FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Entrevista
    Entrevista
    POR Camila Yahn

    A blogueira Jane Aldridge ©Reprodução

    Quando Jane Aldridge começou o seu blog há cinco anos, essa jovem texana da remota cidade de Trophy Club tinha apenas 15 anos, e não pensava que o Sea of Shoes viraria um dos blogs de moda mais acessados do mundo. Filha de uma também blogueira, decoradora de interiores e apaixonada por moda, Judy Aldridge, do Atlantis Home, Jane começou o Sea of Shoes para ter alguém com quem falar sobre moda. “Eu adorava moda e nenhuma das minhas amigas gostava. Somos melhores amigas até hoje, (risos) mas eu precisava falar com alguém”, disse, em um encontro com o FFW. O seu blog tem sempre produções temáticas que ela faz especialmente para o canal. “Eu não quero mostrar às pessoas o que eu faço todos os dias porque até eu sei que não é interessante!”, diz entre risos.

    Jane não estuda e dedica-se completamente ao seu blog, que produz em conjunto com a sua mãe. Já foi fotografada para a revista “Teen Vogue”, desenhou uma linha de sapatos para a marca americana Urban Outfitters e hoje inclusive tem um outro blog, intitulado They don’t call them lovers in high school, Leeland, uma citação da série Twin Peaks, para armazenar a coleção de imagens inspiradoras que colecionou ao longo dos anos. Avessa a multidões, ela não frequenta os concorridos desfiles das semanas de moda internacionais, embora receba muitos convites de várias marcas.

    Judy e Jane Aldridge ©Reprodução

    Enquanto estava no Brasil, à convite da marca de sapatos Schutz, o FFW foi ao seu encontro. Tímida, mas muito simpática e educada, Jane nos recebeu no seu quarto no hotel Fasano, onde contou sobre sua profissão.

    Qual a melhor e a pior coisa da sua profissão?

    A pior coisa é passar muito tempo em frente ao computador, você se sente muito nerd às vezes. A melhor é a satisfação de quando, por exemplo, você faz uma grande viagem, e tira milhares de fotos e depois compartilha com amigos e com pessoas que você nem conhece que talvez tenham tido as mesmas experiências. Acho que isso traz uma satisfação muito grande.

    O que descobriu sobre você mesma desde que começou o seu blog?

    Eu tinha 15 anos e aprendi muito desde então. Eu acho que, honestamente, nunca pensei que seria uma coisa que duraria tanto. Quer dizer, quando você tem 15 anos, você começa muitas coisas que na semana seguinte já não te interessam. É um milagre o blog ainda existir! (risos) Eu descobri que adoro fotografia, adoro viajar, adoro conhecer pessoas e o blog abriu muitas oportunidades para mim que de outra maneira eu não teria. Penso nisso todos os dias. E fiz muitos amigos.

    Deu-me muita confiança que eu achava que não tinha, me sentia muito sozinha. Eu vivia em uma zona rural em que ninguém estava interessado em moda. E foi ótimo conseguir alcançar pessoas que se sentiam da mesma maneira que eu.

    Duas das produções Jane para o blog  ©Reprodução

    O que acha que fez com que o seu blog tivesse tanto sucesso?

    Se falar em termos de sucesso, eu acho que é porque eu comecei muito cedo. Agora é muito mais difícil de conseguir leitores por causa da quantidade de blogs que existem. Os leitores se espalham mais entre vários blogs. Quando eu comecei não tinham tantos. E houve uma grande onda de imprensa que fez várias matérias sobre “fashion bloggers” e eu apareci em uma dessas matérias, porque era uma das que tinha mais acessos. Cinco anos como blogueira não parece muita coisa, mas é. Todos os meus amigos blogueiros falam que eu sou uma blogueira vovó! (risos)

    Por que você tirou os comentários do seu blog?

    A certo ponto parecia muito supérfluo e muita gente postava muito spam. As pessoas deixavam links para os sites delas sem parar. Eu acho que o conteúdo do meu blog fala por ele mesmo e os comentários quase que eram uma distração. À medida que os blogs evoluem, a interação vai dar-se muito mais por meio de outras redes sociais, como o Twitter, o Facebook e o Instagram, que permitem interações mais ricas. Eu interajo muito mais nessas redes do que alguma vez o fiz nos comentários do meu blog.

    Qual a sua paixão?

    Eu diria que provavelmente é fotografia, música e comida. Eu tenho os meus projetos secretos que desenvolvo para mim mesma. Recentemente comecei a discotecar, que é uma coisa que descobri que adoro fazer. Sempre adorei música. E adoro viajar, faço muitas roadtrips. Adoro o movimento de cidades grandes, mas adoro visitar aquelas cidades pequenas meio perdidas que é onde se encontra muitas coisas legais e vintage, outra das minhas paixões.

    As fotos que você posta têm produções especiais?

    Acredite que se você me vir em uma foto com um tutu, eu não vou sair para jantar depois disso! Embora já tenha ido. Eu vivia em uma cidade muito menor e não me importava tanto em parecer ridícula e ir comer comida mexicana assim vestida assim. (risos) Muitas vezes eu uso as coisas só para a foto. Eu não quero mostrar às pessoas o que eu faço todos os dias porque até eu sei que não é interessante!

    Jane em uma produção inspirada em contos de fada ©Reprodução

    Qual a maior preocupação que tem em relação ao seu blog?

    Tem que perguntar à minha mãe, porque a gente faz o meu blog juntas. Ela tira as fotos e nós colaboramos muito. Eu acho que ela diria que eu me preocupo muito com a composição das fotos e a pós-produção. É por isso que passo tanto tempo no computador. Eu gosto que os posts tenham um tema. Acho que de vez em quando podemos fazer uma coisa mais diária, mas eu prefiro que seja temático.

    Qual a importância, para o mundo da moda, de mostrar às pessoas “looks do dia”?

    Acho importante para as pessoas verem a moda em um contexto real, mas acho que o que arrasta as pessoas até aos blogs é o voyeurismo. E as pessoas ficam viciadas em seguir a sua história de vida. Eu não tenho exatamente a certeza como isso cruza com moda porque eu sinto que o meu blog é super pessoal e não é sobre moda. Eu não me sinto como uma influenciadora fashion. É muito interessante para uma marca mostrar como as pessoas reais estão usando a sua roupa. Antes [dos blogs] era tudo muito abstrato e desconectado. E é muito importante para elas mostrarem aos seus consumidores como as suas roupas se comportam em um contexto real.

    O que faz quando não está trabalhando no seu blog?

    Eu não vou à escola, parei para me dedicar ao meu blog  full-time. Vou a Austin muitas vezes, brinco com os cachorros da minha mãe, viajo…

    Jane e sua mãe Judy na “Vogue” americana de agosto de 2009 e Jane na “Vogue” coreana em março de 2009 ©Reprodução

    Onde se vê daqui a 20 anos?

    Espero que ainda possa estar fazendo uma coisa em que eu seja a minha própria chefe e que seja criativo. O que eu gosto do que faço agora é da liberdade que tenho, mas a certo ponto acho que seria interessante trabalhar em um contexto mais profissional e menos livre. Espero que em 20 anos eu consiga ter os meus filhos. Valorizo muito o relacionamento que tenho com a minha irmã e com a minha família e espero que consiga ter uma relação parecida com a família que eu construir.

    Por que não vai a desfiles de moda?

    Eu não vou. Pensei nisso outro dia, se eu cobrisse desfiles no meu blog, seria uma grande ruptura do que eu normalmente faço. Não é para ser high fashion, é mais um diário de viagem ou um diário pessoal, e de qualquer sessão de fotos que a minha mãe e eu decidimos fazer naquele dia. E eu acho que o aspecto pessoal dele é o que eu gostaria de manter. Se eu cobrir um desfile de uma marca de moda, não vai ser o meu blog. Tipo eu amo tudo o que o Ralph Lauren faz e sigo sua carreira obcecadamente. Então se eu decidisse postar fotos do desfile do Ralph Lauren, isso sim seria eu. Mas se alguém me convidasse para eu fotografar o desfile e postar, acho que não faria muito sentido para o meu blog.

    Mas você ganha convites?

    Sim, ganho muitos convites, mas nunca vou. E não gosto de lugares com muita gente!

    Muitas vezes as pessoas olham para meninas como você e criam um estereótipo por ter parado de estudar e só se dedicar ao blog. Como ouve essas críticas?

    Já me disseram isso, mas acho que na vida as pessoas precisam ter uma mente aberta. Esta foi uma oportunidade que apareceu e que eu agarrei. E não me arrependo disso. Sou muito feliz e acho que o que estou fazendo tem muito potencial para evoluir e isso é o que me deixa mais animada para continuar.

    Jane no Rio de Janeiro ©seaofshoes instagram/Reprodução

    O que está achando do Brasil?

    Nunca tinha estado no Brasil, e estou amando. São Paulo é uma cidade super animada e muito romântica, parece Paris em algumas coisas. Depois vamos ao Rio e é ai que vou começar a explorar um pouco mais. Nunca fui à praia antes, então estou muito animada para ir!

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”