FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Anos 70, etnias e circo marcam a 2ª noite da Casa de Criadores
    Anos 70, etnias e circo marcam a 2ª noite da Casa de Criadores
    POR Camila Yahn

    Fila final de Yoon Hee Lee ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O segundo dia da 32ª edição da Casa de Criadores no Grand Metrópole, em São Paulo, apresentou os desfiles de alguns nomes já conhecidos de edições passadas, como Alê Brito e Fernado Cozendey, e três jovens talentos do Projeto LAB, entre eles Yoon Hee Lee. O regionalismo e futurismo que marcaram o primeiro dia dão lugar a inspirações como anos 70 e etnias.

    Confira os desfiles para o Inverno 2013 de Bruna Abreu, Gilber Lopaka, Yoon Hee Lee, Arnaldo Ventura, Jacinto, Juss, Fernando Cozendey e Alê Brito.

    PROJETO LAB

    Bruna Abreu

    Looks de Inverno 2013 de Bruna Abreu ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Com o tema dinâmica concreta, Bruna apresentou roupas estruturadas em tecidos entre os tons branco e off-white com pinceladas de um tom berinjela no final. Os tecidos eram compostos por fibras de algodão e viscose intercalados com fios metalizados e sedas. Embora a inspiração exata fosse o neoconcretismo, era fácil a leitura de uma influência futurista, com sapatos que remetiam a botas espaciais, além das golas levantadas e ombros marcantes.

    Gilber Lopaka

    Looks de Inverno 2013 de Gilber Lopaka ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O baiano Gilber Lopaka celebrou mais uma vez a etnia com uma coleção inspirada nos aborígenes australianos, à semelhança do que já tinha feito no Fashion Mob 2011, mas com influência africana. As modelos, em sua maioria negras, entravam lentamente na passarela ao ritmo de batuques compassados. Os vestidos de modelagem reta, cortados no tornozelo e usados com saltos altíssimos, impediam o passo mais rápido das meninas e causavam uma certa angústia – proposital – na plateia. Pinturas com tinta branca em cima dos tons terrosos dos vestidos, acessórios naturais e cabelos presos com lenços são elementos que reforçam o tema da cultura dos aborígenes.

    Yoon Hee Lee

    Looks de Inverno 2013 de Yoon Hee Lee ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O regresso da coreana Yoon Hee Lee, lenda viva da Faculdade Santa Marcelina, mostra maturidade. A mulher de Yoon Hee Lee é envolta em mistério. Coberta com tecidos transparentes que atuam quase como uma forma de proteção, mostra uma silhueta forte e atitude segura. Complementados com calças e saias de estampas florais, correntes, acessórios giga e saltos em madeira, os looks de Lee deixaram uma forte presença na passarela.

    CASA DE CRIADORES

    Arnaldo Ventura

    Looks de Inverno 2013 de Arnaldo Ventura ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    “E o circo pegou fogo” é o tema da coleção de Arnaldo Ventura para o Inverno de 2013. Inspirado no incêndio que se apossou do Gran Circus Norte-Americano em 1961, em Niterói, e que matou 500 pessoas, a sua coleção mistura alegria e tristeza. Arnaldo quis também prestar homenagem ao profeta Gentileza, que viveu no local durante quatro anos e perambulava pelas ruas da cidade, absorto pela tragédia. As peças em couro ecológico cortado a laser, malha, veludo e piquê, e as estampas de losango típicas do pierrot, com golas pontudas e em cores fortes, como preto e verde garrafa, remetem aos trajes circenses típicos da época.

    Jacinto

    Looks de Inverno 2013 de Jacinto ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    A coleção de Jacinto para o Inverno de 2013 foi marcada por contrastes e camadas. Em tecido metalizado e transparências, as peças se sobrepõem, revelando novas possibilidades. Caracterizado por um minimalismo apresentado pelos recortes das roupas e pela cartela de cores, o tecido leve pretendia apresentar uma nova proposta para a alfaiataria moderna.

    Juss

    Looks de Inverno 2013 da Juss ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    O foco da apresentação foi o público masculino – havia apenas um look feminino. A coleção de Inverno da Juss mostrou cores vibrantes e cortes simples e confortáveis. Havia um perfume oriental no ar com as flores de laranjeira estampadas em baixo relevo nos casacos.

    Fernando Cozendey

    Looks de Inverno 2013 de Fernando Cozendey ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Ainda no backstage, Cozendey confessou ao FFW: “Não quero ser careta, quero continuar divertido”. E assim foi. O seu desfile, que apresentou uma coleção inspirada na disco dos anos 70, abriu com música e iluminação a rigor. Os 16 looks metalizados em prata, vermelho e bordeaux com franjas que produziam em alguns casos texturas bufantes, intercalados com maiôs de manga longa, macacões e calças boca de sino, eram complementados com acessórios plus-size que imitavam constelações, e perucas black power. Materiais como tecidos transparentes e lycras de praia foram trabalhados de novas maneiras. Outra novidade da marca para estação é a coleção que Fernando desenvolveu para a Fábula, marca infantil da FARM, que será lançada em janeiro de 2013.

    Alê Brito

    Looks de Inverno 2013 de Alê Brito ©Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

    Se há uma palavra para definir o desfile de Alê Brito, é “atitude”. Imagine viver na época em que Jim Morrison era rei e looks glamourosos e sexy davam o tom de festas e shows. Por aí segue a proposta de Inverno 2013 do estilista. Casacos de pele, calças boca de sino de cintura alta com cintos marcantes, transparências e cabelos longos substituindo blusas remetem a atitude feminina das musas (ou groupies?) do rock&roll da época.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar