FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Christian Louboutin
    Christian Louboutin
    POR Camila Yahn

    O sapateiro Christian Louboutin em seu acervo de sapatos ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    O designer de sapatos Christian Louboutin é um colecionador. Além de calçados e casas – que agora são cinco (Paris, Portugal, Egito, Los Angeles e uma casa de campo na França) – o francês coleciona móveis, artesanato e peças de época de todas as partes do mundo. Tudo é mantido em um armazém em Paris, que ele visita regularmente e para onde corre quando precisa decorar (ou redecorar) alguma das suas casas. As peças são todas oriundas das viagens que faz pelo mundo e das compras que faz, quase todas por impulso. “Prefiro comprar as coisas e decidir onde vou coloca-las mais tarde do que me arrepender de não ter comprado”, diz ao “The Wall Street Journal”.

    Sala da casa de campo e banheiro do apartamento de Louboutin em Paris. Na sala, o espelho Luis 15 e a mesa com topo de mármore foram comprados em leilão ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    O quarto do seu apartamento em Paris ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    A cozinha da sua casa em Paris ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    Em sua casa de campo, o Château de Champgillon na região de Vendée, no centro-oeste francês, que o sapateiro possui junto com o seu parceiro de negócios e amigo de longa data Bruno Chambelland, Louboutin construiu um arquivo das suas criações. Uma espécie de celeiro em madeira de carvalho que abriga oito mil das suas solas vermelhas (há espaço para 14 mil), reflexo dos seus 20 anos de trabalho.

    Segundo o “The Wall Street Journal”, o sapateiro conta a história de que um conhecido seu que adora moda o visitou e pediu para ver o seu espólio. Louboutin levou-o até o porão e abriu uma de suas caixas de sapato. “A primeira caixa que abri era um sapato com bordados chineses, costurado com pêlo de mink. O sapato estava completamente estragado e o meu amigo gritou muito comigo: ‘Você tem que ser responsável! Todo esse trabalho é lindo, e sim, ele é seu, mas é também parte da história da moda’”. Entre os seus planos para o seu “pequeno” museu, estão contratar um curador e disponibilizar a sua obra para visitas de estudantes e pesquisadores.

    Acervo de Christian Louboutin em sua casa de campo na França decorado com focos de luzes compradas em mercados de pulgas no Cairo e em Paris. As colunas sírias foram adquiridas em leilão; há dois totens astecas da Cidade do México e colunas indianas compradas em uma loja de antiguidades de Paris. As prateleiras são decoradas com flores do seu jardim, prensadas por um artista local. As paredes são forradas com fotos, incluindo um ensaio de David Lynch, com criações fetiche do sapateiro ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    Entrada do acervo de Louboutin ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    As ideias de Louboutin surgem de repente. A inspiração para o seu sapato “decote de dedo” – décolleté –, por exemplo, veio de uma foto antiga do ator John Travolta dançando com a princesa Diana na Casa Branca. “Ela estava usando um sapato britânico que mostrava metade dos dedos do pé. Era cafona, mas era bom de alguma forma. Tinha uma malandragem que aparecia inconscientemente”, disse em entrevista à “Vogue” britânica.

    Foto histórica de John Travolta dançando com a Princesa Diana em uma festa na Casa Branca ©Reprodução

    Uma das suas fontes de ideias e inspirações é o seu jardim, resultado da sua experiência autodidata enquanto paisagista. “O jardim me permite ver misturas de cores, sobreposições de materiais mate e brilhantes, é muito instrutivo. Ainda hoje, se fechar os olhos, não vejo seda combinando com veludo, vejo amores-perfeitos, de um roxo forte, com branco em volta, no meio de outras plantas com estruturas diferentes, e essa combinação me fornece as minhas cores”, diz no livro publicado pela Rizzoli que comemora seus 20 anos de carreira.

    “Quando compramos a casa há 25 anos, não tinha nada. O Bruno e eu decidimos fazer um corredor central e descobrimos uma fonte embaixo de uma pilha de mato”, diz Louboutin ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    As cores das glicínias do seu jardim ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    Vista do jardim com peônias florescendo à sombra de uma macieira ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    O sofá, a cadeira e a mesa são de 1910 e foram encontrados no Cairo ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    A casa de campo de Louboutin vista da entrada dos jardins e o hall de entrada ©Alexandre Bailhache/Reprodução

    Não deixe de ver
    Kanye West não é o responsável pelas roupas de Bianca Censori
    Morre, aos 84 anos, o designer italiano Gaetano Pesce
    Felix, do Stray Kids: quem é o artista mais fashionista do KPOP atual
    Lisa e Marina Ruy Barbosa marcam presença em evento da Bulgari
    Estilo não tem idade: conheça os velhinhos mais estilosos do mundo
    Bruna Marquezine brilha no desfile da Saint Laurent
    NADIA LEE COHEN: conheça a artista queridinha de Beyoncé e Kim Kardashian
    O caso Chiara Ferragni e por que o mercado de influenciadores exige novas regras
    Quem é Gabb? Conversamos com o criador que é o novo hit do fashion Tiktok
    Cristóbal Balenciaga: de A a Z, conheça a história do “arquiteto da moda”