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    Conheça as marcas que estão mudando o mercado da França
    Conheça as marcas que estão mudando o mercado da França
    POR Redação

    Campanha Inverno 2011 da Maje ©Divulgação

    Pense nas marcas que dominam o mercado francês de moda. Lembrou de Chanel, Dior, Givenchy, Lanvin, Balenciaga, Yves Saint Laurent e companhia? Pense de novo. Afinal, as grifes acima gozam de indiscutível prestígio e influência dentro da indústria fashion, mas quando o assunto é o desejo da massa consumidora francesa, as marcas que realmente têm se destacado são outras. Nomes pouco conhecidos por aqui como Zadig & Voltaire, Comptoir des Cotonniers, Sandro, Maje, Claudie Pierlot e The Kooples têm ganhado força nos últimos cinco anos e chamado (se não exigido) a atenção da indústria – um artigo publicado no fim de 2011 pelo “The Business of Fashion” chegou a definir essas marcas como “uma onda francesa contemporânea de grande sucesso que está redefinindo o ready-to-wear como nós o conhecemos”.

    Um indicativo da força e da atenção que essas marcas têm gerado é o interesse demonstrado recentemente por grandes grupos de investimento: em setembro de 2010, as famílias Arnault (da LVMH) e Dreyfus adquiriram 51% do SMCP Group, dono da Sandro, Maje e Claudie Pierlot que opera mais de 330 pontos de venda na França e em países vizinhos, e que apresenta um crescimento anual de 30%. Outro exemplo da escalada comercial desse nicho? O volume de negócios da Sandro, que em 2007 girava em torno dos 15 milhões de euros, saltou para 110 milhões em 2010 e tem estimativa de atingir quase 200 milhões de euros em 2011.

    Mas o que explicaria tamanho sucesso? De acordo com o mesmo artigo do “The Business of Fashion”, seria uma série de estratégias em comum, como a produção a baixo custo em países como Turquia, Tailândia e China; o monitoramento preciso das vendas para imediata identificação das demandas do consumidor; e a abertura do maior número possível de pontos de venda (só em Paris, a Zadig & Voltaire, Comptoir des Cotonniers, Sandro, Maje e The Kooples têm mais de 30 pontos de venda cada!). Combinado a esses elementos, que valem igualmente para as redes de fast-fashion, o que diferencia o nicho das “marcas médias” francesas é a estratégia de criação de uma imagem mais voltada para o mercado de luxo: vale abrir lojas ao lado de grifes como Fendi, Chanel e Dior; trabalhar somente com vendedores altamente treinados; e investir em estilistas criativos que sabem fazer roupas que capturam as tendências do momento, mas sem copiar – o trunfo dessas marcas, afinal, é criar um estilo genuíno e altamente desejável.

    Com o sucesso no mercado francês, é natural que esses nomes estejam de olho na expansão internacional. Além de países vizinhos, a Sandro, Maje e The Kooples devem seguir o caminho traçado pela Comptoir des Cotonniers e Zadig & Voltaire e abrir lojas próprias nos Estados Unidos já em 2012. Na análise do “The Business of Fashion”, esse nicho de marcas, com suas roupas desejáveis e preços acessíveis, poderia até tomar o lugar do ready-to-wear de grandes grifes – a Carven e a Kenzo, com suas recentes revitalizações de estilo e preço, foram apontadas como reflexos desse novo momento do mercado de moda. Se essa tendência realmente vai pegar no resto do mundo, só o tempo dirá; mas enquanto isso, vale conhecer as marcas que estão mudando o cenário de moda francês. (Note como elas investem na estratégia online: todas, exceto a Claudie Pierlot, possuem sites internacionais e mantém e-commerce — apesar de que, infelizmente, nenhuma faz entregas no Brasil).

    Lookbook Inverno 2011 da Zadig & Voltaire ©Divulgação

    Zadig & Voltaire
    “A ideia original por trás da Zadig & Voltaire é criar um novo luxo. Desde o início, a Zadig & Voltaire se auto-estabeleceu como uma “concept store designer” à frente de seu tempo. A Zadig & Voltaire é um sopro de ar fresco, uma fábrica de sonhos, uma produtora de designs (…) Meu desejo é também criar uma marca francesa e uma rede específica de distribuição” – descrição de Thierry Gillier, fundador da marca, no site oficial.

    Campanha Inverno 2011 da Comptoir des Cotonniers ©Divulgação

    Comptoir des Cotonniers
    “Desde sua criação em 1995, a Comptoir des Cotonniers tem criado coleções que combinam modernidade com elegância atemporal. (…) [Ela] inovou ao trazer suas coleções à vida com mulheres anônimas: pares reais de mães e filhas que representam os valores da marca com entusiasmo e prazer” – descrição do site oficial.

    Campanha da Sandro ©Divulgação

    Sandro
    “A Sandro nasceu em 1984 e abriu sua primeira loja na Rue Vieille du Temple no coração de Marais. Ela cresceu e se tornou uma marca conhecida por seu estilo feminino e versátil. Hoje, a Sandro tem uma grande comunidade global com 202 lojas ao redor do mundo. (…) A paixão por moda e estilo compartilhada por mãe e filho é claramente representada nas coleções effortless e complementares que eles desenham” – descrição do site oficial.

    Campanha Inverno 2011 da Maje ©Divulgação

    Maje
    Não possui descrição da marca no site oficial.

    Campanha Inverno 2011 da Claudie Pierlot ©Divulgação

    Claudie Pierlot
    Não possui descrição da marca no site oficial.

    Looks da The Kooples ©Divulgação

    The Kooples
    “A The Kooples está trazendo o chic de volta à ruas, vestindo homens e mulheres em roupas atraentes, com estilo emprestado de ícones da moda e com um amor pelo vintage” – descrição do site oficial.

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