FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Chapeleiro maluco por trás de grandes momentos da moda ganha mostra em NY
    Chapeleiro maluco por trás de grandes momentos da moda ganha mostra em NY
    POR Redação

    stephen_chapeusAs criações de Stephen Jones ©Reprodução

    O mundo, pelo menos da moda, está de novo interessado nos chapéus e acessórios de cabeça. Colocados de lado há algumas décadas, voltaram aos holofotes graças a predileção de Kate Middleton, agora Duquesa de Cambridge, pelas peças. Stephen Jones, celebrado chapeleiro inglês, que costuma dizer que “chapéus são passaportes para outro mundo”, não poderia estar mais feliz. “É tão engraçado como a mídia, especialmente nos EUA, de repente redescobriu os chapéus! Com Kate Middleton e o casamento real e tudo mais, as pessoas estão percebendo novamente o quão divertido é”, disse o chapeleiro.

    Para aproveitar o timing, a exposição de Jones, “Hats: An Anthology by Stephen Jones”, que passou pelo Victoria&Albert Museum, onde foi um enorme sucesso em 2009, aterrisa em Nova York, no Bard Graduate Center no Upper West Side, no próximo dia 15.

    stephen_desfilesAcessórios de cabeça na Dior Haute Couture, Comme des Garçons e John Galliano, tudo SS11, e Marc Jacobs, John Galliano e Issa, AW11 ©Reprodução

    A edição nova iorquina da mostra vai ganhar reforços, como o chapéu de baseball de Babe Ruth, o turbante de Estée Lauder, a cartola de Franklin Roosevelt e as orelhas de coelho da Halston usadas por Candice Bergen no baile do Preto e Branco de Truman Capote. Outras peças tão icônicas quanto e que estarão na mostra incluem o capacete original de 1977 de Darth Vader, peças de Christian Dior, Elsa Schiaparelli, e um item feito por Bill Cunningham, em sua brevíssima carreira de chapeleiro. A nova leva de chapeleiros de Nova York como Ellen Christine, Albertus Swanepoel e Eugenia Kim terão uma seção especial.

    stephen_diorDior Haute Couture, Inverno 2009, toda com chapéus Stephen Jones ©Reprodução

    Jones teorizou para a o repórter da “New York Mag” que “historiadores de moda um dia vão olhar para os dias de hoje como o breve período em que as pessoas não usaram chapéus”, já que, ele explica, durante toda a história da humanidade as pessoas usaram algo sobre suas cabeças. “Essas pessoas que pararam há cerca de 50 anos ou mais, penso eu, é apenas um pontinho na imensa história da chapelaria”.

    Hoje, de fato, a venda de acessórios de cabelos está em alta, especialmente por peças mais decorativas como tiaras (Blair Waldorf, de Gossip Girl, iniciou uma febre há algumas estações) ou grampos decorados com flores ou penas. O chapeleiro confere o crescimento de vendas à diminuição dos preços dos acessórios, que se tornaram mais acessíveis. “Chapéus costumavam ser compras de lojas de departamentos. Você ia a Saks e gastava um monte de dinheiro. Agora você pode conseguí-los no preço que quiser, especialmente presilhas, e eu acho isso ótimo”.

    stephen_abreCriador e criaturas ©Reprodução

    Os chapéus da mostra não são o que chamaríamos de acessíveis, mas uma garota sempre pode sonhar.

    + Confira na galeria mais da exposição:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!