FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quebra-cabeças: quem está por trás do viral IAMWHOIAM?
    Quebra-cabeças: quem está por trás do viral IAMWHOIAM?
    POR Redação

    Campanhas virais na internet podem não ser mais novidade – mas uma delas tem  tirado o sono de jornalistas e fãs recentemente. Através de uma conta de usuário do You Tube, sob o codinome IAMWHOIAM (“eu sou quem eu sou”, em português), foram postados uma série de vídeos, no mínimo, enigmáticos.

    Uma mulher loira, coberta de lama, aparece em ângulos esquisitos e com trechos de música eletrônica ao fundo. Assista:

    A imprensa tem associado os vídeos a gravadora Sony Music, que o teria divulgado em blogs de música, além de ter enviado pacotes misteriosos as redações da MTV News. Fãs especulam que seria Christina Aguilera e seu próximo álbum, “Bionic”, as razões por trás da campanha. Em artigo publicado no jornal britânico “The Guardian”, um fã diz ter desvendado o enigma, provando que a misteriosa artista seria Aguilera. O agente da cantora nega os rumores.

    Outra hipótese liga os virais a artista sueca Jona Lee, por semelhanças de fisionomia no vídeo acima, mas o empresário de Lee também nega qualquer envolvimento.

    Outros blogs ainda falam que bandas envolvidas podem ser: Goldfrapp, (hipótese difícil, já que o álbum “Head First” tem videoclipe e material promocional), Lykke Li (também difícil, já que a sueca está passando por um hiato em sua carreira), ou as excêntricas The Knife e Björk. Outras possibilidades distantes seriam Lady GaGa (não duvidamos de nada vindo dela!), Golden Filter e Nine Inch Nails.

    Seja quem for o/a artista por trás da ação, o resultado tem sido positivo:  o canal já soma mais de 300 mil exibições no You Tube, grande atenção da imprensa e inúmeros posts em blogs e menções no Twitter, além de atrair fãs de diferentes gostos: pop, electro, alternativo e indie.

    QUESTÃO DE GOSTO

    O que define gosto musical? O que determina quais produtos consumimos? Responder essas perguntas é a essência do marketing: a publicidade dribla os preconceitos e experiências  dos seus possíveis consumidores. No caso de IAMWHOIAMIAM, acontece o contrário: em vez de se criar uma imagem (que atrai uma parcela de mercado mas pode repelir outra), se tem um produto isento de rótulos, posições políticas , fashion statements ou atitudes. Sendo assim, é uma coisa universal: o público cria a sua opinião baseada somente na música.

    Mas, afinal… não é assim que deveria ser?

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier