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    Polêmica
    Polêmica
    POR Redação

    Com a colaboração de Andreia Tavares

    Cathy Horyn e Hedi Slimane ©Reprodução

    Cathy Horyn, crítica de moda do jornal “The New York Times”, parece estar mesmo no centro da tempestade. Após a recente polêmica com o estilista americano Oscar de la Renta, a jornalista se envolveu em uma nova controvérsia ao publicar em seu blog, “On the Runway”, uma crítica ao desfile da Saint Laurent e o posicionamento de Hedi Slimane, que não a convidou para a apresentação.

    Na crítica de Horyn, intitulada “Saint Laurent: Back at the Chateau Marmont” (“Saint Laurent: de volta ao Chateau Marmont”, em português), a jornalista escreve de forma concisa sobre o poder dado a Slimane por François-Henri Pinault e pela holding PPR, bem como sobre o estrelismo do estilista e fotógrafo, que se negou a responder perguntas no backstage do desfile da marca francesa nesta segunda-feira (01.10). Não bastasse a postura de Slimane na pré e pós-apresentação da Yves Saint Laurent, ops, Saint Laurent, a fila A foi tomada apenas por celebridades: Horyn conta que muitos representantes da imprensa foram relegados a lugares secundários, ou pior, houve até quem assistisse o desfile em pé, como uma editora do “Le Monde”.

    As primeiras filas repletas de personalidades famosas não são novidades, há até quem receba para assistir a um desfile. No entanto, o alarde, a expectativa desmesurada e o posicionamento imperativo de Slimane transformaram a apresentação de Primavera/Verão 2013 da Saint Laurent mais em um espetáculo midiático que em evento de moda. De acordo com Horyn, o rancor de Slimane em relação a sua pessoa se deve a uma matéria publicada pela jornalista em julho de 2004, em que ela afirma que o francês não existiria sem Raf Simons, que, por sua vez, não existiria sem Helmut Lang. Após tal artigo, Slimane alegou que a jornalista favorecia o atual diretor criativo da Christian Dior e desde então os dois não se falam.

    Especificamente sobre a proposta de Slimane para a temporada de Primavera/Verão 2013 da Saint Laurent, Horyn expressou de forma clara sua opinião: o estilista francês, agora radicado em Los Angeles, apenas reinterpretou temas marcantes desenvolvidos por Yves Saint Laurent durante sua carreira. De acordo com a jornalista, as peças desta coleção apresentaram uma visão bonita, mas congelada no tempo. Horyn, porém, não foi a única que lamentou a postura da marca diante da imprensa (juntaram-se a ela Lisa Armstrong, do “The Telegraph”, e Imran Ahmed, do “Business of Fashion”). Slimane, no entanto, não ficou quieto e respondeu a crítica através de seu Twitter; leia abaixo na íntegra:

    “Carta” de Hedi Slimane para Cathy Horyn ©Reprodução

    Em tradução livre para o português:

    “My Own Times”

    Miss Cathy, Liberdade de Imprensa. 

    A Srta Horyn é uma bully de recreio da escola e também tem um pouco de humorista de stand up. Os insiders argumentam que ela é uma escritora mediana, e um pouco provinciana, mas eu discordo, ela fez coisas grandiosas. O seu maior sucesso até agora é um livro sobre o Bill Blass, que eu não li. Pode ser que seja incrível, e eu até fico feliz em recomendá-lo se isso ajudar nas vendas.

    Também ouço muitas vezes que o seu senso de estilo é seriamente deficiente, levando-se em conta que ela deveria ser uma autoridade na área. Isto é completamente irrelevante, afinal de contas, nunca ninguém lhe pediu para ser uma inspiração para os outros e provavelmente isso nunca aconteceria de qualquer forma.

    Além disso, e divertidamente, o seu propósito é grosseiro e perfeitamente previsível. Ela é uma mulher com uma missão, e nesta temporada ela está imparável.

    A Srta Horyn também trabalha para o “New York Times”, como todo mundo sabe, onde os conflitos de interesse podem parecer inadequados e onde ser parcial, ou muito amiga dos locais, pode não ser uma opção.

    Concluindo, e ao que me diz respeito, ela nunca terá um lugar na Saint Laurent, mas pode conseguir “dois por um” na Dior. Ela deveria estar contente. Não me incomodo com críticas, mas elas devem vir de uma crítica de moda e não uma publicitária disfarçada. Estou um tanto impressionado que ela tenha conseguido se safar durante tantos anos.

    E a propósito, visite o nosso novo website no endereço ysl.com

    Com os meus cumprimentos.

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