FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Casa de Criadores chega à 37ª edição com reformulação total
    Casa de Criadores chega à 37ª edição com reformulação total
    POR Redação
    Felipe Fanaia

    Desfile de Felipe Fanaia na edição passada da Casa de Criadores ©Reprodução

    A 37ª edição da Casa de Criadores começa nesta quarta-feira (22.04) e vai até sexta apostando em uma novidade — e não se trata de um novo estilista. O evento reduziu o número de desfiles e passa a abrir espaço para outras formas de apresentação, como vídeos e happenings (desfiles compactos em que os modelos entram juntos). A programação também acontece em um novo e inusitado local: o Ginásio Esportivo do Pacaembu, em São Paulo. As apresentações dos estilistas se concentram à noite e, durante o dia, haverá uma programação de palestras no Memorial da América Latina, intitulada Lições da Casa.

    “As pessoas achavam que era muito desfile, e nós também”, disse André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, explicando as mudanças. “Por isso, sentimos a necessidade de repensar o formato das apresentações.” Com isso, os organizadores entraram em contato com as marcas que fazem parte do line-up e debateram quem realmente tinha a necessidade de fazer desfile, e foi quando perceberam que seria melhor para marcas mais conceituais apostar em novos formatos, como a apresentação em vídeo.

    A integração de moda com formas contemporâneas de arte, como o vídeo e a performance, é uma forte tendência mundial. Na temporada internacional de setembro de 2014, o estilista Gareth Pugh trocou a semana de moda de Paris por Nova York, onde fez uma performance que mesclava vídeo e dança ao vivo. “O vídeo é uma tendência muito forte. Hoje em dia, todas as marcas fazem os seus fashion films, o que pode acabar sendo muito mais interessante dependendo da marca, porque ela realmente consegue expressar o conceito por trás”, disse Hidalgo. Marcas mais comerciais ou que têm compromisso de apresentar na passarela suas criações para os compradores continuam com o desfile tradicional. Um dos destaques da programação é a apresentação de Jadson Raniere, na noite desta quarta, que contará com a participação ao vivo de bailarinos do Grupo Divinadança.

    Paralelamente à programação, o grupo Lunelli lança o portal Fashion Films, plataforma online especializada na divulgação de curtas-metragens de moda. Com curadoria do estilista Dudu Bertholini, diretor criativo da marca Lunender (que pertence ao grupo), o projeto busca dar visibilidade para a produção de vídeos de moda, como making of de campanhas e editoriais e filmes produzidos especialmente por marcas e videomakers.

    A alteração no perfil do evento também é reflexo da mudança dos patrocinadores. Na edição passada, a Casa de Criadores já teve a participação, por exemplo, da marca de calçados Cravo & Canela, que fez coleções assinadas por estilistas do line-up. Nesta temporada, o evento tem patrocínio máster do grupo Lunelli (que vem investindo fortemente para criar uma imagem de moda e contratou Dudu Bertholini e Juliana Jabour para duas de suas marcas). A Cravo & Canela, a Lectra e a Hangar 33 entram como patrocinadores. Isso faz com que as duas pontas ganhem com isso, segundo Hidalgo: as marcas, porque conseguem renovar sua imagem, e os estilistas, que têm como incentivo a possibilidade de assinar coleções com as patrocinadoras.

    Um dos destaques desta temporada é o retorno de Fabia Bercsek ao line-up. Longe das passarelas desde 2010, ela apresenta uma coleção exclusiva e lança o High Lace Tennis Boot (veja fotos na galeria), modelo assinado em parceria com a Cravo & Canela, onde é diretora criativa desde o início do ano.

    A programação das noites será aberta pelo projeto LAB, em que a Casa de Criadores reserva dois minutos para performance de novos estilistas. Questionado sobre o baixo percentual de renovação dos participantes, Hidalgo comentou que o evento segue lançando novos nomes, mas tem uma preocupação de dar suporte para os que já foram apresentados. “É um paradoxo que só resolveríamos com mais marcas e mais dias, mas isso é o que não queremos.”

    Confira o line-up do evento:

    Quarta-feira, 22 de abril
    Projeto LAB: Diego Fávaro
    Desfiles
    Rober Dognani
    Weider Silveiro
    Igor Dadona
    Happening: Martins Paulo
    Vídeo: Jadson Raniere

    Quinta-feira, 23 de abril
    Projeto LAB: Raphael Debei
    Desfiles
    Felipe Fanaia
    Fernando Cozendey
    Fabia Bercsek
    Happening: Isaac Silva
    Vídeo: Arnaldo Ventura

    Sexta-feira, 24 de abril
    Projeto LAB: Också
    Desfiles
    Karin Feller
    Martins
    Ale Brito
    Happening: Gralias
    Vídeos: Danilo Costa e MayWho

    Lições de Casa (inscrições encerradas)

    Quarta-feira, 22 de abril
    14h: Modelos de negócios de sucesso — cases internacionais e nacionais, com Daniella Ambrogi (Lectra)
    15h: Mesa redonda — Cenário econômico e perspectivas da moda, com Dênis Luiz Lunelli (Grupo Lunelli), Geni Rodio (Abit), Patrícia Souza (Usefashion), Rafael Cervone (Abit) e Rafael Schefer (Grupo Priority)
    16h: Coleções colaborativas — Criação + Indústria, com João Pimenta (estilista e diretor criativo da West Coast) e Fábia Bercsek (estilista e diretora criativa da Cravo & Canela)
    17h: Moda inclusiva — Os prazeres do belo e do conforto, com Daniela Auler (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Mariana Roncoletta (Universidade Anhembi Morumbi) e Simone Mina (Faculdade Santa Marcelina)

    Quinta-feira, 23 de abril
    14h: História da moda, com Dudu Bertholini (estilista)
    15h: Mesa redonda — Mídia de moda, com André Lima (estilista), Eduardo Viveiros (site Chic), Lilian Pacce (GNT Fashion) e Pedro Diniz (“Folha de S.Paulo”)
    16h: Mesa redonda — Construção de marca e processo criativo, com Ana Lucia Zambon Firmino (Zamboninc), Karin Feller (estilista), Marcelo Sebá (agência Blush) e Roberto Davidowicz (Abest)

    Casa de Criadores @ São Paulo
    De 22 a 24 de abril
    Ginásio Esportivo do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu)
    + evento.casadecriadores.com.br

    Clique na galeria e veja croquis dos estilistas que participam da Casa de Criadores, além do tênis que será apresentado por Fabia Bercsek.

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW