FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Coleção esportiva de Beyoncé para Topshop é investigada por baixos salários de trabalhadores
    Coleção esportiva de Beyoncé para Topshop é investigada por baixos salários de trabalhadores
    POR Redação

    A velocidade da produção e o baixo preço são dois fatores que sempre geram desconfiança sobre a mão-de-obra utilizadas pelas grandes redes de fast fashion. A polêmica, desta vez, bate na porta da Topshop, que lançou este ano uma coleção de peças esportivas assinadas pela marca Ivy Park, co-fundada por Beyoncé. O tabloide britânico The Sun publicou uma matéria no começo do mês investigando as suspeitas de trabalhadores estarem sendo submetidos à condições muito parecidas com trabalho escravo durante a produção das peças. Segundo a reportagem, as roupas são feitas no Sri Lanka, desenvolvidas por na maioria mulheres jovens vindas de regiões rurais pobres, que têm uma jornada de trabalho intensa – mais de 60 horas por semana – e ganham aproximadamente R$ 20 por dia. Em declaração, a Ivy Park nega que a produção da coleção tenha violado as leis de trabalho.

    A Topshop, além das suspeitas levantadas pelo jornal britânico, foi alvo de críticas também por funcionários que exigem aumento dos salários e melhores condições. A imagem de “empoderar as mulheres pelo esporte” era a imagem que a marca tentava passar nos anúncios. Na matéria do The Sun, uma das trabalhadoras entrevistadas diz: “quando eles falam sobre mulher e empoderamento, isso só funciona para estrangeiros”. Para se ter uma ideia, uma legging da coleção Ivy Park é vendida nas lojas por £100 – cerca de R$ 500.

    “Nós estamos orgulhosos dos nossos esforços em termos de inspeções nas fábricas e os balanços, e nosso time no mundo inteiro trabalha muito perto dos nossos fornecedores e das suas fábricas para garantir conformidade”, comenta a marca Ivy Park em resposta, negando as suspeitas. “Nós esperamos que nossso fornecedores conheçam nosso código de conduta e nós os oferecemos suporte para atingirem estes requisitos”, continua o time. A cantora, que é co-fundadora da Ivy Park, ainda não se pronunciou sobre o caso.

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW