FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Veja todas as fotos dos principais desfiles da semana de moda de NY
    Veja todas as fotos dos principais desfiles da semana de moda de NY
    POR Augusto Mariotti

    Nova York deu o pontapé inicial na temporada Inverno 2012/2013 dos eventos internacionais de moda mais importantes do mundo, abrindo o caminho para as apresentações de Londres, Milão e, finalmente, Paris. Abaixo você confere os reviews dos principais desfiles da Mercedes Benz Fashion Week New York; e, na nossa página de Desfiles, você confere todos os detalhes de cada coleção com a nossa ferramenta de superzoom.

    ————————————————————————

    Calvin Klein Collection

    Looks da Calvin Klein Collection Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Fechando a semana de moda de Nova York Inverno 2012/2013, a Calvin Klein confirmou que a silhueta da vez é a de linhas afastadas do corpo, volumosa, criada com materiais firmes — neste caso, principalmente lã e couro. Francisco Costa apresentou muitos looks com esse tipo de forma, em vestidos, calças, saias e casaquinhos (às vezes, até as mangas eram modeladas em um volume arredondado); mas as peças mais ajustadas ao corpo também tiveram vez. Alguns dos vestidos vieram com decotes mais generosos ou cortes geométricos semi cobertos por telas translúcidas — mas a ideia geral da coleção foi a de ser sensual escondendo mais do que mostrando.

    + Veja aqui a coleção completa Calvin Klein Collection Inverno 2012/13

    Proenza Schouler

    Looks da coleção Proenza Schouler Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Lazaro Hernandez e Jack McCollough apresentaram uma das coleções mais elogiadas da semana de moda de Nova York Inverno 2012/2013, descrita como “fantástica” por Cathy Horyn, do “The New York Times”, e “ousada” pelo Style.com, que ainda escreveu, sobre a dupla de estilistas, que “sua confiança é convincente, assim como a sua habilidade”. A temática da temporada foi abstrata, partindo da noção de “proteção”, e com referências à estética oriental. As formas são amplas e estruturadas, mas evoluem ao longo do desfile – elas começam com um volume mais arredondado e, ao longo da apresentação, vão ficando mais quadriculadas, tanto nas jaquetas quantos nas saias. O jogo de texturas é muito bem trabalhado – vale ver com a nossa ferramenta de superzoom –, assim como as sandálias e as botas de cano longo que causaram comoção do público feminino que comentava a coleção no Twitter.

    + Veja aqui a coleção completa Proenza Schouler Inverno 2012/13

    Marchesa

    Looks da coleção Marchesa Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Investindo em uma faceta sombria até então inexplorada na história da Marchesa, Georgina Chapman e Keren Craig se inspiraram na pintura “A Soul Brought to Heaven”, do francês William-Adolphe Bouguereau, que mostra o corpo de uma jovem sendo carregado por dois anjos em direção ao céu, para apresentar uma coleção linda e glamorosa, sim, mas com pequenos detalhes quase macabros. Este é o tipo de roupa que precisa ser vista com a nossa ferramenta de superzoom; repare no primeiro look da foto acima, por exemplo, em que por baixo do super detalhado vestido de renda preta, a modelo veste uma segunda pele com pontinhos prateados que desenham as costelas e os ossos dos braços e pernas.

    + Veja aqui a coleção completa Marchesa Inverno 2012/13

    Michael Kors

    Looks da coleção Michael Kors Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Apresentando uma das coleções com mais cara de inverno mesmo desta temporada, Michael Kors apostou em uma “elegância rústica”, como ele mesmo definiu, para criar peças que vão do guarda-roupa de férias em um chalé montanhoso de luxo, até opções de vestidos de festa que poderiam facilmente ser desfilados no tapete vermelho da premiação do Oscar, que acontece no dia 26 de fevereiro. O vermelho e preto dos xadrezes, mais o dourado da renda, o preto do couro e o cinza do tweed são as principais cores da estação, que chega forte também com variados tons crus de tecidos e de peles de raposa, guaxinim e cordeiro da Mongólia.

    + Veja aqui a coleção completa Michael Kors Inverno 2012/13

    Marc by Marc Jacobs

    Looks da coleção Marc by Marc Jacobs Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    + Veja aqui a coleção completa Marc by Marc Jacobs Inverno 2012/13

    Rodarte

    Looks da coleção Rodarte Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Para esta temporada, Kate e Laura Mulleavy apresentaram uma coleção inspirada na Austrália com um visual surpreendentemente comercial – os três vestidos de couro, sem mangas e na altura do joelho, por exemplo, poderiam sair da passarela direto para as ruas. Com formas contidas e modelagens simplificadas, o lado mais conceitual ficou com as estampas que lembram desenhos aborígenes e as que seguem o formato de várias mãos espalhadas pelos dois vestidos finais. Detalhe: as botas e os sapatos desfilados fazem parte da primeira coleção de calçados a ser desenhada e produzida pela Rodarte.

    + Veja aqui a coleção completa Rodarte Inverno 2012/13

    Marc Jacobs

    Looks da coleção Marc Jacobs Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    “Coisas quebradas”, “puritanos e peregrinos”, o [livro] ‘The Cat in the Hat’ e “Kurt Cobain com enfeites natalinos enrolados no pescoço” foram alguns dos elementos citados por Marc Jacobs como inspirações para seu Inverno 2012/13 – e não é que é possível encontrar referências a todos eles nos looks apresentados na passarela? A coleção veio com muitos volumes, texturas, proporções exageradas (vide os enormes chapéus e os alfinetes gigantes), sobreposições e formas inusitadas (especialmente com a acentuação dos quadris), ao mesmo tempo com um ar moderno e um quê de nostalgia.

    + Veja aqui a coleção completa Marc Jacobs Inverno 2012/13

    3.1 Phillip Lim

    Looks da coleção 3.1 Phillip Lim Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Phillip Lim afirmou que sua coleção Inverno 2012/2013 foi trabalhada sobre “a ideia de super-heróis modernos que andam entre nós todos os dias”. Na passarela, esse conceito abstrato foi transformado em peças com a característica usabilidade da marca, mas com alguns detalhes mais experimentais, como as camadas de tecido translúcido usadas sob ou sobre os looks, ou incorporados às próprias peças, como no caso do macaquinho preto marcado na cintura por um cinto largo e bem comprido, com a ponta enrolada na lateral do corpo.

    + Veja aqui a coleção completa 3.1 Phillip Lim Inverno 2012/13

    Derek Lam

    Looks da coleção Derek Lam Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Quando entram as primeiras modelos com os looks estampados (um floral da Persia que ele achou em um livro antigo), a gente já traça um caminho para essa coleção. Silhuetas retas e secas cuja seriedade é quebrada pela delicadeza e leveza dos florais. Mas tudo logo muda e entram musas dos anos 60, com uma pegada urbana e peças vindas do guarda-roupa masculino, com direito a muito couro e uma variedade de sapatos, todos muitos bonitos, em especial o oxford dourado e o branco florido com bico preto. O mais bacana de se observar é como ele mistura as peças: uma jaqueta de couro, no início, usada com uma saia de pregas off-white e minimalista ou, melhor ainda,  os looks finais, em que ele combina casacos de tricô com saias longas e esvoaçantes para a noite. Bonita, feminina e moderna.

    + Veja aqui a coleção completa Derek Lam Inverno 2012/13

    Theyskens Theory

    Looks da coleção de Theyskens Theory Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Olivier Theyskens, estilista escolhido para fazer o vestido de noiva da modelo brasileira Carol Trentini, sabe como transformar peças básicas do nosso guarda-roupa em hits urbanos. O desfile, bastante comercial, mostra diversas roupas prontas para sair das passarelas e invadir as ruas no próximo inverno americano (e europeu). E ele dá a receita completa: vestidos, jaquetas, casacos, botas, luvas e bolsas. Entre os destaques estão a calça mais solta que ele joga para dentro da bota de cano alto, que certamente vai pegar, os shorts usados com meia-calça e seus já conhecidos paletós bem sequinhos. Uma moda urbana e global, fácil de entender e de consumir, já que a Theory tem lojas próprias em diversas capitais (Nova York, Londres, Tóquio, etc), está presente em outras dezenas de lojas de departamentos espalhadas pelo mundo e ainda vende online. Após ter sido demitido da Nina Ricci e da Rochas por não ceder às necessidades comerciais que envolve um negócio de moda, parece que agora ele aprendeu a lição direitinho.

    + Veja aqui a coleção completa Theyskens Theory Inverno 2012/13

    Zac Posen

    Looks da coleção Zac Posen Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Zac Posen tem dedicado cada vez menos espaço em suas coleções às roupas de “dia-a-dia”, e esta temporada Inverno 2012/13, inspirada no Japão, não foi diferente. Mesmo os primeiros looks, em que geralmente o estilista apresenta suas peças mais “vida real”, com comprimentos e formas mais práticas, vieram com uma forte pegada festa. A novidade desta estação foi o uso de grafismos na forma de jacquard florais; as outras referências ao Japão vieram na forma dos cintos tipo obis, nas mangas de quimono e nos detalhes que lembravam origamis, aplicados em conjuntos de tailleurs + saia lápis e nos característicos vestidos sereia do estilista.

    + Veja aqui a coleção completa Zac Posen Inverno 2012/13

    Y-3

    Looks da coleção Y-3 Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    “Nós queríamos que houvesse um elemento Yohji Yamamoto muito visível na Y-3”, afirmou sobre o Inverno 2012/13 da marca o diretor criativo Dirk Schönberger – dito e feito, com uma coleção de ótimo equilíbrio de conceito + usabilidade e mistura certeira do visual urbano-esportivo, especialidade da grife, com as referências étnicas que marcaram este desfile. Ponto também para o styling da apresentação, que valorizou as diversas formas e silhuetas com sobreposições e usos de focos de cor.

    + Veja aqui a coleção completa Y-3 Inverno 2012/13

    DKNY

    Looks da coleção DKNY Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Com uma dose extra de sofisticação em relação a temporadas recentes, o Inverno 2012/13 da DKNY vem todo permeado pelo couro, em diferentes acabamentos e aplicações, que apareceu em peças inteiras ou em detalhes como cintos pontudos e mangas de casacos. Alguns looks vêm pesados no uso de peles coloridas, mas a jovialidade da marca é mantida nas peças com estampas florais e animais, e nas saias e vestidos com silhueta tipo sino, com um leve evasê na barra.

    + Veja aqui a coleção completa DKNY Inverno 2012/13

    Altuzarra

    Looks da coleção Altuzarra Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    O ponto de partida para a coleção de Joseph Altuzarra foi Corto Maltese, protagonista de uma série de HQs do italiano Hugo Pratt. O personagem é um marinheiro da Marinha Mercante, e as histórias são sempre aventuras em locações diferentes – daí as diversas referências a uniformes e a vestimentas orientais que permearam o Inverno 2012/2013 da Altuzarra. Destaque para as belas botas de cano altíssimo, usadas tanto por fora da calça como com vestidos de fendas laterais, bem sexy.

    + Veja aqui a coleção completa Altuzarra Inverno 2012/13

    Hervé Leger

    Looks da coleção Hervé Leger Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    O “bandage dress”, carro-chefe da Hervé Leger desde os anos 1980, é sempre ponto central das coleções da marca. Neste Inverno 2012/13, inspirado no mundo da equitação, os característicos vestidos de tiras quase moldados no corpo aparecem com força, mas acompanhados de novas propostas e opções de silhuetas mais soltas.

    + Veja aqui a coleção completa Hervé Leger Inverno 2012/13

    Prabal Gurung

    Looks da coleção Prabal Gurung Inverno 2012/13 ©ImaxTREE

    Abordando o tema escuridão versus luz, Prabal Gurung organizou as cores de sua coleção de forma literal, fazendo com que os looks fossem dos pretos sólidos, passando por tons de azul escuro e finalmente chegando aos brancos e dourados (repare que até o casting reflete essa temática: as primeiras modelos são todas morenas de cabelo escuro, e aos poucos os tons de pele e de cabelo vão clareando, até chegar às loiras). Com muita mistura de tecidos e texturas, o estilista acerta quando poda os detalhes e babados e apresenta looks mais secos e elegantes.

    + Veja aqui a coleção completa Prabal Gurung Inverno 2012/13 

    Jason Wu

    Looks da coleção de Jason Wu Inverno 2012/13

    Desde que Michelle Obama passou a usar suas roupas, Jason Wu vem amadurecendo a cada estação, não apenas em sua identidade de moda, mas também em seus negócios. Nas passarelas, ele mostra sua ideia, envolve o público, mas também deixa claro que ali tem uma série de itens usáveis para o Inverno, o que tem sido o denominador comum das coleções de Nova York, com exceção de Marc Jacobs, que usa mais a imaginação para impactar a audiência e a imprensa. Desta vez, Wu olha para a China e traz referências do militarismo (jaquetas, paletós e o perfume sportswear), da dinastia Qing (1644; bordados, vermelho, dourado) e ainda de Marlene Dietrich em “Shangai Express”, de 1932. Wu nasceu em Taiwan, e mesmo assim consegue olhar para o próprio país com distanciamento e até delicadeza, sem obviedades ou clichês. Um bom exemplo são os vestidos com um recorte em forma de gota no colo.

    + Veja a coleção completa Jason Wu Inverno 2012/13

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar