FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Casa de Criadores
    Casa de Criadores
    POR Redação

    Looks das coleções de Primavera/Verão 2013/14 de Karin Feller, Danilo Costa, Walério Araújo e Arnaldo Ventura ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    A Casa de Criadores de Verão 2014 começou nesta terça-feira (23.04) no Grand Metrópole, em São Paulo. Na primeira noite da 33ª edição do evento, desfilaram  Karin Feller, Arnaldo Ventura, Danilo Costa e Walério Araújo, mas também os jovens talentos do curso de moda do SENAC, que tem Alexandre Herchcovitch como diretor artístico.

    Leia abaixo nossa reportagem sobre o primeiro dia de Casa de Criadores de Primavera/Verão 2013/14:

    KARIN FELLER

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Karin Feller ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    Karin Feller partiu das garrafinhas de areia colorida, que descobriu terem sido criadas em Maceió, capital de Alagoas. Valendo-se de referências locais, como conchas, redes de pesca e o Soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), pássaro típico do Nordeste do Brasil, ela trouxe para a passarela uma coleção bastante estampada e colorida, com predomínio de tonalidades claras, como off-white, areia e azul piscina, e tecidos de aspecto natural.

    Apesar de ter construído sua coleção com base no artesanato, na fauna e na vegetação regionais, Karin em momento algum caiu em clichês. Como ela pretendia, segundo comentou no backstage pouco antes do desfile, a coleção ficou bastante fresca, alegre e “marinha, mas sem cara de navy”.

    ARNALDO VENTURA

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Arnaldo Ventura ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    Bem mais sóbria do que seu Outono/Inverno 2013, o Verão 2014 de Arnaldo Ventura foi inspirado na cultura e estética indígenas, e foi chamada simplesmente de “Brasil”. Com uma cartela de cores clara, com predominância do branco, off-white, amarelo e verde musgo, as peças trouxeram bastante pele à mostra, o que foi conseguido através de muitos recortes e vazados, e formas próximas ao corpo, mas ainda assim elegantes.

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Arnaldo Ventura ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    Os tecidos da coleção, em virtude da temática, foram escolhidos pelo aspecto natural, e até rústico: muito linho, crepe de malha, organza de seda, jacquard de lamê, e couro sintético. Em dois looks, posicionados na metade do desfile, Arnaldo apresentou vestidos com bonitas estampas espelhadas, que se destacaram em meio às demais produções “lisas”.

    DANILO COSTA

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Danilo Costa ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    Danilo Costa comentou no backstage, minutos antes de seu desfile, que comprou o álbum “My Head is an Animal”, da banda islandesa Of Monsters and Men, pela capa, mas ao ouvir as primeiras músicas viu que não se arrependeria. “Dirty Paws”, a bela primeira faixa do disco, foi então seu ponto de partida e, inspirado pela canção, que conta a história de uma libélula, ele criou estampas de insetos, flores e folhas. Tais estampas, utilizadas tanto de forma corrida quanto localizada, dominaram peças com distintas modelagens, bastante usáveis.

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Danilo Costa ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    Além de muito branco e preto, a cartela de cores trouxe amarelo e azul em pastel e vermelho e rosa, esse último em sua variação mais coral; já dentre os tecidos utilizados na coleção, destacam-se a malha-prene e o sarjado tipo angra. Apesar dos detalhes técnicos, o mais legal do desfile foi que, por meio de suas roupas, Danilo “contou” a própria versão da fábula da libélula de “Dirty Paws”.

    – Escute a música  “Dirty Paws”, da banda islandesa Of Monsters and Men:

    WALÉRIO ARAÚJO

    Primeiros looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Walério Araújo ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    O universo das drag queens foi a inspiração de Walério Araújo, que, aliás, já se travestiu bastante em sua vida e até participou de um concurso de Miss Gay com o pseudônimo de Waléria Velásquez. O início do desfile, mais especificamente os cinco primeiro looks, foram bastante comerciais, mas a partir daí a apresentação seguiu performática, com modelos pintados dos pés à cabeça de laranja, adornos mirabolantes e bodies superajustados que, com certeza, as amigas Sabrina Sato Cláudia Leitte, clientes da marca, devem usar em breve.

    Looks da coleção de Primavera/Verão 2013/14 de Walério Araújo ©Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

    No backstage, Walério comentou que o desfile era, em parte, uma homenagem à drag queen Verokina, falecida em 2007, e à sua musa transformista Elke Maravilha. Ele também se valeu da figura mítica do dragão para criar algumas das peças da coleção, apresentada bem no dia de São Jorge, santo conhecido por ter matado um dragão.

    + Veja abaixo looks dos desfiles de Primavera/Verão 2013/14 dos alunos do SENAC-SP:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!