FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Desfiles
    Desfiles
    POR Augusto Mariotti

    A temporada de Inverno 2013 acontece em Milão até o dia 26 de fevereiro. Para acompanhar todos os desfiles, siga nossa página no Facebook e no Twitter, que avisam assim que uma nova apresentação foi publicada, ou entre na seção Desfiles para ver os looks em alta resolução. Abaixo, um apanhado com a visão das principais marcas para a estação, que será atualizado ao longo da semana:

    MARNI

    Looks da Marni na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    “Austera, mas romântica” foi como Consuelo Castiglioni definiu a atmosfera da coleção Inverno 2013 da Marni – a primeira feminina da grife a ser desfilada desde que ela passou a fazer parte da holding Only The Brave SRL, presidida por Renzo Rosso. A austeridade, porém, fez-se mais presente que o romantismo neste desfile dominado por cores escuras e formas severas, precisas. A editora Cathy Horyn, do “The New York Times”, até brincou que a Marni “parecia ter sido abduzida por especialistas da Prada” com sua coleção “tão escura quanto repleta de peles”.

    + Veja a coleção completa aqui

    JIL SANDER

    Looks da Jil Sander na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    A coleção da Jil Sander poderia ser vista como um golpe no mercado de consumo: roupas atemporais, elegantes, duráveis, que independem de hits e sensações efêmeras e de uma simplicidade memorável.

    Sóbria, ela trabalha com poucas cores sozinhas ou em suas combinações, com casacos e vestidos abaixo dos joelhos de execução perfeita. São peças que cabem no guarda-roupa de qualquer mulher – e certamente de vida longa. Até mesmo quando usa dourado, Sander abusa de seu olhar minimalista: os looks do final ganham apenas um toque de ouro como decoração, mas que toque! Aqui não é a quantidade e sim a qualidade.

    + Veja a coleção completa aqui

    BOTTEGA VENETA

    Looks da Bottega Veneta na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    Com Raquel Zimmermann abrindo o desfile, a marca veneziana Bottega Veneta mostrou uma coleção que caminha entre o sexy e o sóbrio, a informalidade e a sofisticação.

    A silhueta marca a cintura, acentuando as curvas femininas, mas o resultado é discreto, de sensualidade elegante. Os melhores momentos da coleção são casacos (são lindos o vermelho e o mostarda) e os vestidos pretos do início do desfile.

    + Veja a coleção completa aqui

    VERSACE

    Looks da Versace na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    Wild, Wild, Wild estava escrito em uma das camisetas no desfile da Versace. Pois essa palavra parece ter norteado toda a coleção, que reúne referências do punk com o cultuado sexy da Versace.  Segundo Donatella falou ao editor Tim Blanks, do Style.com, o desfile foi Vunk.

    Uma coleção exagerada que, goste ou não goste, tem ao menos um ponto bom: Donatella soltou a mão sem medo. Foi até o final com seus desejos. Bebeu mais do que nunca do DNA da marca, com uma coleção muito sexy, cheia de recortes, decotes e aberturas e bastante pele à mostra.

    O vinil é o material estrela da apresentação e aparece em preto, branco e amarelo. O punk também aparece nos spikes, taxas e alfinetes usados como detalhes em botas e nas roupas ou nas orelhas das modelos, como brinco. Para contrastar, bons casacões longos e retos, quase militares, e sandália femininas, de pele, usadas com looks mais envenenados. “Essa coisa de punk com couro de sex shop já ficou velho e foi absorvido pelo mainstream”, disse Cathy Horyn, no “The New York Times”. “Mas essas roupas certamente irão bombar na internet. E a alfaiataria refinada mais os casacos usados com vinil e spikes podem animar o guarda-roupa de qualquer mulher”.

    + Veja a coleção completa aqui

    DSQUARED²

    Looks da Dsquared² na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    Para seu Inverno 2013 feminino, os estilistas Dean e Dan Caten se aprofundaram ainda mais no universo dos anos 1940 criado para o desfile masculino da grife, apresentado em janeiro. A coleção “Les Dames-Masculines” propôs uma mulher “lânguida, auto-confiante e muito quente”, segundo a descrição da própria marca, explorando pesadamente a mistura de gêneros: as roupas para o dia tinham uma forte pegada masculina, enquanto as roupas para a noite eram bem femme fatale. O contraste serviu bem para o impacto visual sempre esperado das apresentações da Dsquared2, mas como notou o Style.com, faltou equilíbrio entre as duas partes. A editora Nicole Phelps elogiou as peças inspiradas no guarda-roupa deles, mas afirmou que “os irmãos Caten são alfaiates; eles são menos convincentes como designers de roupas de festa”, observando o fato de que as modelos tiveram problemas com os vestidos, que deixavam escapar os seios, e cujas longas caudas dificultavam o andar.

    + Veja a coleção completa aqui

    PRADA

    Looks da Prada na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    O desfile da Prada é sempre um dos mais aguardados e importantes de toda a temporada. Normalmente Miuccia Prada empurra a moda alguns passos adiante, com seu olhar único sobre a beleza – e sobre a mulher – nem sempre de fácil aceitação.

    Nesta temporada a marca aparece mais comercial, com uma silhueta feminina e sexy: cintura marcada, colo à mostra, comprimentos no joelho. E mostra com quantos vestidos se faz um bom inverno. “Quando Miuccia apresenta roupas ultra-femininas em flanela e tweeds escuros, com cintura fina e colo exposto, ela é imbatível”, diz Cathy Horyn, em texto no “The New York Times”.

    As saias têm um lado mais comprido e assimétrico, que dá volume à silhueta e a tira de um lugar comum. Segundo a estilista disse ao “NYT”, trata-se de uma elegância crua e da mistura do rico e do pobre, como podemos notar nos looks em que vestidos elegantes são sobrepostos a vestes de lã cinza. A beleza – muito boa – segue a mesma ideia. É uma beleza feita e desfeita”, disse a maquiadora Pat McGrath ao jornal americano.

    A imagem final é a de uma mulher tão sexy quanto Sophia Loren, mas em um filme de David Lynch, esse território entre o belo e o estranho que a Prada domina tão bem.

    Em tempo: o casting contou com as brasileiras Adriana Lima, Aline Weber e Daiane Conterato, além do retorno de Kirsten Owen a uma passarela.

    + Veja a coleção completa aqui

    FENDI

    Looks da Fendi na semana de moda de Milão Inverno 2013 ©Imaxtree

    Os simpatizantes da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que provavelmente já estavam tendo palpitações desde o início desta temporada internacional de Inverno 2013, devem ter passado mal de vez com o desfile da Fendi na semana de moda de Milão. Couro, plumas e peles de todos os tipos apareceram de todas as formas possíveis, transformando o casting em “estranhas criaturas na passarela”, como descreveu a própria Silvia Venturini Fendi. Dos casacos às saias, aos sapatos, aos óculos, tudo era coberto por algum tipo de material peludo – até o cabelo das modelos foi ornado com aplicações de peles coloridas de raposa, que deram um efeito meio moicano e ajudaram a construir a linguagem que Karl Lagerfeld idealizou para esta coleção: moderna, impactante, quase beirando o absurdo. Como Tim Blanks definiu no Style.com, ao final da apresentação o que se via na passarela era uma “nova subespécie na moda: uma reação elegante, extravagante e tecno-bárbara à realidade da vestimenta do dia-a-dia”.

    + Veja aqui a coleção da Fendi

    GUCCI

    Looks do desfile da Gucci, na semana de moda de Milão ©Imaxtree

    A Gucci representa o outro lado da moda italiana. O sexy sem muito rodeio, o gosto pelo adorno e pela exuberância. Não há nada de modesto nessa coleção cujas modelos estão vestidas para matar em boa parte dos looks. Couro, phyton, meia arrastão, luvas, vestidos justos, decotes e muito preto dão a tônica da apresentação, que também apostou em cores como rosa, fúcsia, azul e laranja. Segundo o release oficial, a Gucci mostrou uma “silhueta inspirada na alta costura, com um toque subversivo”.

    Body conscious total, o desfile ganha seus melhores momentos no início fetichista, e no final, com lindos looks de noite bordados com paetês, franjas de seda e penas. Como bem disse Nicole Phelps no site Style.com, a diretora criativa Frida Giannini está para ter bebê, mas certamente não esqueceu o poder do sexo.

    + Veja a coleção completa aqui

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar