FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Balanço Verão 2014: coleções de Milão mostram atitude mais jovem, fun e relax
    Balanço Verão 2014: coleções de Milão mostram atitude mais jovem, fun e relax
    POR Redação

    Direto de Milão

    Momento final do desfile Verão 2014 da Gucci, que mostrou uma coleção em que equilibra o glamour e o relax ©Reprodução

    Traçar um denominador comum numa semana de moda é arriscado. É preciso forçar uma visão macro que pode virar superficial. Mas pequenos detalhes que se repetem podem acenar uma inclinação de mood que toca, mais ou menos, todos os criativos. Porque, querendo ou não, estamos vivendo a mesma época. Cada marca trabalha em seu próprio círculo, com suas próprias dinâmicas e aspirações. Mas, ainda que tenha sido bastante heterogênea, esta semana de moda italiana inspira um tom mais informal. Nas vitrines europeias ainda impera o outono austero, mas tudo indica que o próximo verão vai ser mais jovem.

    Claro que o informal para a Jil Sander não é o informal para Roberto Cavalli. Cada um segue a própria estrada. E as estradas se esbarram em alguns detalhes: atitude esportiva em sapatos baixos, acessórios ou adornos que lembram ginástica, tecidos soltos como em roupões.

    E as barrigas de fora, que agora são “aceitas” como apenas uma característica do design e não simplesmente exibicionismo. As barrigas de fora não eram aceitas até uns anos atrás. Transmitiam vulgaridade. Hoje, para quem tem corpo pra isso e usa de forma elegante, sair com a barriga de fora é totalmente permitido, sem choques. Isso é uma forma de despretensão. A barriga de fora da Versace não é a mesma da Salvatore Ferragamo, mas a atitude sim: liberdade, informalidade. Um frescor que estava faltando. Menos ostentação e austeridade, mais diversão e relax.

    + Pegue esse atalho para ver todos os desfiles e reportagens de Milão Verão 2014

    BARRIGA DE FORA

    Mais ou menos exposta, a barriga é uma das partes em evidência na estação e apareceu na Ferragamo, Dolce & Gabbana, Jil Sander e Versace ©Imaxtree

    T-SHIRTS

    Uma t-shirt sempre passa informalidade. Ainda que venha chiquérrima em tecidos nobres. Não adianta, uma t-shirt vai ser sempre t-shirt. Não é simples escolher esse modelo de roupa pra uma situação em que queremos ficar “arrumados”. Em Milão vimos vários exemplos. Então é isso, que fiquemos menos arrumados, então.

    Camisetas apareceram em formas e materiais diferentes nas coleções de Cavalli, Gucci e Missoni ©Imaxtree

    E ainda nos desfiles da Pucci e Versace (os dois últimos looks) ©Imaxtree

    TÚNICAS OU KAFTANS

    Peças com modelagem solta também transmitem ideia de conforto e menos dureza no vestir. Uma túnica ou um kaftan nunca vão ter a mesma autoridade de uma jaqueta ou vestidos estruturado, por razões óbvias da forma. O que não significa que não podem ser deslumbrantes. Mas são, sim, mais fáceis de usar.

    Esvoaçantes ou mais modernas, as túnicas marcaram presença nos desfiles de Cavalli (os dois primeiros looks), Dolce & Gabbana e Missoni ©Imaxtree

    SAPATOS BAIXOS

    Não apenas baixos, mas esportivos e confortáveis. Vimos na passarela exemplos de sapatos baixos que transmitem esse mood do conforto e da juventude.

    Dois modelos dos sapatos da Prada, que estão entre os acessórios mais fortes da estação ©Imaxtree

    Jil Sander emplacou modelos minimalistas e mais andróginos ©Imaxtree

    Na Marni, cores, listras e solas mais altas ©Imaxtree

    A Missoni aposta em sandálias rasteiras ©Imaxtree

    ROUPÕES ESPORTIVOS

    Foram vários exemplos de itens esportivos, mas nada supera o styling que esses roupões estilo boxeador constroem. Não importa o que esteja por baixo, um roupão desses corta pretensões e excessos sem deixar de causar impacto. 

    Da esquerda para a direita, dois looks da Gucci e dois da Pucci, que apostaram na peça estilo roupão ©Imaxtree

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!