FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ilha do Medo: figurinista teve que fazer a mesma roupa 44 vezes
    Ilha do Medo: figurinista teve que fazer a mesma roupa 44 vezes
    POR Camila Yahn

    “Ilha do Medo” (título original “Shutter Island”) se passa em 1954, no auge da Guerra Fria, e tem como ponto de partida uma visita investigativa do detetive americano Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) ao impenetrável (e fictício) Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, que fica numa localidade chamada Shutter Island. Na vida real, a ilha se situa a menos de 160km de Boston e abriga apenas a vida cotidiana, e o sanatório é um asilo abandonado em Massachusetts. Mas isso só na vida real.

    leo-dicaprio-mark-ruffalo-shutter-islandA dupla Teddy e Chuck (DiCaprio e Ruffalo): figurinos impecavelmente fiéis ao estilo anos 1950, com cós super amplo, casacos oversized, gravatas pequenas e um conjunto da obra tipo Dick Tracy © Divulgação

    A extrema habilidade do diretor Martin Scorsese em romper o limiar entre ficção e realidade é, mais uma vez, arrebatadora: com condições climáticas atuando como se fossem um personagem absolutamente cruel, figurantes doentios e ação de tirar o fôlego, “Ilha do Medo” proporciona 138 minutos de pura adrenalina na veia.

    Adaptado do livro homônimo de autoria de Dennis Lehane e assumidamente inspirado no clássico do cinema expressionista “O Gabinete do Doutor Caligari” (Martin Scorsese declarou que estava olhando para um pôster do filme quando aceitou dirigir “Ilha do Medo”), o longa-metragem pode parecer somente uma história noir interessante. Mas as reviravoltas no roteiro logo transportam a sala de projeção para dentro da telona – e, o mais impressionante nos dias de hoje, sem necessidade de recorrer ao 3-D.

    max-von-sydow-e-sir-ben-kingsley-shutter-islandA dupla de doutores interpretados pelos geniais Ben Kingsley e Max von Sydow: numa analogia esperta, eles seriam como o ‘médico’ e o ‘monstro’ © Divulgação

    No microcosmo de Shutter Island, personagens como Dr. Cawley (Ben Kingsley), Dolores (Michelle Williams) e o nefasto Dr. Naehring (Max von Sydow) cruzam o caminho da dupla de detetives numa trama que leva quatro dias para se desenrolar. “Não há muita esfera de ação para mudar gradualmente as roupas dos personagens”, explicou Sandy Powell, figurinista do filme e dona de três estatuetas do Oscar – a mais recente delas por “The Young Victoria” –, ao portal FFW através da assessoria de imprensa da Paramount Pictures.

    Como a maior parte dos personagens usa somente um ou dois figurinos, esses trajes passam por muita coisa. “Tive que fazer quarenta e quatro versões da roupa de Teddy [DiCaprio], porque ele fica encharcado e amarrotado em suas diversas aventuras: furacão, mar, penhascos, caverna. Digamos que ele passa por vários estágios de sujeira, o que fez com que o figurino fosse pensado de uma maneira não convencional”.

    Além das adaptações de Powell, o figurino exala anos 1950: os ternos possuem modelagem mais ampla, as calças são folgadas, com pregas e cós generoso, e os ombros são bem marcados por acolchoados internos. No caso de DiCaprio, as gravatas dão um show à parte: minúsculas, elas aparecem sempre em estampas caricatas e divertidas, talvez para quebrar um pouco o clima de terror que, sem dúvidas, vai fazer você pular da cadeira.

    leo-dicaprio-mark-ruffalo-shutter-island-2O figurino de Leonardo DiCaprio teve que ser reproduzido quarenta e quatro vezes pela equipe de Sandy Powell © Divulgação

    “Ilha do Medo” estreia nesta sexta-feira (12/03) nos principais cinemas brasileiros. Confira detalhes na Agenda FFW.

    + Site oficial do filme: shutterisland.com

    + Página do Facebook: facebook.com/ShutterIsland

    FICHA TÉCNICA

    Título original
    “Shutter Island”

    Título no Brasil
    “Ilha do Medo”

    Direção
    Martin Scorsese

    Produção
    Martin Scorsese
    Bradley J. Fischer
    Mike Medavoy
    Arnold W. Messer

    Roteiro
    Laeta Kalogridis
    Steven Knight
    Dennis Lehane

    Elenco principal
    Leonardo DiCaprio
    Ben Kingsley
    Mark Ruffalo
    Michelle Williams

    Trilha sonora
    Robbie Robertson

    Direção de fotografia
    Robert Richardson

    Edição
    Thelma Schoonmaker

    Estúdio
    Phoenix Pictures

    Distribuição
    Paramount Pictures

    Duração
    138 minutes

    País de origem
    Estados Unidos

    Idioma
    Inglês

    Quanto custou
    US$80 milhões

    Não deixe de ver
    Beyoncé recebe prêmio de inovadora no I Heart Radio Awards 2024
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier