FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    SPFW indica: “VIK”
    SPFW indica: “VIK”
    POR Redação

    “Vik”, a maior retrospectiva já realizada do artista plástico e fotógrafo paulista Vik Muniz, chega ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), nessa sexta-feira, 24 de abril. Durante os dois meses em que permaneceu em cartaz no MAM-RJ, a exposição recebeu 48 mil visitantes que puderam conferir as cerca de 200 imagens que compõem as 131 obras da mostra.

    Hoje com 47 anos, Vik começou a trabalhar com esculturas, e só adquiriu uma câmera fotográfica aos 27 anos. Foi quando a fotografia passou a ser uma constante no seu trabalho, servindo como registro de suas obras criadas a partir de objetos diversos – linhas, alimentos, sucatarias, arames, terra, lixo, diamantes, catchup, pasta de amendoim, geléia de morango, fumaça de avião, açúcar. Para o artista, a arte não reside nem no material usado, nem no tema: mas sim na relação entre essas duas coisas.

    Paulista residente em Nova York, Vik Muniz não suporta pasta de amendoim, principalmente quando consumida nos tradicionais sanduíches americanos, combinada com geleia de morango. Por isso criou uma reprodução do clássico Monalisa, de Leonardo Da Vinci, usando os materiais:

    afterwarhol_Double

    Atualmente suas obras podem ser encontradas no acervo permanente de museus como o V&A e o Tate Modern, em Londres. Nessa exposição que desembarca em São Paulo encontram-se séries consagradas como “Pictures of Chocolate” (retratos criados através de chocolate derretido), “Pictures of Clouds” (2001), com retratos de nuvens feitas com fumaça de um avião e “Pictures of Garbage” (2009) – essa série, a mais recente do artista, foi feita em parceria com catadores de lixo que transforam sucata em obras de arte sob supervisão de Vik Muniz. Confira abaixo o making of da obra reproduzida a partir do quadro “Narciso”, de Caravaggio:

    Confira mais imagens na galeria.

    “VIK”
    Museu de Arte de São Paulo – MASP
    De 24 de abril a 12 de julho
    Direção de montagem: Emílio Kalil
    Programação visual: Jair de Souza
    Vídeos – Fabio Ghivelder
    Montagem: Arquiprom / Fernando Arouca
    Tel.: (11) 3251 5644


    Não deixe de ver
    Madonna confirma show gratuito no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana
    Jennie, do Blackpink, na nova campanha da Chanel, o aumento dos lucros da Birkenstock, o primeiro perfume da Balmain e muito mais
    Georgina Rodriguez desfila com camisa de CR7 em Paris
    Emma Watson, Solange Knowles, Bruna Marquezine e mais: as celebridades na Milão Fashion Week
    Beyoncé assiste sobrinho desfilar na NYFW
    Taylor Swift, Miley Cyrus, Lana Del Rey, Doja Cat e mais looks do Grammy 2024
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Beyoncé posta novas fotos na Bahia
    Jennie, do Blackpink lança sua marca solo AO Odd Atelier
    Beyoncé usa look de 17 mil da Patbo para desembarcar em Salvador