FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Com pés nos 1990, caso de amor entre mulheres e sapatos pesados não tem data para acabar
    Com pés nos 1990, caso de amor entre mulheres e sapatos pesados não tem data para acabar
    POR Augusto Mariotti

    Foto do ensaio inesquecível “Grunge and Glory”, por Steven Meisel, com Naomi Campbell e Kristen McMenamy para uma edição de 1992 da “Vogue” ©Reprodução

    A onda dos creepers (em especial o modelo criado pela Prada) aumentou consideravelmente os solados de sapatos femininos e masculinos. Essa tendência vem direto dos anos 1990, uma década marcada pela androginia na moda. O sapato pesado para as mulheres continua com força e deve entrar no próximo verão em versões mais leves ou com estampas e cores mais alegres, como as flatforms, por exemplo. Veja aqui vários modelos de flatforms.

    As solas não são apenas retas e grossas como nos creepers, mas ganham novos contornos e alturas, assim como o design das peças, que tem na estética militar uma das referências mais fortes. Por vezes, o solado robusto é a principal ideia do calçado; o peso do sapato se contrapõe a uma sola mais baixa; as ideias são muitas e há modelos para gostos diversos.

    Os próprios creepers têm em sua origem uma ligação com o exército. Foi criado por George Cox em 1949, inspirado nas solas que os soldados da 2ª Guerra Mundial usavam no deserto da África. Por conta da geografia e do clima do local, as solas dos sapatos tinham que ser muito grossas. Na década de 1970, os punks também fizeram bom uso de botas, coturnos e calçados com solas grandes, perfeitos para as confusões e protestos em que se metiam. Nos anos 90, eles traduziram o gosto pela androginia que marcou a época e suas plataformas chegaram a alcançar alturas inimagináveis em modelos criados por Vivienne Westwood ou pela marca Buffalo, vista muito nos pés de drag queens e de quem frequentava noites underground. Hoje, está nos pés das celebridades que gostam de moda, como Rihanna e Rita Ora.

    Veja abaixo alguns modelos disponíveis em sites de e-commerce dentro e fora do Brasil.

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW