FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conferimos a estreia em Paris de uma jovem promessa brasileira
    Conferimos a estreia em Paris de uma jovem promessa brasileira
    POR Augusto Mariotti

    Por Paula Rita Saady, direto de Paris

    No centro, a estilista Barbara Casasola ©Paula Rita Saady

    A estreia em Paris da estilista Barbara Casasola no Hotel Crillon foi recebida de maneira calorosa pelas principais editoras de moda que passaram para conferir de perto o trabalho dessa jovem que já tem muito para contar.

    Marie-Jose Jalou, da “L’Officiel” francesa, ficou duas horas a examinar a coleção e adorou a atmosfera simpática da apresentação: “A coleção está linda, e é um dos poucos momentos de tranquilidade da semana”. Jovens descoladas, amigas de Barbara, recepcionavam jornalistas, experimentavam as roupas, e encomendavam seus looks preferidos. Tudo muito descontraído em uma tranquilidade de quem sabe onde pisa. Negócio de família: amigas, pais e até o namorado, que é sócio. Todos acreditam pois o trabalho é promissor.

    ©Paula Rita Saady

    Brasileira radicada em Londres, essa é sua terceira coleção, mas a primeira apresentada em Paris. Depois de passagens pelas tradicionais escolas Saint Martins e Marangoni, além de marcas de prestígio como Roberto Cavalli, Lanvin e See by Chloé, ela começa sua marca com toda a produção na Itália e mão de obra super qualificada.

    Ela aposta num mercado de festa, já saturado por babados e bolos de noiva. “Minha proposta é uma mulher forte, ao mesmo tempo feminina e que não perde sua fragilidade”, conta Barbara. Essa fragilidade vemos representadas por delicadas fendas e recortes nas costas, na barra de vestidos e outros lugares nada óbvios.

    ©Paula Rita Saady

    Consistente e madura, a coleção é monástica, inspiradas em colunas e na sobriedade de vitrais antigos. As cores vieram do por do sol, vistos do interior de uma igreja: bordeaux, bege, mostarda, verde escuro e preto. Tonalidades exclusivas, que ela mesma cria, em um processo de tingimento de tentativa e erro, puramente artístico.

    Ela também é a modelista, e explicou que sua coleção foi desenvolvida sem nenhuma costura lateral, “para valorizar as curvas, principalmente da mulher brasileira”, explica.

    ©Paula Rita Saady

    Modernos e clean, são vestidos de festa atuais, mas servem para qualquer hora do dia, principalmente com a ajuda de um sapato masculino – como o da própria estilista – em proposta super contemporânea. Barbara inspira frescor e segurança com uma certeza de quem sabe onde está e aonde que chegar. Saí de lá com o discurso clássico de Che Guevara na cabeça: “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”. Mais do que nunca ele parece o lema da mulher atual.

    ©Paula Rita Saady

    ©Paula Rita Saady

    Para quem quiser ver de perto o trabalho da estilista, a marca Barbara Casasola é vendida em São Paulo na Surface to Air – Alameda Lorena, 1985, Jardins. (11) 3063-4206

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!