FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Saskia é a escolha de Carine Roitfeld em sua última “Vogue”
    Saskia é a escolha de Carine Roitfeld em sua última “Vogue”
    POR Redação

    saskia_abreNew face de 29 anos, Saskia de Brauw © Reprodução

    Saskia de Brauw é um caso intrigante. É uma ‘new face’, mas tem quase 30 anos; já trabalhou como modelo, aos 16 anos, mas desistiu para focar na escola e estudar Arte. E foi escolhida por Carine Roitfeld para sua última _e histórica_ capa da “Vogue” francesa, de março de 2011.

    Saskia contou, em uma entrevista para a revista “W”, que não pretendia voltar a ser modelo, mas um amigo maquiador a incentivou a tentar de novo. “Eu trabalhava em uma padaria, ensinava arte na escola para crianças muito novas, e ocasionalmente ganhava com meus projetos de arte, mas na maioria das vezes, isso não pagava as contas. Então quando ele propôs que eu tentasse de novo, eu pensei ‘Por que não?’ Tornou-se muito maior do que eu esperava”.

    Na temporada passada, Saskia desfilou para Reed Krakoff (onde fez seu 2º debut nas passarelas), Balenciaga, Matthew Williamson e Givenchy. Pode-se dizer que foi aí que sua carreira engrenou de vez, já que Ricardo Tisci, diretor criativo da Givenchy, tornou-se fã da holandesa. Os dois se conheceram nos castings para os desfiles, e Tisci perguntou se Saskia era dançarina ou atriz. “’Não, sou uma artista visual’, e ele disse ‘Ah, posso ver isso’. Ele sente algo a mais nas modelos, outra história por trás, além do rosto”, contou a modelo.

    saskia-givenchyA modelo na passarela da Givenhcy, verão 2011, e na campanha da marca, fotografada por Mert & Marcus © Reprodução

    Depois de desfilar para a Givenchy, Saskia ainda estrelou a campanha da marca do verão 2011, fez o lookbook do pre-fall, o desfile masculino da Givenchy e foi apresentada por Tisci a Carine Roitfeld, que a escolheu para sua última capa. “Amo correr riscos. Agora eu encontrei uma garota nova chamada Saskia. Ela tem cabelos curtos, ninguém a conhece e ela será minha última capa”, contou Roitfeld ao Style.

    Em comentário ao The Cut, Saskia contou que a capa seria inspirada em um filme, mas na época, não contou qual era. O filme, no caso, é “Emmanuelle”, de 1969, com a atriz Sylvia Kristel, também holandesa, o clássico soft-pornô que esteve presente na adolescência de muita gente. A capa, e um dos editoriais ,que Saskia divide com a new-face de 16 anos _e também holandesa_ Daphne Groneveld, chamado “Coeur à Corps Perdu” (referência à musica “Emmanuelle” de Pierre Bachelet) foram fotografados pela dupla Mert Alas & Marcus Piggot.

    saskia_vogue-parisPreview da capa e ensaio _inspirado no filme “Emmanuelle”_ da “Vogue” Paris de março de 2011 © Reprodução

    “Nunca tinha trabalhado com ‘alta moda’, nunca experimentei isso quando fui modelo antes. Gosto de poder trabalhar com pessoas tão talentosas, é como um presente. Eu acho que tudo acontece na hora certa e essa é a minha hora”, disse à “W”.

    Foi assim com Lara Stone, que estava prestes a largar a carreira quando Ricardo Tisci a apresentou à Carine. Ela estampou mais de 8 capas da Vogue francesa, inclusive a edição de 90 anos da publicação, e hoje ocupa a primeira posição no ranking do Models.com.

    Lara, aliás, é uma das modelos cuja carreira Saskia admira, especialmente pelo fato da conterrânea (Lara também é holandesa) ter trabalhado muito, feito trabalhos ruins, e no momento que decidiu parar, sua carreira decolou. “Quando você tem que fazer os piores trabalhos antes, você aprecia todos os bons trabalhos que faz. Há muitas garotas que imediatamente tem uma carreira de top model, e há muitas modelos que estão fazendo coisas que não são tão legais quanto fazer grandes campanhas e revistas bonitas”.

    saskia_fotosFotos feitas por Saskia, disponíveis em seu blog pessoal S. de Brauw © Reprodução

    Mesmo com todos esses trabalhos, Saskia não abandonou sua veia artística, e mantém um blog com fotos em preto e branco onde registra momentos de sua vida. “Para mim, quando estou viajando, não posso focar de verdade em um grande projeto, então eu gosto de colecionar memórias, memórias visuais. Eu acabei de comprar uma câmera para levar para a próxima temporada, uma Fuji 465, que é uma câmera analógica. Prefiro analógica à digital”.

    “No camarim estou principalmente interessada nas modelos… no momento em que elas não estão em uma performance, no momento anterior a isso. Não estou interessada em modelos posando; várias garotas esperando por alguma coisa (no camarim), esses são os momentos que eu quero capturar”.

    Na temporada atual, que começou em Nova York, Saskia apareceu em 10 desfiles; abriu Narciso Rodriguez e G-Star. Além disso, corre um boato nos fóruns de moda de que estará na capa da edição de março da Vogue Italia, vestindo Dolce & Gabbana. A modelo, aliás, citou que esteve fotografando para a Vogue Italia, com Steven Meisel. You go, girl!

    Não deixe de ver
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    Valentino e Kering com queda nas vendas, a nova CEO da Ganni, a collab entre a Melissa e a Undercover e muito mais
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    FFW