FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Vivienne Westwood quer salvar o mundo através da moda
    Vivienne Westwood quer salvar o mundo através da moda
    POR Redação

    vivienne_abre©Reprodução

    Ela completou 70 este ano, mas diminuir o ritmo não está nos planos de Vivienne Westwood, que está na indústria da moda há mais de quatro décadas. Sua próxima empreitada é uma linha de acessórios, feitos com lixo reciclado do Quênia.

    A estilista se uniu à Agência das Nações Unidas e ao portal Yoox.com para empregar pessoas de Nairobi, no que ela chama de “nada de caridade, apenas trabalho”. A “Ethical Fashion Africa Collection” contém vários modelos de bolsas criadas com todo tipo de lixo, de chinelos a velhos tecidos de tendas feitos por pessoas carentes do Quênia, em um esquema de condições de trabalho justas.

    vivienne_bolsasModelos das bolsas feitas no Quênia ©Reprodução

    “O que eu faço, fazer bolsas, pode fazer a diferença. Esse projeto dá as pessoas controle sobre suas vidas – caridade não dá isso, ao contrário, as torna dependentes”, disse a estilista ao “Telegraph”. “Essas pessoas têm mais controle sobre suas vidas e por consequência podem escolher não explorar o meio ambiente, pois eles têm uma alternativa para fazer dinheiro”.

    O fotógrafo de moda Juergen Teller a acompanhou para documentar a viagem, o que resultou num conjunto impressionante de imagens que celebram Westwood e sua moda na comunidade africana.

    “Nosso projeto permite que algumas das pessoas mais pobres do mundo entrem na corrente de valores da moda como produtores, ao mesmo tempo que permite aos estilistas que querem produzir eticamente que conheçam seus colaboradores nas favelas de Nairobi”, disse Simone Cipriani, responsável pelo The International Trade Centre. “É um tanto incrível pensar que nós podemos ser capazes de salvar o mundo através da moda”, acrescentou Westwood.

    vivienne_tellerA viagem de Westwood devidamente documentada ©Juergen Teller

    DECLARAÇÕES

    Enquanto divulgava seu trabalho feito no Quênia, Vivienne Westwood deu declarações sobre diversos tópicos da moda, com toda a experiência que 40 anos na indústria lhe deram.

    Sobre a Duquesa de Cambridge, declarou: “Acho que ela tem um problema com a maquiagem dos olhos. A linha acentuada em torno de seus olhos faz ela parecer difícil”, e aconselhou  que “ela deveria usar suavizado ou não usar nada”. Sobre o estilo de Middleton, a estilista falou: “Deixe-me colocar dessa forma. Para mim parece a imagem de uma ‘mulher comum’. Portanto, compradora de comércio de rua. E eu só acho que ela deveria ser uma mulher extraordinária, onde quer que ela compre suas roupas”.

    vivienne_duchessKate teria um problema com lápis de olho? ©Reprodução

    Kate Moss, que recebeu toalhas de presente de casamento de Vivienne pois “todos nós mandamos toalhas, não?”, também foi assunto da estilista: “Ela usa muito vintage”, disse. Mas a festa de casamento da modelo, que durou dias, foi  “a melhor festa que eu já fui”, completou.

    A respeito de John Galliano, ex-estilista da Dior, e responsável pelo vestido de noiva de Kate, Vivienne elogiou: “Ele parecia muito bem. Não parecia mais exausto ou acabado”.

    Mas nem só de comentários alheios se vale a entrevista da estilista. Ela também falou sobre sua vida pessoal e tocou no assunto do seu ex-marido Malcolm McLaren, que morreu ano passado. “Posso falar isso porque ele morreu, mas eu tive uma experiência incrível quando estava com Malcom. Você poderia cortar a eletricidade entre nós com uma faca. Ele era lindo”.

    vivienne_malcolmMalcolm McLaren e Vivienne Westwood ©Reprodução

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”
    FFW