Looks da Pierre Balmain ©Divulgação
A Balmain acaba de divulgar os primeiros looks de sua nova linha “acessível”, batizada de Pierre Balmain e lançada em parceria com o grupo italiano Ittierre SpA. Trata-se de uma manobra esperta que segue a tendência geral do mundo da moda de criação de marcas-irmãs voltadas para um público mais jovem e descolado: vide a Marc criada por Marc Jacobs, a Miu Miu da Prada, a DKNY de Donna Karan, a D&G da Dolce & Gabbana, e por aí vai.
A primeira coleção da Pierre Balmain será lançada em dezembro, e deve chegar a 700 pontos de venda da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia. Os preços? De 172 a 1.291 dólares – não exatamente uma pechincha, mas mais em conta do que se comparados aos preços da Balmain, que causou polêmica em 2010 ao cobrar 1.625 dólares por uma camiseta militar trashed.
“Nós vemos a Pierre Balmain como uma nova e distinta marca que é inspirada pelos sucessos e história de uma grande grife, mas que oferece um visual e um produto que respondem às necessidades e os desejos do mercado de hoje”, disse Alain Hivelin, presidente e diretor executivo da Balmain, ao “WWD”. De acordo com Hivelin, o objetivo é que as duas linhas façam parte do mesmo universo da grife, mas com perspectivas diferentes.
O presidente da Balmain explicou que Olivier Rousteing, que substituiu Christophe Decarnin como designer da grife, fará a coleção principal “ainda mais sofisticada e à moda couture – sem, é claro, renunciar à estética roqueira que tem sido tão importante para nós nos últimos anos”; já a coleção da Pierre Balmain vai “traduzir os códigos da Balmain de uma maneira mais casual e relaxada”. O detalhe é que as coleções Balmain e Pierre Balmain serão tocadas à parte; a nova linha terá o seu próprio time de design.
Looks da Pierre Balmain ©Divulgação
*Em tempo: essa segunda imagem de divulgação da Pierre Balmain (acima) não lembra o editorial tipo “flash mob” da edição especial Jeans da “Mag!” (abaixo)? Aproveite e reveja esse número completo, disponível aqui no site!
Página dupla do editorial tipo “flash mob” da “Mag!” especial Jeans (2009) ©Fábio Bartelt