FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Coletiva de imprensa
    Coletiva de imprensa
    POR Augusto Mariotti

    Por Laura Artigas, em colaboração para o FFW

    Os participantes da coletiva de imprensa do SPFW Verão 2012/2013 ©Juliana Knobel/FFW

    A 33ª edição do São Paulo Fashion Week quer contar algumas histórias. A principal delas já está em curso, e é ambientada em Várzea Queimada, no interior do Piauí.

    A região foi escolhida pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum para começar o projeto “A Gente Transforma (AGT)”. A iniciativa que une artesanato, sabedoria popular e design foi oficialmente adotada pela semana de moda paulistana como tema da temporada Verão 2013.

    A coletiva foi aberta com um áudio gravado pelo ator Rodrigo Santoro narrando uma estória de amor que acontece entre mandacarus e a seca, movida pela vontade de transformar a realidade.

    Paulo Borges durante coletiva de imprensa ©Juliana Knobel/FFW

    Paulo Borges, diretor do evento, falou sobre a sua preocupação em propor a discussão da cultura de moda no país e valorizar principalmente as pessoas que estão por trás de tudo que engloba a moda. “O país tem que construir sua própria cultura de moda. Durante muito tempo, aprendemos um Brasil que não é o Brasil, colonizado e com os olhos voltados para a Europa e Estados Unidos. De tempos em tempos temos que gritar para reafirmar nossa identidade”, citando a Semana de Arte Moderna de 22. “Temos que nos auto referenciar. A crise mundial faz com que o Brasil redesenhe seu papel”, pontua.

    Borges explicitou sua crença na economia criativa como um dos caminhos mais efetivos para o desenvolvimento do país. A aposta oficial foi feita em abril com o lançamento do Movimento HotSpot e é reafirmada pelo tema atual da edição derivada de um “então” vindo de Marcelo Rosenbaum.

    “Eu tenho a cultura do ‘então´, o Paulo me chamou para a curadoria do HotSpot e eu falei: ‘então, eu tenho esse projeto´. Queria pedir só uma paredezinha para uma exposição e, no final saí pulando e gritando pela rua com a parceria na semana de moda”, revelou Rosenbaum.

    Carol Trentini ©Juliana Knobel/FFW

    A modelo Carol Trentini subiu ao palco ao lado do arquiteto para contar que está apoiando o projeto com sua imagem.

    Andrea Mota, diretora executiva do Boticário; Aline Zarouk, diretora de marketing do Shopping Iguatemi; e Fernando Serrudo, supervisor da Melissa, falaram sobre as ações das empresas, que patrocinam o São Paulo Fashion Week. Juliana Borges, gestora da carteira de moda do Sebrae, comentou sobre a presença da instituição no evento, graças ao convênio com o InMod, somando, assim, mais um degrau de estímulo a economia criativa.

    E em um São Paulo Fashion Week estimulado pela transformação da realidade do país, o mestre de cerimônias Roberto Ethel, diretor da PRCOM, finalizou o encontro com os jornalista citando o escritor inglês Arthur Clarke: “O único caminho para desvendar os limites do possível é aventurar-se um pouco além dele, adentrando o impossível”.

    Não deixe de ver
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar
    Maxi bags: as bolsas grandes estão de volta