SPFW indica: “VIK”

24/04/2009

por | Cultura Pop, Gente

“Vik”, a maior retrospectiva já realizada do artista plástico e fotógrafo paulista Vik Muniz, chega ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), nessa sexta-feira, 24 de abril. Durante os dois meses em que permaneceu em cartaz no MAM-RJ, a exposição recebeu 48 mil visitantes que puderam conferir as cerca de 200 imagens que compõem as 131 obras da mostra.

Hoje com 47 anos, Vik começou a trabalhar com esculturas, e só adquiriu uma câmera fotográfica aos 27 anos. Foi quando a fotografia passou a ser uma constante no seu trabalho, servindo como registro de suas obras criadas a partir de objetos diversos – linhas, alimentos, sucatarias, arames, terra, lixo, diamantes, catchup, pasta de amendoim, geléia de morango, fumaça de avião, açúcar. Para o artista, a arte não reside nem no material usado, nem no tema: mas sim na relação entre essas duas coisas.

Paulista residente em Nova York, Vik Muniz não suporta pasta de amendoim, principalmente quando consumida nos tradicionais sanduíches americanos, combinada com geleia de morango. Por isso criou uma reprodução do clássico Monalisa, de Leonardo Da Vinci, usando os materiais:

afterwarhol_Double

Atualmente suas obras podem ser encontradas no acervo permanente de museus como o V&A e o Tate Modern, em Londres. Nessa exposição que desembarca em São Paulo encontram-se séries consagradas como “Pictures of Chocolate” (retratos criados através de chocolate derretido), “Pictures of Clouds” (2001), com retratos de nuvens feitas com fumaça de um avião e “Pictures of Garbage” (2009) – essa série, a mais recente do artista, foi feita em parceria com catadores de lixo que transforam sucata em obras de arte sob supervisão de Vik Muniz. Confira abaixo o making of da obra reproduzida a partir do quadro “Narciso”, de Caravaggio:

Confira mais imagens na galeria.

“VIK”
Museu de Arte de São Paulo – MASP
De 24 de abril a 12 de julho
Direção de montagem: Emílio Kalil
Programação visual: Jair de Souza
Vídeos – Fabio Ghivelder
Montagem: Arquiprom / Fernando Arouca
Tel.: (11) 3251 5644