FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    CEO da Vetements, Guram Gvasalia faz evento com estudantes e fala à i-D sobre novo sistema da moda
    Guram Gvasalia e Sarah Mower ©REPRODUÇÃO
    CEO da Vetements, Guram Gvasalia faz evento com estudantes e fala à i-D sobre novo sistema da moda
    POR Augusto Mariotti

    Por trás da criatividade de Demna Gvasalia, há o talento para negócios de Guram Gvasalia. CEO da Vetements, o irmão de Demna é o responsável pela estratégia comercial da marca que em dois anos saiu do underground e se transformou na grande esperança de mudança do sistema da moda atual. “Para construir um negócio na moda são necessárias as mentes criativa e de business, e quem acha que pode fazer os dois acaba falhando”, contou Guram, em entrevista à i-D. O CEO organizou, há cerca de duas semanas um evento com Sarah Mower, editora da “Vogue” americana, em que convidou centenas de estudantes de moda de várias escolas britânicas, incluindo a London College of Fashion, onde estudou, para o talk “Collective Action”, realizado durante a reinaguração da Dover Street Market, em Londres.

    + Por que a moda se apaixonou pelo coletivo parisiense Vetements

    Na entrevista que Guram deu à i-D, depois do evento, ele justifica o anúncio recente da Vetements de mudar a data de seus desfiles, que acontecerão, já este ano, em junho, e com masculino e feminino dentro da mesma apresentação. “Hoje o varejo gasta de 70% a 80% do seu budget nas pré-colecões. As coleções principais se tornaram menos relevantes. O motivo disso é o ciclo de entrega das roupas. As coleções desfiladas em março são entregues no fim de julho, no melhor dos casos. Diferentes circunstâncias fazem com que algumas cheguem às lojas em setembro, outubro. As lojas entram em liquidação logo depois do feriado de Thanksgiving (final de novembro). No fim as coleções principais ficam nas lojas uma média de oito semanas, contra as 24 semanas de vendas das pré-coleções. Adiantar o lançamento das principais coleções para janeiro ao invés de março, dará a elas uma sobrevida de exposição de dezesseis semanas, ou quatro meses [ele se refere, aí, às coleções de verão, que mostradas em junho, no caso da Vetements, não em setembro na semana de Paris, podem chegar às lojas em janeiro, no lugar de março, o que acontece atualmente].”

    A falência do sistema de moda atual foi citada em vários momentos, inclusive para mostrar a importância do talk com estudantes feito por ele em parceria com Sarah Mower. “A indústria está confusa e ainda lida com regras criadas há décadas e que agora estão ultrapassadas e irrelevantes para o mundo real”, acredita. Onde reside o principal problema? “O sistema é desnecessariamente complexo. ‘A demanda supre a procura’ é uma regra dos negócios que a indústria parece negligenciar. A superprodução é um grande problema. Por exemplo, se algo vai para a liquidação, significa que foi superproduzido e a demanda precisa ser reduzida de forma que case com a procura.” Gunram termina seu raciocínio com uma dica para nós, consumidores de moda, que também podemos fazer a nossa parte. “Pare de comprar coisas desnecessárias e comece a comprar roupas que você possa usar por anos. Fique longe do fast fashion e comece a procurar por qualidade, alimentando a ideia do slow fashion.”

     

     

    O modelo de Guram Gvasalia pra uma marca de sucesso ©Reprodução

    O modelo de Guram Gvasalia pra uma marca de sucesso ©Reprodução

     

     

     

     

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW