FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Balanço final da semana masculina de Milão: elegância fácil, solar e esportiva
    Balanço final da semana masculina de Milão: elegância fácil, solar e esportiva
    POR Redação

    A semana dos desfiles masculinos de Milão não poderia ter terminado melhor neste capítulo da história da moda. Um momento em que a conscientização da vestimenta recai também sobre os homens, inclusive no Brasil, onde machismo e pouca tradição de estilo foram sempre empecilhos para buscar a elegância. O caminho (no Brasil) ainda é árduo, mas uma temporada como essa da moda italiana pode servir de impulso. Porque vemos coleções que conseguem ser chic e relax ao mesmo tempo. Assim tem tudo pra ganhar as prateleiras, das lojas e dos armários. O que achávamos tão fora do que era ser arrumado – como usar sandálias e mochilas – está no topo das tendências. O que parecia resquício do mundo grunge, como cardigãs que escorriam pelos ombros e até, vejam só, tecidos desgastados e rasgados, são elementos que aparecem inclusive nas marcas tradicionais. Até mesmo a Prada, símbolo de vanguarda e por isso com uma moda mais demorada para se digerir, veio adequada inclusive pro guarda-roupa do homem standard, que quer simplesmente colocar a primeira coisa que encontrou, não chocar ninguém e se sentir bem no escritório.   

    + Veja todos os desfiles e reportagens sobre a semana de moda masculina de Milão

    PRESENÇA DO AZUL

    Azuis em tons mais vivos, transmitindo uma proposta mais solar e alegre. Azul é uma cor geralmente masculina e desta vez veio menos séria, mas bem jovem e fácil.

    Bottega Veneta, Versace e Tod’s ©Agência Fotosite

    CARDIGÃ

    Peça que lembrava um certo desleixo, o cardigã apareceu nas passarelas masculinas como uma boa alternativa de praticidade sem abandonar a beleza.  A oferta é grande e depende do estilo que o consumidor procura. Bem diferente a proposta de cardigã mais clássica da Bottega Veneta comparada à da Versace, por exemplo. De qualquer forma, ainda que produzido, um homem de cardigã fica mais relax, menos posado, e isso tem muito a ver com o espírito dessa estação de looks da “vida real”.

    Bottega Veneta, Giorgio Armani e Ermenegildo Zegna ©Agência Fotosite

    DESBOTADO

    Visto nas coleções mais interessantes da semana, o desbotado dá um ar de roupa vivida, o que tira a impressão de quem se esforçou para se arrumar. Ao mesmo tempo, trabalhado com matéria-prima de qualidade num corte elegante, esse efeito demonstra uma leveza, uma atenção à moda sem exagerar. Cada marca usa uma técnica diferente para desbotar, ou mesmo para simplesmente mesclar cores em diferentes tons — o que dá no resultado final uma cor “esmaecida”. 

    Bottega Veneta, Tod’s e Giorgio Armani ©Agência Fotosite

    GOLA OU CAPUZ ESPORTIVO

    O capuz é um dos elementos mais simbólicos do look esportivo. Ainda que não seja visível, que seja apenas uma gola que “ensaia” ser um capuz. A peça fica mais solta e despojada. E, de novo, entramos no discurso de looks mais relax. Por isso vemos inclusive esse tipo de proposta em passarelas de marcas tradicionais.

    Bottega Veneta, Dolce & Gabbana e Calvin Klein Collection ©Agência Fotosite

    NUDE TOTAL

    As cores cruas, bege de diferentes tons e até uma espécie de cáqui ou salmão bem clarinho. Esse look total de cor nude vem como uma saída elegante para o verão. É sabida a preferência, principalmente dos europeus, por cores claras no verão. Embora em muitas propostas a moda pareça estar mais low-profile, quando uma marca propõe um look total nude está mantendo, de certa forma, um código mais elevado de elegância. 

    Calvin Klein Collection, Versace e Bottega Veneta ©Agência Fotosite

    MOCHILA: A “IT” PEÇA

     Para acompanhar a onipresente sandália, ganham força as mochilas. Mochila também é aquela bolsa que não é bolsa, que não existe geralmente para transmitir impecabilidade. Mas o conceito do que é impecável, e até mesmo a vontade do impecável, tem mudado. E as mochilas aparecem como um desafio da moda, conquistar os consumidores de novo a usar essa peça como item fashion.

    Versace, Emporio Armani e Bottega Veneta ©Agência Fotosite

    VALORIZAÇÃO DO DENIM

    O denim já passa essencialmente um approach de informalidade.  Não importa muito o modo como esse material vai ser trabalhado, ele nunca inspira um dress code muito alto. A Prada recorreu a materiais inovadores de diversos tipos, mas é visível a valorização da aparência de denim. Os looks resultam clássicos, acessíveis mas, ao mesmo tempo, com extremo rigor na qualidade de design.

    Looks do desfile da Prada ©Agência Fotosite

    RASGADOS

    Quando encontramos tecido com efeito rasgão na Bottega Veneta, marca italiana de santíssimo prestígio, que trabalha com o que há de mais nobre em matéria-prima, é porque realmente a moda quer descer do salto neste momento. Mas, claro, é perceptível o cuidado e a intenção em fazer um rasgadinho muito fino.

    Bottega Veneta e Ermenegildo Zegna ©Agência Fotosite

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!