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    Saint Laurent mostra sua primeira coleção de Alta-Costura em 10 anos
    Saint Laurent mostra sua primeira coleção de Alta-Costura em 10 anos
    POR Camila Yahn
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    Campanha de Alta-Costura da Saint Laurent, a primeira de Hedi Slimane ©Reprodução

    A Saint Laurent confirmou nesta terça (28.07) que vai retornar à Alta-Costura após mais de 10 anos de hiato. O diretor criativo Hedi Slimane apresenta sua primeira coleção para a marca francesa, que sempre foi uma das forças da couture.

    Ainda não se sabe se a marca irá desfilar na semana oficial em Paris ou apenas focar em fazer peças exclusivas para suas clientes mais abastadas, além de estrelas de cinema e da música, como a marca divulgou num release nesta manhã.

    Desde que foi nomeado diretor criativo, em 2012, Slimane tem supervisionado a restauração e decoração de uma mansão do século 17 para virar o atelier, dividido em três categorias: Salon Couture, Atelier Flou (para a criação de vestidos) e Atelier Tailleur (para alfaiataria). A linha de couture leva o nome Yves Saint Laurent e vai atender tanto feminino como masculino, com looks para noite ou dia. As peças serão numeradas.

    A campanha de Alta-Costura foi fotografada na mansão, que chama-se Hôtel de Sénecterre. “Os ateliers são agora o centro do projeto de Hedi Slimane para a Saint Laurent”, diz o comunicado.

    A última apresentação de Alta-Costura da YSL aconteceu em 2002, quando Yves despediu-se da moda com Catherine Deneuve, Laetitia Casta e Carla Bruni na passarela.

    E tratando-se de Slimane, não é possível esperar que ele irá fazer algo comum na Alta-Costura. Sempre subversivo, ele deve ser a pessoa que levará a couture para um outro caminho, mais atual, ficando de fora da semana dos desfiles oficiais e assim obtendo mais liberdade para trabalhar. Não é comum as marcas fazerem campanhas para divulgar a Alta-Costura; a Saint Laurent fez.

    Pelas fotos divulgadas, vemos que ele mantém um approach parecido ao Prêt-à-Porter, com imagens que são mais reais nas situações e nos looks propostos, e ainda assim conceituais em se tratando de alta-costura. Nada dos grandes sonhos, grandes vestidos, grandes cenários. A campanha foi fotografada no próprio atelier em situações cotidianas (na cama, por exemplo) e com a fotografia contemporânea de Hedi. Até uma foto do piso (que a gente viu muito nos livros dele, especialmente o “Stage”) também está lá. Logo mais, com certeza, seus amigos do rock aparecerão também. Será que um grunge couture vem por aí?

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