FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    André Leon Talley tem novo cargo em publicação russa; saiba mais
    André Leon Talley tem novo cargo em publicação russa; saiba mais
    POR Camila Yahn

    O editor André Leon Talley na semana de moda de Milão, em fevereiro deste ano ©Reprodução

    O editor André Leon Talley, 63, vai deixar a “Vogue” americana para assumir o cargo de editor-at-large (uma espécie de editor contribuinte que não trabalha diariamente na publicação) da “Numéro” russa. Em entrevista ao “WWD”, Talley confessa que aceitou o trabalho não só porque adora o país, mas também por questões financeiras, mas que não vai abandonar por completo aquela que foi a sua casa durante quase 30 anos. “Aceitei o trabalho porque adoro a Rússia e porque o salário era fabuloso. O dinheiro não é tudo, mas torna-se quando você começa a pensar em guardar dinheiro para os seus dias de aposentadoria. Anna [Wintour] foi bastante simpática e compreensiva e decidiu que permaneceríamos em bons termos e que eu continuaria fazendo a coluna online [“Monday’s with André”] e conteúdos digitais”, disse o editor a propósito da sua saída. A primeira edição da revista com a contribuição de Leon Talley está disponível nas bancas a partir deste mês e conta com a modelo Naomi Campbell na capa. “Escolhi-a porque ela agora vive na Rússia e tem uma vida russa com o seu namorado Vladimir [Doronin – empresário]”, explicou ao veículo.

    A primeira capa de André Leon Talley para a “Numéro” russa ©Reprodução

    Talley nasceu em Washington D.C., mas foi criado pela sua avó em Durham, na Carolina do Norte. Devido a sua altura, a esperança do seu pai era que ele fosse jogador de basquete. Mas ele tinha outros planos. Em 1972, se formou em literatura francesa na Universidade de Brown, em Rhode Island, onde estudou também história da arte, que lhe permitiu desenvolver amizades com entusiastas da moda e escrever uma coluna de fofocas e estilo para o jornal da faculdade. Dois anos depois, ele se mudou para Manhattan, onde trabalhou como voluntário no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, onde começou a olhar para a moda como forma de arte e conheceu uma de suas melhores amigas e mentoras, Diana Vreeland, ex editora-chefe da “Vogue” e então presidente do Costume Institute. Na época, mantinha também uma coluna com perfis de celebridades intitulada “Small Talk” para a revista “Interview”, onde depois se fixou trabalhando diretamente com o seu fundador, Andy Warhol, como recepcionista e mais tarde como editor de moda.

    Com Grace Coddington, diretora criativa da “Vogue” americana, no aniversário de 70 anos dela ©Reprodução

    André Leon Talley e Diana Vreeland trabalhando juntos no Costume Institute do Met, em Nova York ©Reprodução

    Com publicações de peso no seu portfólio, como o “WWD”, onde foi editor de moda em Paris em 1977; a “Ebony”, onde trabalhou como editor de moda; e a revista “W”, em 1995, onde teve o cargo de chefe de escritório; foi na “Vogue” americana, em especial com a coluna “Style Fax” (que posteriormente mudou de nome para “Life with André”), que ganhou uma legião de fãs fiéis com as crônicas de suas viagens e a dissecação do mundo do estilo. Leon Talley se juntou à revista em 1983 como editor de notícias de moda, para durante as próximas décadas assumir um sem número de cargos na revista,  entre eles diretor criativo, editor-at-large e editor contribuinte, assim como representante da publicação nas primeiras filas de desfiles, na televisão e nos círculos de moda de São Petersburgo, na Rússia, onde começou a sua relação com o país.

    Ilustração caricaturada da nova-iorquina Joana Avillez ©Reprodução

    Em 1994, Talley começou a escrever as suas memórias, “A.L.T.: A Memoir”, publicado pela Villard em 2003, em parte como terapia pela perda de duas de suas referências na vida – Vreeland e a sua avó – no mesmo ano. Dois anos depois, em 2005, foi publicado o seu segundo livro, “ALT 365+”; e em 2007, ele fez a sua estreia televisiva como comentador oficial da cerimônia do Oscar para a rede americana de televisão ABC. Em 2008, participou do filme “Sex and the City” interpretando ele mesmo e no ano seguinte apareceu nos documentários “The September Issue” e “Valentino: The Last Emperor”. Em 2010, foi júri no programa America’s Next Top Model, apresentado por Tyra Banks, e recentemente assinou um contrato com a produtora Electus, com quem vai desenvolver um “talk show” sobre moda.

    Um dos nomes mais influentes da atualidade, André já recebeu distinções do CFDA, da escola de arte e design de Savannah e continua a sua jornada para se tornar um imperador fashion.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!