FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    10 fatos sobre o desfile da Margiela por John Galliano
    10 fatos sobre o desfile da Margiela por John Galliano
    POR Redação
    A beleza da Margiela

    A beleza da Margiela

    1. Beleza
    Com foco nos olhos, a beleza da Margiela, assinada por Pat McGrath, é pura fantasia, com sombras de cores sólidas, como azul e prata, ocupando a pálpebra toda até a sobrancelha, alongando-se para as laterais e em alguns casos na parte de baixo. O desenho gráfico traz também toques de algumas estampas da coleção como a floral e ora ganham toque futurista, ora lembram gueixas underground, ora remetem a um make glam tipo David Bowie. O cabelo tem volume 60’s total over, delicioso.

     

    A gueixa de Galliano

    A gueixa de Galliano

    2. Gueixas futuristas underground
    Galliano misturou com maestria elementos futuristas tipo o prateado amassado de papel alumínio tipo Factory de Andy Warhol, os shapes quadrados e deslocados, e fez essa conexão arquitetônica entre o futuro espacial com a arquitetura das roupas japonesas. Acrescentou cabelos coloridos e make que podiam ter saído das garotas fashionistas underground de Tóquio e, voilà, gueixas futuristas underground surgiram na passarela.

     

    O shape quadrado com volume recortado de Margiela

    O shape quadrado com volume recortado de Margiela

    3. O toque Margiela
    Parece haver muito mais de Galliano do que de Margiela na segunda coleção prêt-à-porter feminina do estilista britânico para a marca belga. Mas muito do espírito da grife está lá, ainda que de maneira mais decorativista. A ideia de pegar itens descartados e remodelá-los em peças de design é muito Margiela e aparece na coleção. Não confunda com inspiração vintage, que também existe no desfile (e é mais Galliano): estamos falando de algo mais radical, como colocar espuma de sofá (desses jogados fora, em garage sale) nas costas de um top, por exemplo. O aspecto futurista espacial e os shapes quadrados recortados, amplos, assim como a pegada clean “falsa simples”de uma séria do desfile são “beaucoup Margiela”.

     

    A feminilidade excêntrica de Galliano

    A feminilidade excêntrica de Galliano

    4. O toque Galliano
    O estranhamento glamouroso, altamente feminino, é sem dúvidas de Galliano. A inspiração japonesa, que o estilista já havia usado na Dior,  as faixas de cetim amarradas na cintura e acima dela, em tops e longos vestidos de seda, além  tudo isso “is very Galliano”, vestidos longos e tops de seda

     

    Só modelos, sem entrada de Galliano no fim do desfile

    Só modelos, sem entrada de Galliano no fim do desfile

    5. Sem entrada triunfal
    Nos tempos à frente da Dior e de sua marca própria, Galliano fazia de sua entrada de agradecimento um show à parte no desfile. Seguranças o acompanhavam na lateral da passarela, havia sempre uma caracterização especial, de pirata a dandy, e todos aplaudiam de pé não só a coleção, mas sua performance. Na nova fase Margiela, a marca cujo rosto do estilista Martin Margiela era uma incógnita – ele nunca aparecia em público, não dava entrevistas e não colocava seu nome nem na etiqueta, feita para ser cortada da roupa – Galliano dança conforme a música e, assim como em sua estreia no prêt-à-porter da grife, em março passado, não deu as caras no fim da apresentação.

     

     

    Os sapatos do Verão 2016 da Margiela, usados com meia de rede por cima

    Os sapatos do Verão 2016 da Margiela, usados com meia de rede por cima

    6. Sapatos
    Há algo de outro planeta nos sapatos da Margiela para o Verão 2016. Com volumes que deformam o shape tradicional do calçado nos saltos e no tornozelo, lembram formas planetárias arredondadas ou até mesmo aqueles seres extraterrestres de cabeça maior do que o corpo, tipo Guerra nas Estrelas ou 2001, Uma Odisséia no Espaço.

     

    As mochilas com alças feitas de amarrações

    As mochilas com alças feitas de amarrações

    7. Mochilas
    Hits do momento, as mochilas são peça desejo do verão da marca com modelos tipo satchel e faixas de cetim com amarrações japonesas que as prendiam nas costas.

     

     

    As amarrações japonesas viram laços

    As amarrações japonesas viram laços

    8. Amarrações
    A faixa tipo obi japonesa foi reinterpretada na coleção da Margiela e ganhou versões com laços que enfeitaram vestidos, marcaram cinturas altas ou no lugar em cima de tops e vestidos e serviram até de alça para as mochilas.

     

     

    A passarela de aço escovado da Margiela

    A passarela de aço escovado da Margiela

    9. Passarela
    Sem as roupas, o cenário era frio, de aço escovado, e poderia anunciar uma coleção minimalista industrial. Nada, porém, é minimal quando se trata de Galliano, mas a referência futurista da passarela também foi vista nas roupas da coleção para o Verão 2016 da Margiela.

     

     

    Os brincos inspirados em formas orgânicas do mar da Margiela

    Os brincos inspirados em formas orgânicas do mar da Margiela

    10. Elementos aquáticos
    Redes tipo pescador, bem abertas, apareceram fazendo as vezes de meia, por cima dos sapatos, em mangas longas, pontuando o styling do desfile. O make também ganhou contornos do fundo do mar com menção a estrelas do mar estilizadas, nos tons de azul e prata que remetiam à àgua e ao reflexo prateado de ondas e espuma de água. Os brincos ganharam formas orgânicas com muito glamour e exotismo, lembrando conchas, ouriços e cavalos marinhos.

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!