ainda vai acontecer. Talvez ela seja uma médica, uma galerista, uma jovem mulher ou ela tem 78 anos, ou é mãe…”.

    Onde vende: Em mais de 150 pontos de venda, como Barneys New York, Bergdorf Goodman, Colette, Dover Street Market, Selfridges e Harvey Nichols. E também em seu e-commerce próprio. Uma loja própria estava prevista para abrir neste ano no bairro de Mayfair, em Londres.

    Quem usa: Muitas atrizes, como Marion Cotillard, Gwyneth Paltrow, Michelle Williams, Emma Watson, Julianne Moore, Anne Hathaway, Alicia Vikander, Keira Knightley, Emma Stone e Jessica Chastain, além de Kate Middleton, Anna Wintour e Marissa Mayer, CEO do Yahoo.

    Site: erdem.com

    Instagram: @erdemlondon

    + Conheça Chitose Abe, a inteligência por trás da Sacai

    + Conheça Junya Watanabe, o estilista mais vanguardista de Paris

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar