FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    A viagem a Portugal de Reinaldo Lourenço em 10 paradas obrigatórias
    A viagem a Portugal de Reinaldo Lourenço em 10 paradas obrigatórias
    POR Redação
    O desfile de Reinaldo Lourenço, no terceiro andar do prédio da Bienal

    O desfile de Reinaldo Lourenço, no terceiro andar do prédio da Bienal ©Agência Fotosite

    1 – Viagem a Portugal
    Em julho passado, Reinaldo Lourenço passou 15 dias viajando por Portugal. Ficou apaixonado pelo que viu em pequenas cidades como Viana do Castelo, Minho, Sintra, pelo clima desértico do Alentejo, pelas cidades maiores como Porto e Lisboa. “Tirei duas mil fotos”, contou no backstage antes do desfile. E criou a coleção para o Inverno 2016.

    As referências portuguesas, na versão de Reinaldo, ganham uma outra estética. “Peguei o dia a dia, o folclore, e transformei em algo supercontemporâneo. Sou assim, só consigo olhar para frente”, diz. Os azulejos portugueses, então, ficaram mais gráficos, as noivas do Minho, que só vestem preto, inspiraram os chiques conjuntos de veludo, as tiras dos trajes portugueses típicos caíram como luva no trabalho de tiras que Reinaldo já faz, numa nova versão, os aventaizinhos apareceram interpretados em vestidos de veludo com renda bordada por baixo. O shape traz alguns momentos de saias rodadas, mas de maneira geral a silhueta é slim, com saias mídi, calças retas, belas camisas estampadas e jacquards inspirados nos azulejos em casacos e paletós de corte impecável, daqueles que valem o investimento e valorizam qualquer produção.

    + Veja a coleção completa na nossa página de Desfiles

    2 – Azulejos

    Os azulejos portugueses na versão de Reinaldo Lourenço

    Os azulejos portugueses na versão de Reinaldo Lourenço ©Agência Fotosite

    Eles são a base da estamparia e dos jacquards da coleção. Mas esqueça o desenho típico azul e branco literal: aqui, Reinaldo olhou para vários tipos de azulejaria e maximizou algumas partes, tornando o desenho mais geométrico e vibrante, com contraste de tons fortes com o branco ou o preto. Em outros momentos, no jacquard principalmente, a azulejaria ganhou um ar mais soturno e os florais apareceram mais.

    3 – As fitas lusitanas reinaldianas

    As fitas dos trajes típicos portugueses viram saias supercontemporâneas

    As fitas dos trajes típicos portugueses viram saias supercontemporâneas ©Agência Fotosite

    As fitas usadas nos trajas típicos das portuguesas ganhou olhar totalmente novo nas mãos de Reinaldo, que as incorporou no seu trabalho de fitas de cetim recortadas, intercaladas com tecidos estampados e transparências. Em outros momentos, as fitas eram usadas como debruns nas camisas e cós das saias.

    4 – Noivas do Minho

    O conjunto de calça e blusa de veludo preto, destaque da primeira série do desfile, inspirada nas noivas do Minho

    O conjunto de calça e blusa de veludo preto, destaque da primeira série do desfile, inspirada nas noivas do Minho ©Agência Fotosite

    As noivas da pequena província de Minho só vestem preto, com vestidos rendados e bordados preciosos, arrematados com joias douradas. Reinaldo se inspirou nessa imagem para criar os conjuntos de veludo preto com detalhes de renda, com destaque para os de calça e blusa, chiques até o último fio de cabelo. O vestido mantô que abre o desfile é outra peça preciosa, inspirada nas noivas do Minho. Nos looks seguintes do início da apresentação, saias de renda e blusas de veludo e vestidos seguem a mesma referência.

    5 – Presença de Anitta

    Anitta no desfile de Reinaldo

    Anitta no desfile de Reinaldo ©Agência Fotosite

    As roupas das convidadas do desfile de Reinaldo Lourenço pareciam fazer uma retrospectiva de suas coleções, conforme passavam rumo aos seus lugares. Como é praxe em desfiles de grandes marcas internacionais, as convidadas do estilista sempre fazem questão de mostrar seu apreço pela marca usando look total da marca para o show. Entre as clientes e fashionistas habituais e blogueiras como Camila Coelho, Anitta causou alvoroço toda vestida de Reinaldo. Na primeira fila, chegou a levantar para ir embora logo que a fila de modelos, no fim da apresentação, saiu da passarela. Reinaldo apareceu na boca de cena, e ela aproveitou para aplaudir de pé a bela coleção.

    6 – Joias

    Os brincos de ouro inspirados em filigranas

    Os brincos de ouro inspirados em filigranas ©Agência Fotosite

    Assinadas por Silvia Furmanovich, os brincos, colares e pulseiras com bolas de ouro amarelo vazadas reinterpretam os filigranas dos acessórios portugueses, numa versão moderna.

    7 – Mule bordada

    O moule luxuoso bordado

    Mule com bordado luxuoso ©Agência Fotosite

    Toda bordada, assinada pela Tches, a mule luxuosa é o destaque entre os sapatos da coleção, a maioria escarpins.

    8 – Beleza

    Foco nas sobrancelhas

    Foco nas sobrancelhas ©Agência Fotosite

    Fabiana Gomes brinca que queria colocar um bigodinho de portuguesa nas modelos do desfile, mas Reinaldo não deixou. Ela então voltou o foco da maquiagem para a sobrancelha, forte,  marcada. “É uma mulher linda que cansou de ser tão perfeita”, resume Fabiana, sobre a beleza natural, com batom de fundo rosado e que muda conforme a modelo, muita máscara de cílios, bochecha rosada e um gel iluminador que dá um glow nas pálpebras e maçãs do rosto.

    9 – Trilha
    Reinaldo Lourenço conta que definiu a trilha sonora – ou uma parte dela, assinada por Max Blum – durante um jantar num barco, no Porto, durante sua viagem a Portugal. “Estava com amigos, conversando, bebendo vinho branco, com aquela vista, e de repente eles colocam Madredeus para tocar. Na hora pensei: tem que tocar isso no desfile.”

    10 – Mantô statement

    Mantô com jacquard inspirado em azulejo do museu de Sintra

    Mantô com jacquard inspirado em azulejo do museu de Sintra ©Agência Fotosite

    Os casacos longos, tipo mantô, são peças especiais nesta coleção, com texturas de jacquards belíssimas. Destaque para este modelo, com jacquard inspirado em azulejo do museu de Sintra.

    Não deixe de ver
    Alessandro Michelle está indo para a Valentino: marca confirma novo diretor criativo
    Moda e comida estão cada vez mais juntas
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Evento da Nike x Survival na Guadalupe Store termina em confusão e feridos
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Lollapalooza 2024: os looks dos artistas
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Pierpaolo Piccioli está de saída da Valentino
    O estilo de Olivia Rodrigo: De garotinha a alt-punk
    Os looks de festival de Kate Moss para se inspirar