FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Milão vs. NY vs. Londres: a guerra do calendário Verão 2013 continua
    Milão vs. NY vs. Londres: a guerra do calendário Verão 2013 continua
    POR Redação

    haider©Paula Rita Saady

    Lembra que o FFW falou sobre a briga entre Milão, Nova York e Londres por causa do calendário da temporada de moda do ano que vem? O problema começou porque, como resultado do acordo firmado entre as organizações das semanas de moda dessas cidades em 2008, os desfiles Verão 2013 de Milão começariam apenas no final de setembro, o que poderia atrasar a produção das roupas e sua chegada às lojas.

    A diretoria da semana de Milão decidiu, então, furar o acordo e fixar sua temporada Verão 2013 de 19 a 25 de setembro – o que pegaria pedaços tanto da semana de Nova York quanto de Londres, e colocaria os editores de moda na embaraçosa posição de ter que escolher entre uma cidade e outra. O que tem uma complicação extra considerando-se a quantidade de grifes italianas que anunciam em publicações norte-americanas e britânicas.

    Tentando acalmar os ânimos e chegar a um acordo amigável, Diane von Furstenberg, presidente do Council of Fashion Designers of America, publicou uma carta aberta à comunidade fashion na qual se refere aos “nossos amigos em Milão”, e diz acreditar que “esse conflito é um mal-entendido”, e que está “convencida de que ele será resolvido e que o acordo feito há três com muito custo e esforço é válido e será mantido”. (Leia a carta completa ao fim desta reportagem).

    O apelo não funcionou. Mario Boselli, presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana, disse ao “WWD” que “não há nada a acrescentar ou mudar” a respeito dos desfiles de setembro de 2012. “Eles [Furstenberg e Harold Tillman, presidente do British Fashion Council] disseram que estão desapontados por não honrarmos o acordo de setembro de 2008. Eu respondi que nós sentimos muito que as coisas aconteceram dessa forma, mas declarei que não é nossa culpa e que nós não somos responsáveis por essa sucessão de eventos. Nós vamos nos encontrar para discutir as datas de 2013”, ele afirmou.

    Leia na íntegra a carta aberta de Diane von Furstenberg:

    “Uma carta aberta à comunidade de moda, de Diane von Furstenberg

    Os desfiles de moda devem permitir que designers mostrem suas coleções e visões para a temporada seguinte.

    Todos fazem enormes esforços a largas despesas para tornar isso fácil e agradável para editores e varejistas. O mercado tem se expandido muito nos últimos anos com a Ásia, Oriente Médio, Rússia e Brasil crescendo muito rápido. Isso demanda muita coordenação e planejamento.

    Editores, varejistas e designers gostam da consistência de cada designer desfilar no mesmo dia da semana temporada após temporada. Isso facilita muito que todos se organizem e compareçam aos desfiles. Claramente, ano após ano, o calendário muda. Há sete dias na semana e a cada novo ano o calendário avança um dia. Alguns anos serão melhores para certas cidades, outros anos, não.

    Isso é o que acontece em setembro de 2012. Eu acredito que nossos amigos em Milão não entenderam isso. Nós não mudamos a decisão que foi tomada de começar a temporada de moda em Nova York no mesmo dia todo ano, que é a segunda quinta-feira de fevereiro e setembro. Essa é a natureza do calendário.

    Eu também acredito que esse conflito é um mal-entendido. Eu estou convencida de que ele será resolvido e que o acordo feito há três  anos com muito custo e esforço é válido e será mantido.

    Como presidente do CFDA, eu represento meus colegas designers. Nós compartilhamos os mesmos objetivos que Milão, Paris e Londres. Todos do CFDA têm grande respeito e admiração pelos designers trabalhando nessas cidades. Nosso objetivo em comum é que nós queremos que os editores e varejistas vejam o nosso trabalho e façam o deles.

    Em uma época de grande incerteza no mundo, nós temos sorte de fazer parte de uma indústria que está florescendo e que fornece uma enorme quantidade de empregos. Nós não deveríamos ameaçar isso nos distanciando. É de suprema importância que mostremos unidade, justiça, e que trabalhemos juntos para garantir que todos sejam igualmente beneficiados pelo nosso trabalho.

    Como nós dizemos na moda, o show tem que continuar!

    Diane von Furstenberg”

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!