FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Londres recebe megaexposição sobre os japoneses na moda
    Londres recebe megaexposição sobre os japoneses na moda
    POR Redação

    expo_01

    Está rolando na Barbican Gallery, em Londres, uma exposição dedicada ao trabalho dos estilistas japoneses responsáveis por algumas das maiores revoluções na moda do século 20. “Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion” explora a relação entre o trabalho de estilistas como Issey Miyake, Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Jun Takahashi e Tao Kurihara com aspectos da cultura e história do Japão.

    A mostra vem dividida em duas seções, uma dedicada ao trabalho individual de cada estilista e outra subdividida em quatro temas _ou “características”_ que permeiam os trabalhos dos designer envolvidos. São eles: In Praise of Shadows, onde o recorrente interesse por uma cartela de cores monocromática e o trabalho com texturas e formas são explorados como denominador comum; Flatness, explorando o conceito de geometria e sobreposição de camadas lisas à outras volumosas no trabalho de Issey Miyake e Rei Kawakbuo; Tradition and Innovation, em que são estudados reinvenções ou revoluções em peças tradicionalmente japonesas através de novas técnicas têxteis, de construção e também através da tecnologia; e Cool Japan, sobre a nova geração de estilista japoneses, como Tao Kurihara e o coletivo Mintdesigns, que já desfilaram no SPFW inverno 2008.

    expo_02

    Na segunda metade dos anos 80 uma severa crise econômica assolava o mundo, afetando também a criatividade em todas as áreas e principalmente na moda. Devido às dificuldades financeiras na década, os estilistas já bem estabelecidos não propunham grandes mudanças, nem ousavam muito. O marasmo mercadológico logo despertou uma vontade de mudança, uma busca por novos estilistas. Foi nesse cenário, então, que três estilistas japoneses recém chegados a Paris surpreenderam o mundo com seus conceitos totalmente novos e suas roupas inesperadas.

    Por mais que Kenzo Takada e Hanaë Mori já tivessem chegado em Paris nos anos 70, firmando de vez a globalidade na moda, foram Issey Miyake, Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto os responsáveis por mudar por completo a maneira como a moda era vista, analisada e entendida.

    expo_03

    O sucesso dessa santíssima trindade fashion não foi imediato. Em seus primeiros desfiles, os japoneses foram vítimas de críticas severas. Mas que no fundo eram apenas olhares desacostumados aos ideais libertários, sem qualquer amarras com tabus e convenções do vestir ocidental. Após um solavanco inicial, a imprensa especializada e os grandes nomes da indústria perceberam que os conceitos e ideias sobre moda e vestuário propostos pelos japoneses configuravam uma mudança drástica, porém extremamente positiva.

    Em parte, a inovação se deu pelo uso de técnicas e materiais tipicamente japoneses, como os tecidos de fibras naturais, tingimentos orgânicos, cores fracas e cortes que lembravam roupas antigas de trabalho. Logo no início de suas carreiras em Paris, os japoneses ficaram conhecidos pelo “pauperismo”: roupas com aspecto pobre, tecidos furados e rasgados, sempre em preto ou tons escuros, com muitas sobreposições e amarrações que resultavam em formas amplas, longas, molengas e assimétricas.

    expo_04

    Os estilistas orientais, assim, materializavam sua vontade contra os estilistas ocidentais, entregues ao luxo opulento, e criaram uma espécie de miséria luxuosa. O luxo do lixo. Acima de tudo, os criadores vindos do Japão quebraram convenções e subverteram as regras no tabuleiro da moda.

    Talvez por não terem um passado histórico tão aristocrático, os japoneses conseguem enxergar e trabalhar muito mais livremente com a moda e com a própria roupa. Nunca antes uma passarela tinha abrigado calças de uma perna só, jaquetas com botões em locais inusitados e “visuais doentios”, como classificaram muitos opositores na época. Fato é que, através da união de conceitos múltiplos, do hi-low, do cruzamento entre oriente e ocidente, os japoneses mudaram para sempre o rumo da moda mundial.

    Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion
    15 de outubro de 2010 a 06 de fevereiro de 2011
    Barbican Art Gallery
    + barbican.org.uk

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW